faceboook

Como escolher os melhores cursos e certificações em alta no mercado?

Você já sabe que fazer cursos e certificações podem ser um diferencial e tanto na carreira. Mas como escolher o melhor para você? Confira essas dicas!(...)

Autor: Redação Impacta

Com tantos cursos e certificações criativas em oferta para uma indústria em rápida evolução, pode ser difícil encontrar o caminho certo a seguir. Afinal, como saber o que realmente está, ou não, em alta?

Por isso, se você está buscando algo para começar sua carreira — seja em tempo integral ou um curso de curta duração, em que possa aprender e desenvolver suas habilidades — existem algumas perguntas básicas que você deve considerar antes de tomar suas decisões.

E, para te ajudar com esse processo, neste post preparamos algumas dicas que vão te ajudar a tomar um rumo melhor, identificando seus gostos e habilidades, e saber o que melhor escolher. Então, acompanhe com a gente e confira!

Primeiramente, pergunte a si:

1. Por que eu quero fazer isso?

Há aquela máxima que diz que todo conhecimento é bem-vindo, porém, se você busca conhecimento para poder ingressar em um mercado específico, o ideal é que os cursos e certificações feitos já sejam focados na área desejada, certo?

Portanto, se você está considerando um curso para ajudá-lo a dar o pontapé inicial em sua carreira, tente pensar sobre as habilidades que você vai adquirir com ele.

Existe uma necessidade para esse tipo de habilidade na indústria ou trabalho que você está interessado? Obter essas habilidades vai melhorar suas chances de conseguir um emprego?

2. Quais são minhas habilidades e pontos fortes?

Ter uma paixão pelo que você faz é essencial para trabalhar em todo tipo de mercado. Lembre-se sempre de que as pessoas que trabalham, de fato, com algo de que gostam, geralmente realizam muito melhor o seu trabalho do que as pessoas que não gostam dele.

Então, procure identificar no que você é bom e escolher um curso que reflete suas habilidades e seus pontos fortes. Se achar difícil reconhecer seus pontos fortes e fracos, pergunte aos seus professores, tutores, amigos e colegas.

Como escolher os melhores cursos e certificações em alta no mercado

3. O curso realmente me levará a algum lugar?

Não perca tempo e dinheiro em um curso que não vai te levar aonde você quer estar. Pense nas opções de carreira que o estudo abrirá para você, bem como em quaisquer outras etapas que você pode precisar tomar após o curso.

Em outras palavras, pergunte-se: mesmo que o estudo seja dentro da área, as habilidades que você vai ganhar são necessárias para preencher as lacunas da indústria?

Dessa forma, depois de ter considerado, nesses termos, o que você poderá absorver de um curso, será preciso apenas pesar os custos e benefícios para ver se ele, realmente, é o certo para atender às suas necessidades.

Faça uma pesquisa sobre os cursos e certificações

Aqui, é importante olhar além da propaganda das escolas, verificando os detalhes do curso e da instituição ou provedor de treinamento para ver se ele é adequado para você. Então, reúna o máximo de informações possível, lendo o prospecto cuidadosamente — se possível, participe de uma aula experimental.

Como procurar um curso ideal?

É possível encontrar diversos cursos e certificações para, basicamente, todas as áreas de atuação de seu interesse. Existem, por exemplo, várias capacitações de curta duração em:

Todas essas são áreas que estão hoje em alta no mercado e, por isso, têm tido grande demanda de trabalho para os profissionais que dominam bem tais conhecimentos.

Assim, antes de optar, simplesmente, pelo curso mais próximo da sua casa ou mais acessível financeiramente, busque por boas instituições que te apresentem formas de se graduar nas áreas que você procura e que sejam de interesse do mercado.

Onde procurar?

Um bom começo é conversar com seu gerente ou pessoas em sua rede profissional sobre as opções de carreira que estão abertas para você. Em seguida, busque conselhos sobre qualificações de pessoas conhecidas, tanto colegas de trabalho como amigos e familiares.

Pessoas que já ocupam cargos semelhantes aos que você está buscando também são ótimas fontes de insights do mundo real. Podem lhe dizer quais os melhores cursos que você deve considerar e quais, realmente, vão te dar boas habilidades para o trabalho.

Muitas vezes, a informação mais privilegiada ainda pode vir de pessoas que contratam para essas funções. Então, se puder, entre em contato com os empregadores ou recrutadores e pergunte quais qualificações farão você se destacar da multidão.

Mas, de toda forma, antes de contratar algum curso lembre-se que, praticamente, qualquer pessoa pode criar um site legítimo e vender um produto para você. Grande parte delas  é até bem-intencionada, mas, se você não realizar uma pequena de pesquisa, pode acabar sendo enganado ao contratar algo que não é de grande valor.

O que devo considerar ao escolher cursos e certificações?

Pense sobre o que você quer de sua qualificação. Por exemplo, você pode querer:

  • adquirir conhecimento ou experiência em um assunto específico;
  • ganhar uma promoção;
  • encontrar uma vaga em uma carreira específica — se assim for, uma qualificação pode ser melhor do que outra.

Para cada curso, certifique-se de pensar nas perguntas acima. Você será capaz de responder grande parte delas por si mesmo, mas, de toda forma, é bom estar preparado para conversar com alguém da instituição de ensino ou avaliar o mercado de uma forma geral.

No mais, se há um último conselho que podemos lhe dar é, primeiramente, pensar sobre o trabalho que você quer exercer e – só depois – escolher um curso. Não opte por um curso qualquer só porque está na moda ou porque o título soa interessante, para, depois, descobrir se haverá um trabalho para você naquela área.

Procure se espelhar em outras pessoas do ramo

Agora, se você ainda não está inserido no mercado de trabalho, e não tem chefe ou colegas para perguntar, não tem problema. Uma boa dica é pesquisar em redes sociais, como o LinkedIn, que tem um foco totalmente profissional, em que as pessoas postam seus cursos e certificações.

Com base nessa pesquisa, basta você analisar o currículo de pessoas que ocupam cargos similares ou iguais aos que você busca e, assim, buscar os mesmos cursos e certificações.

Enfim, gostou do post? Esperamos que tenha sido de grande valia para você, e que o ajude a encontrar as melhores qualificações para sua carreira! E, se quiser se manter pro dentro de nossas novidades, aproveite para nos seguir em nossas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!