Primeiro emprego: como começar bem na carreira?

Vai começar ou procura o primeiro emprego? Veja as dicas que separamos para te ajudar a começar bem a sua carreira!

Autor: Redação Impacta

Parabéns pelo seu primeiro emprego! Esse é o momento de arquitetar a estrada que você seguirá profissionalmente.
Causar uma boa impressão desde o início é importante para a criação de uma carreira saudável e bem-sucedida. Aproveite a juventude e a energia dessa fase para se destacar, afinal você nunca terá tanta disposição e liberdade quanto agora.
Dúvidas sobre o que fazer e como se comportar em um ambiente de trabalho são normais. Existem muitas formas de tirar o melhor dessa experiência tão importante.
Lembre-se de que as decisões que fizer hoje podem repercutir por muitos anos. Preste atenção nas dicas a seguir e inicie esse percurso com o pé direito.

Trace metas e objetivos

Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Agora é a hora de desenvolver o seu planejamento de carreira e sucesso profissional.
Reflita sobre o seu objetivo futuro. Você pretende alcançar um cargo de gerência ou abrir uma empresa própria? Existem infinitas opções. As medidas de sucesso são diferentes para cada um e devem ser estabelecidas individualmente, sem pressão externa.
Com o resultado em mente, crie metas de curto, médio e longo prazo. Pense em que posição você gostaria de estar no período de um ano. Talvez ganhando uma promoção e um aumento? E em cinco ou dez anos?

Escreva as respostas em um papel ou em um aplicativo. Existem milhares de plataformas que podem ser utilizadas para isso — desde arquivos de texto a planilhas no Excel. Pesquise e descubra o que funciona para você. Não tenha medo, essas metas podem ser modificadas a qualquer momento. É aconselhável que você revisite os seus objetivos de tempos em tempos e os atualize sempre que julgar necessário.

Primeiro emprego: saiba como começar bem

Aprenda muito

Aja como uma esponja de conhecimento. Descubra o que fazem os outros funcionários, como funcionam os sistemas da empresa, as técnicas organizacionais empregadas e mantenha sempre uma postura de aluno interessado.
O primeiro emprego é apenas a porta de entrada para algo muito maior. A construção do seu futuro profissional será muito mais eficiente com uma boa base de instrução e aprendizado. Aproveite todas as oportunidades para aprender e desenvolver suas habilidades profissionais.

Seja simpático e proativo

Muitas vezes acabamos por reproduzir comportamentos que nos foram ensinados e não são mais apropriados. Em um ambiente de trabalho, é necessário deixar para trás a atitude passiva de apenas sentar e escutar.
Seja proativo, auxilie os seus colegas no que puder e mantenha a simpatia sempre. Em uma reunião, fale sempre que tiver alguma contribuição a fazer sobre o tópico. O escritório deve ser um local de ação e auxílio mútuo.

Invista em qualificação

Em muitos mercados de trabalho, principalmente em tecnologia, existe um déficit de profissionais especializados em determinado assunto ou segmento. Empresas tendem a oferecer salários diferenciados para atrair esses especialistas. Faça uma pesquisa e determine quais são as oportunidades na sua área. Essa pode ser uma opção muito rentável para investir em você por meio de um estudo contínuo.

Seja responsável

Em um ambiente escolar somos completamente responsáveis por nossas notas, mas no emprego a dinâmica muitas vezes é outra. Caso você perca um prazo ou deixe de fazer uma tarefa, essa pendência pode atrapalhar os seus colegas e o rendimento da equipe como um todo.
Portanto, tenha comprometimento com a sua função. Se perceber que o prazo é muito curto e não vai conseguir mantê-lo, avise seus colegas e superiores. Imprevistos acontecem, a forma como lidamos com eles é o que realmente conta.

Peça ajuda

Você não precisa resolver tudo sozinho. No início, principalmente, é esperado que se façam perguntas e que se solicite o auxílio de funcionários mais experientes.
Procurar apoio para realizar algumas tarefas faz parte do processo de aprendizado e crescimento. Seja educado, atencioso e não os interrompa no meio de uma atividade.
Não tenha receio, muitos erros sérios poderiam ter sido prevenidos com uma simples pergunta.

Faça networking

Nunca é cedo para iniciar um círculo de boas amizades profissionais. O networking pode facilitar a sua vida em momentos de procura de emprego, promoções e até saltos mais altos na sua carreira.
Mantenha boas relações com colegas de todas as áreas e com seus superiores. É possível aprender muito com quem já transpôs a sua posição e sobreviveu aos mesmos conflitos e dúvidas pelas quais você passa.
O ambiente de trabalho é um ótimo lugar para conhecer mentores importantes que agreguem a sua carreira e vida como um todo. Fique atento aos profissionais de sucesso que não possuem problemas em compartilhar sua experiência, isso pode te poupar de muitos tropeções pelo caminho.

Aceite críticas

Ninguém nasce sabendo e é normal que alguns erros sejam cometidos. Errar faz parte, assim como escutar críticas com a mente aberta e humildade.
Ouça atentamente, perceba onde errou e como pode melhorar para a próxima vez. Se precisar explicar algo, fale com civilidade e tente não assumir uma postura defensiva. Aceite o feedback como uma ajuda, pois ajudará a melhorar a sua performance profissional no futuro.

Seja você mesmo no primeiro emprego e na vida

Sua mãe sempre disse para ser você mesmo e ela estava certíssima. Se uma empresa te contratou para fazer parte do seu quadro de funcionários é porque confia no seu potencial e na sua capacidade de ajudá-los a fazer o negócio avançar no mercado.
Não tente se moldar ao que o funcionário ideal deveria ser ou fazer, confie na sua inteligência e perspicácia.
Mantenha um diálogo constante com os seus superiores sobre o que eles esperam dos seus resultados e se esforce para entregar ainda mais, sempre com um toque pessoal.
O primeiro emprego pode ser assustador ou edificante, depende da forma como se decide encarar esse desafio. Ofereça sempre o seu melhor e esteja disposto a aprender e se aperfeiçoar. Dessa forma, você e a empresa saem ganhando.
Está pronto para essa jornada rumo a uma carreira de sucesso? Baixe o nosso e-book Mercado de trabalho: como fazer um ingresso triunfal na sua área de atuação? e garanta uma trajetória de conquistas.

Batemos um papo com o fundador do Wall Jobs, Henrique Calandra sobre o novo RH. Assista:

Veja ainda outros vídeos do Impacta Talks aqui no nosso canal!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!