faceboook

Desmistificando os Hackathons – Entenda como funciona

Você sabe o que é Hackathon? Augusto Bodança, que já participou de mais de 30 eventos mostra que esse tipo de maratona de inovação aberta não é (...)

Autor: Jéssica Lima

Autor: Augusto Bondança, estudante de Sistemas de Informação na Faculdade Impacta Tecnologia. Vencedor do 2.º Hackathon Campinas; do AngelHack, maior maratona de hackathons do mundo; semifinalista do Itaú Insights, hackathon promovido pelo Banco Itaú; e 3.º lugar no Hackathon Mit Insights, criado pela ABRAMIT. O texto foi originalmente publicado na plataforma Medium. A reprodução no blog da Impacta foi autorizada pelo aluno.
 

Sou o Augusto Bondança, desenvolvedor e ativo em comunidades tecnológicas. Tenho 20 anos de idade e trabalho hoje com desenvolvimento Front-end. Recentemente tive uma oportunidade na comunidade Nerdzão e fiz um talk sobre desenvolvimento web para iniciantes. Bato ponto na maioria dos Hackathons que rola e de vez em quando vou como mentor.

O objetivo desta e de outras publicações que vou fazer é passar para você um pouco das experiências que vivi nos mais diferentes Hackathons e, além disso, mostrar que esse tipo de evento de inovação aberta não é um bicho de sete cabeças como muitos dizem.

O que me motivou a escrever esse artigo no Medium, sobre o tema Hackathon, foi observar meu passado como participante novato. Procurei informações sobre a competição, porém, sem muito resultado.

Anos se passaram e vejo que nenhum progresso ocorreu. Assim criei coragem para expor meu ponto de vista e encorajar novos desenvolvedores, designers, empreendedores ou simples curiosos a se aventurarem nas 33 horas que o formato do evento apresenta, como também estimular o diálogo entre os “hackathonzeiros” (termo dado aos ratos de hackathon).

– O que é um Hackathon?

– O que acontece em um Hackathon?
– Como participo de um Hackathon?
– Não sei programar, ou não sei programar direito, posso participar?
– Não sou desenvolvedor, e agora?

Essas perguntas passam pela cabeça de todos que estão começando, e eu tentarei responder todas.

Meu primeiro contato com o Hackathon

Quando estava no primeiro semestre da faculdade de Sistemas de Informação, ouvi alguns professores comentando sobre o termo hackathon. Não sabia o que era, confesso que quando comecei a pesquisar, imaginei que o evento seria igual ao que Mark Zuckerberg promove durante o filme “A Rede Social”. Realmente eu só consegui saber o que rolava nestes eventos depois de ter participado de um.

O termo Hackathon é a junção de duas palavras em inglês: Hack (programar bem) e marathon (maratona), que juntas representam maratona de programação. Seu tempo de duração é questionado, mas no geral dura 32 horas e ocorre, em sua maioria, aos sábados e domingos, sem interrupções.

Nesse intervalo de tempo os participantes devem pensar em uma solução que atrele tecnologia, como aplicativos, softwares ou hardwares, aos critérios estabelecidos pelos organizadores do evento. Assim, se o problema for reduzir o desmatamento na Amazônia, você não pode fugir do tema e apresentar um simples Power Point.

Como me inscrevi no meu primeiro hackathon?

Depois de pensar e pesquisar umas 3 mil vezes, decidi me inscrever e foi então que eu li na ficha de inscrição uma pergunta e travei:

– Qual a sua skill? Designer, Business ou Desenvolvedor?

Eu, no meu segundo semestre em uma faculdade que ainda não me dava uma base técnica boa, mal tinha aprendido C++. Então me despertou a seguinte pergunta: como eu ia para uma maratona de programação sem saber programar?

Foi então que lembrei que havia trabalhado como vendedor em uma loja de surf por quase dois anos e uma coisa que sabia muito bem fazer era vender. Escolhi como skill a área de Business e segui em frente com aquele frio na barriga.

Como formei meu time?

Alguns dias antes do evento, recebi um e-mail que mudaria minha vida. Me informava que havia sido selecionado para participar e que a próxima etapa era formar uma equipe, não imaginei que isso seria um desafio. Um dos principais problemas que vejo hoje nesses eventos é que algumas organizações não dão apoio no fechamento dos times durante o pré-evento, logo, alguns participantes se sentem perdidos e acabam desistindo.

No meu caso, eu dei uma enorme sorte porque no e-mail havia um link para grupo no Whatsapp onde mais de 100 pessoas já estavam, igual em uma feira, procurando pessoas para completar seus times.

O evento

Acho que uma das melhores partes de um hackathon são as comidas. Geralmente eles providenciam um belo café da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e por último a pizza da madrugada com o energético. O ambiente de trabalho é bem descontraído junto com pessoas incríveis que já possuem experiência no mercado e rola muita música pra dar aquela motivada na galera.

A primeira etapa é fundamental para o time, que é fazer um brainstorming. Essa técnica consiste em estimular nosso cérebro a pensar em soluções reais e irreais sobre o problema. Calma, se o seu grupo tiver dificuldades em desenvolver algo por não estar tão familiarizado com o tema, uma dica de amigo é chamar os mentores. Essa figura é importante, pois dá um direcionamento no estímulo e na criatividade dos participantes, valida a ideia com o time, para que ela não saia muito do contexto e também ajuda com dúvidas técnicas.

Ou seja, somente não participa de um hackathon quem realmente não quer sair da sua área de conforto, pois pessoas preparadas estarão prontas para ajudar seu time a chegar ao fim do evento e entregar sua solução.

Deadline

Quando você vê o dia amanhecendo, consegue perceber que pilhas de energéticos estão sobre as mesas, pessoas que não conseguiram segurar o sono estão dentro de barracas ou estiradas em algum canto, aquele bug do milênio não some da tela e somente uma coisa importa, entregar a solução de qualquer forma e fazer valer a pena todo aquele esforço do grupo.

Premiação

Após o pitch que geralmente dura de 2 a 5 minutos, bate aquele alívio e você vê que todos começam a respirar até mais leve.

Indiferente do 1.º, 2.º ou 3.º lugar, todos que participam são vencedores, pois se pararmos para pensar em tudo que pudemos vivenciar durante 24 horas, faculdade nenhuma, curso nenhum ou aula nenhuma, te proporcionariam ao mesmo tempo: network com pessoas de lugares diferentes, absorção de conhecimento diretamente de pessoas com experiência na área, empreendedorismo e muitos outros benefícios que podem ser levados para casa.

E como eu costumo dizer para qualquer pessoa: hackathon é um curso compactado de 24 horas sobre tudo.

Agradecimentos

É um pouco difícil abordar esse tema, pois cada um pensa de uma forma, cada um enxerga este evento de uma maneira diferente.

Eu vejo que o hackathon me deu a oportunidade de desenvolvimento rápido. Espero de verdade que minhas palavras possam lhe estimular a trocar um final de semana para se desafiar. Não ligue para aqueles que falam simplesmente “perder” um final de semana, pois os ganhos são imensuráveis. Mova-se e busque desafios, evolua, pois se você não fizer isso por você, quem vai fazer?

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!