5 maneiras de conseguir experiência profissional antes mesmo do primeiro emprego

Vagas para iniciantes que pedem experiência profissional? É possível desenvolver a prática antes mesmo de sair da Faculdade. Veja dicas!

Autor: Redação Impacta

Uma das maiores reclamações de quem está começando a carreira é que algumas empresas exigem experiência profissional para cargos iniciantes ou até mesmo para vagas de estágio

Afinal, como ter experiência sem ter a primeira oportunidade? 

Esse paradoxo pode ser um fator de desmotivação em uma etapa tão importante na vida profissional, mas é possível entender melhor e se preparar para enfrentar essa possível barreira. Vamos te ajudar, confira!

Experiência profissional para buscar o primeiro emprego?

A verdade é que recrutadores não devem exigir anos de experiência ou registros na carteira de trabalho para cargos iniciantes ou em programas de estágio. 

Porém, também é verdade que, em um mercado de trabalho altamente concorrido, vão se destacar os candidatos que tiverem capacidades profissionais, conhecimentos e experiências práticas melhores desenvolvidas.

Acontece que a “experiência” solicitada nessas vagas pode ser justamente aquela que o estudante é capaz de desenvolver antes mesmo de começar a experiência profissional. 

Mas como? Vamos conferir algumas dicas para isso!

5 dicas para ter experiência profissional antes do primeiro emprego

1 – Participe de projetos na Faculdade

A Faculdade será parte fundamental para ajudar o estudante a construir experiências práticas e colocá-lo em contato com o mercado de trabalho.

Por isso, para quem quer começar a carreira com mais oportunidades, é cada vez mais importante acertar na escolha por uma instituição que valorize o ensino atualizado e alinhado aos problemas e demandas reais da área.

Durante o curso, a dica para o estudante é aproveitar ao máximo as possibilidades de enriquecer o currículo com essas experiências práticas. 

Há ainda áreas em que participar de projetos de iniciação científica e grupos de pesquisa podem ser experiências muito valiosas para a carreira.

👉Como fazem os alunos Impacta:

Na Faculdade Impacta os alunos de graduação participam de projetos práticos desde o 1º semestre, entregando um Projeto Empresa para a conclusão do curso. 

Há ainda incentivo a participação de eventos, hackathons, projetos e visitas à empresas da área.

2 – Faça trabalhos temporários ou freelas 

Outra forma de construir experiência profissional antes de começar a carreira é: trabalhando!

Mesmo sem estar formado é possível participar de pequenos projetos e trabalhos como freelancer já na área em que se estuda. 

A dica aqui é procurar por oportunidades menores – e aos poucos – para ir conhecendo na prática o seu mercado. Algumas plataformas e sites ajudam a encontrar e escolher as opções de “freela”!

Além disso, buscar trabalhos temporários em empresas e setores que pretende atuar pode ser uma ótima opção para desenvolver a experiência profissional.

Mesmo que fora da área que estuda, esse tipo de trabalho pode ajudar o estudante a conhecer a cultura da empresa e, principalmente, a construir soft skills importantes como: comunicação e trabalho em equipe.

3 – Valorize o networking acadêmico

Seguindo a dica anterior, o estudante já dará um passo importante para essa segunda. Isso porque ao participar de projetos da faculdade, ele já estará construindo relações com professores, mentores e colegas.

Esses contatos profissionais podem ser fundamentais ao longo da carreira, em especial ao dar os primeiros passos.

Por meio desses relacionamentos é possível ser convidado para participar de eventos e até mesmo de pequenas atividades profissionais da área.

👉Como fazem os alunos Impacta:

Com professores que atuam em grandes empresas em suas áreas, os estudantes da Faculdade Impacta podem trocar muita experiência sobre o mercado de trabalho.

Além disso, há eventos e processos seletivos exclusivos com empresas parceiras, como na Feira de Carreiras, que acontece todos os anos e une os alunos aos recrutadores.

4 – Seja um voluntário 

Muitas das grandes empresas e startups valorizam o trabalho voluntário em seus processos de seleção. 

Isso porque, muito além da experiência profissional, o participante está também desenvolvendo um crescimento pessoal e consciência social, treinando habilidades muito importantes atualmente, como a empatia.

Por isso, a dica aqui é não pensar apenas no ganho imediato para a carreira, mas também como uma oportunidade de realização pessoal, que pode proporcionar desde o autoconhecimento até o contato com diferentes realidades, culturas e experiências.

5 – Inicie com um estágio 

É claro que o estágio não poderia ficar de fora da nossa lista de como conseguir experiência profissional na faculdade. 

Afinal, esse é o melhor jeito de conhecer na prática a área em que está se especializando e é, muitas vezes, a porta de entrada para o funcionário que vai construir carreira em uma empresa.

A dica aqui é buscar por oportunidades nas empresas que mais deseja, porém analisando também as possibilidades que a vaga vai oferecer para desenvolver o seu aprendizado na prática.

Em um estágio assim o profissional acompanha a rotina do ambiente de trabalho, faz contatos importantes e trabalha habilidades e competências novas.

Valorizar os programas que vão ajudar no crescimento profissional e não apenas usar o estudante como mão de obra barata pode não ser uma tarefa das mais simples, mas também não é impossível.

👉Como fazem os alunos Impacta:

Participando de processos e programas de recrutamento exclusivos e diretamente na Faculdade Impacta, os estudantes podem conhecer de perto e se candidatarem para as melhores oportunidades.

Além disso, os alunos que participam do programa Impactando Vidas, que oferece Bolsas de Estudos, ainda têm estágio remunerado garantido em grandes empresas parceiras do setor de tecnologia.

Conclusão

Como vimos, mesmo antes do primeiro emprego é possível desenvolver algumas experiências práticas que, com certeza, farão a diferença no currículo. 

Porém, para isso é fundamental contar com o apoio de uma Faculdade que valorize o conhecimento prático e as demandas do mercado de trabalho atual. 

O importante é não desanimar e buscar maneiras de se destacar, não é mesmo? O que achou das dicas, tem mais alguma para compartilhar? Deixe seu comentário!

2 Comentários

  1. PAULO disse:

    EXCELENTE, ESCLARECEU TUDO.
    TROUXE LUZ, ESTE POST ESTA BEM COMPLETO E OBJETIVO, PARABÉNS E MUITO OBRIGADO.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!