faceboook

Formação Analista de Dados em 2023: por que investir na profissão ainda esse ano?

O Analista de Dados é um dos Cargos que mais Crescem no Mercado. Mas o que é Preciso Aprender para ser esse Profissional? Confira no artigo!

Autor: Redação Impacta

Em tempos de “empresas Data Driven”  e “Profissionais Orientados por Dados“, um dos cargos mais procurados no mercado, sem dúvidas, é o do Analista de Dados.

Temos que levar em conta que, ultimamente estão acontecendo muitas demissões em todas as partes do mundo, de empresas de tecnologia de grande a baixa escala.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Contudo, o analista de dados continua sendo muito importante para as empresas, visto que é responsável por realizar a coleta, compilar e interpretar as informações disponíveis para obter insights que possam direcionar a tomada de decisões em um negócio.

Podendo estar focado em determinada área ou departamento da empresa, o profissional terá o objetivo de monitorar processos e detectar possíveis alterações ou situações que demandam ações.

Além de que, uma função para a qual é possível fazer a transição para ter uma vantagem neste momento tumultuado,  é a função Engenharia Analítica.

Acompanhe a leitura do artigo a seguir e saiba como entrar na área dados e aproveitar a formação para expandir as possibilidades no mercado!

O que faz um Engenheiro Analítico?

  • Construir conjuntos de dados atualizados para que os outros setores da empresa possam usá-los para responder suas dúvidas.
  • Aplicar as melhores práticas de engenharia de software em seus modelos de dados, como controle de versão e CI/CD.
  • Atuar como facilitadores entre as equipes de negócios e técnicas e traduzir as necessidades estratégicas de negócios em modelos de dados e visualizações de dados.

O que faz um Analista de Dados?

O Analista de Dados é o responsável pela segurança dos dados de uma organização, para que as partes interessadas possam entendê-los e usá-los para tomar decisões estratégicas de negócios.

É uma função técnica mas que requer uma visão de negócio para ajudar os tomadores de decisão a compreenderem os resultados das análises. Algumas características e habilidades se destacam:

  • Raciocínio lógico e interpretação:
    O analista de dados precisa ter capacidade analítica apurada, o que depende do pensamento lógico. Conhecer essas bases e ter a chamada alfabetização em dados para saber interpretá-los corretamente é essencial.
  • Conhecimento em linguagens de programação:
    esses profissionais precisam conhecer ao menos um básico de lógica e linguagens de programação, o que pode variar de acordo com a área ou tecnologia utilizada nas empresas.
  • Banco de dados:
    dominar ao menos um tipo de banco de dados é um conhecimento essencial para o analista de dados. No mercado, o SQL (Structured Query Language)

Veja como começar sua Trilha:

Excel: do básico ao avançado

O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de trabalho e na área de Análise de Dados também.

Conhecendo os recursos básicos e avançados, as planilhas são grande aliadas no trabalho desse profissional, sendo capaz de organizar os dados com controle e agilidade.

Para isso, é indicado fazer um Curso de Excel 1 e Curso de Excel 2, garantindo assim a capacidade de importação de dados, funções, criação de macros e formulários personalizados.

Lógica de Programação

Com um Curso de Introdução à Lógica de Programação, o profissional vai desenvolver o raciocínio lógico, habilidade fundamental para a área.

E ainda conhece os princípios básicos de desenvolvimento como algoritmos, sistemas de numeração, variáveis, que vão permitir a sua compreensão de linguagens de programação importantes para a área, como Python.

Banco de Dados SQL

Como falamos acima, saber trabalhar com banco de dados é fundamental para se tornar um Analista de Dados.

Há diversos tipos, mas nesse mercado, sem dúvidas que quem se destaca entra opções relacionais é a linguagem SQL.

Por isso, conhecer os recursos com objetos, cláusulas, tipos de relacionamento, integridade e consistência de dados pode ser um diferencial no currículo.  

Power BI

Se tem uma ferramenta que cresce conforme a expansão da análise de dados no mercado é o Power BI!

Conhecer o programa da Microsoft é ideal a todos que pretendem atuar com Business Intelligence (BI), dominando ferramentas de ETL (Power Query Editor), modelagem de dados (Power Pivot) e a criação de relatórios.

Com um treinamento em Power BI, o aluno técnicas e práticas para gerar e manipular rapidamente relatórios avançados e interligados, com rapidez e liberdade.

Sem falar que ter um certificado na ferramenta com certeza vai chamar a atenção de recrutadores!

Está esperando o que para se tornar um Analista de Dados em 2023?

Venha conversar com os Consultores Educacionais da Impacta que eles vão te apresentar tudo para você já começar a estudar: FALE AGORA NO WHATSAPP

1 Comentário

  1. Erica Ferreira Fernandes disse:

    Gostaria de informações Formação analista de dados

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!