faceboook

4 maneiras de treinar funcionários com inovação

Muitas empresas já sabem desenvolver o capital humano e treinar funcionários dá muito resultado. Fazer isso com inovação é ainda melhor. Saiba como!(...)

Autor: Redação Impacta

Durante muito tempo, grande parte dos empresários acreditava que o termo inovação era sinônimo de complexas metodologias e ferramentas muitos caras para serem implementadas em suas estratégias de negócios, principalmente por desconhecerem o índice de retorno em relação aos custos de investimento.

Entretanto, os avanços tecnológicos e a expansão da mentalidade do empreendedor moderno fizeram com que esse pensamento se tornasse obsoleto. Atualmente, as empresas estão aderindo às mais variadas formas de tornar o negócio competitivo com recursos e ferramentas inovadoras.

Por isso, separamos 4 maneiras de treinar funcionários com inovação e otimizar os resultados sem gerar altos custos para o negócio. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Cursos online

O mercado está a cada dia mais competitivo e as empresas, consequentemente, cada vez mais exigentes em relação às competências dos candidatos às suas vagas de trabalho. Por isso, muitos empreendedores preferem investir no treinamento e no aprimoramento das competências de sua equipe, tornando-a mais consistente, do que contratar novos profissionais.

Entretanto, o cotidiano moderno e as altas demandas de consumo são aspectos que não têm permitido que as empresas apliquem cursos, palestras ou realizem treinamentos com a dedicação necessária para se obter resultados positivos.

Os altos custos com infraestrutura e transtornos de movimentação da equipe durante o expediente são fatores que, muitas vezes, acabam se tornando verdadeiros desafios para os gestores.

Por isso, a modalidade de ensino a distância, conhecida como EAD, é um formato que está em ascensão, conquistando o seu espaço tanto no meio empresarial quanto no setor educacional.

Basicamente, os cursos online permitem que toda a sua equipe seja treinada com a mesma eficiência de um curso presencial, além de oferecer a possibilidade de aplicar dinâmicas e exercícios práticos para estimular o aprendizado.

A flexibilidade de horários está entre os principais benefícios que o ensino a distância pode oferecer às empresas. Lembrando, ainda, que o treinamento pode ser personalizado para se adequar ao perfil de aprendizado de cada funcionário, gerando o melhor aproveitamento do material mediante as capacidades de cada indivíduo.

Cursos online são uma ótima alternativa para treinar funcionários

2. Webinar

O webinar, ou web ao vivo, pode ser considerado como uma das novas mídias digitais com foco em aperfeiçoamento pessoal e profissional. Consiste em uma espécie de videoconferência utilizada para realizar uma sessão de treinamento, reunião, aula ou apresentação direto da internet em tempo real ou em sessões gravadas.

Em termos gerais, o webinar serve como uma forma de treinar funcionários diretamente da empresa ou, se necessário, de suas próprias casas, descartando a necessidade de locomover pessoas e recursos para que os treinamentos sejam realizados.

Diversas empresas já estão aderindo a esta nova tendência por conta de suas inúmeras vantagens para o negócio. Dentre elas, podemos citar:

  • possibilidade de se comunicar com um grande número de colaboradores remotamente;
  • consideravelmente mais rentável do que realizar treinamentos ou dinâmicas presenciais;
  • versatilidade e praticidade, pois os materiais de estudo são acessados e armazenados em servidores digitais e pelo computador, eliminando o consumo de papéis, cópias, panfletos e todo tipo de documento impresso.

O webinar é um formato muito conveniente para alcançar um grande número de pessoas sem que seja necessário ter uma infraestrutura física adequada. Além disso, professores, palestrantes, gestores e CEOs que têm suas agendas lotadas podem treinar os funcionários em qualquer lugar e no melhor horário.

Vale ressaltar, ainda, que o ambiente interativo de uma aula web ao vivo é semelhante ao de uma sala de aula presencial, permitindo que os colaboradores se comuniquem entre si e com o gestor de treinamento, para tirar dúvidas e fazer observações acerca do conteúdo.

3. Treinamento in company (coaching corporativo)

O que é treinamento, senão um processo de aquisição de novos conhecimentos, técnicas, habilidades e ferramentas relacionadas a um segmento de atuação profissional, visando aumentar o seu desempenho?

Dentro desse mesmo conceito, o treinamento in company pode ser considerado como uma técnica que visa atender às necessidades específicas de uma empresa, oferecendo conteúdo personalizado e um cronograma que se adapta aos horários disponíveis da organização. Ele atinge seu objetivo — o desenvolvimento dos colaboradores em relação ao mercado — por meio de situações do cotidiano empresarial.

O in company tem diversas modalidades para treinar funcionários. Dentre elas, a mais procurada pelas empresas é o coaching corporativo. Trata-se de uma ferramenta eficiente para:

  • oferecer soluções;
  • melhorar a produtividade da equipe;
  • alavancar resultados;
  • melhorar o engajamento entre o grupo;
  • alcançar uma lucratividade saudável para o empreendimento.

Uma das grandes vantagens em oferecer treinamento com coaching corporativo é que, nessa metodologia, os profissionais passam por intensas experiências de aprendizado e aprimoramento para realização de objetivos, conquista de metas e aceleração de resultados nas empresas.

Empreendedores que implementaram modalidades de treinamento In Company em seus negócios, classificaram o retorno seis vezes maior do que o do valor investido.

4. Dinâmicas com design thinking

Sem dúvidas, umas das ferramentas de treinamento mais inovadoras da atualidade é o design thinking. Ele consiste em uma abordagem dinâmica, colaborativa e criativa para solucionar questões e problemas cotidianos.

Com o intuito de unificar o modelo que os treinadores, gestores e professores aplicam os estudos dentro de um ambiente educacional ou corporativo, o design thinking não visa somente transmitir conhecimento, mas inovar a forma como os colaboradores pensam na hora de encontrar soluções para o dia a dia da empresa.

Considerado como uma ferramenta para ensinar os profissionais da nova geração, a premissa dessa metodologia é de que os participantes devem ser estimulados a resolver as questões que encontram em seu caminho por meio de uma triagem de informações pautadas no mundo real.

Em outras palavras, para treinar funcionários com design thinking, é preciso separar pequenos grupos de colaboradores e gerar dinâmicas e simulações, com a intenção de romper a mentalidade negativa que causa insegurança durante a tomada de decisões do cotidiano empresarial.

Ou seja, a ideia é tornar seus funcionários mais confiantes, qualificados para o mercado e capazes de realizar as suas funções de maneira eficiente.

Agora que você já diversas maneiras inovadoras de treinar os funcionários de sua empresa, não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar todas as postagens do blog!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!