faceboook

Aprenda como conquistar uma promoção no trabalho!

Quem é que não quer ser promovido e crescer no seu trabalho? Confira dicas que farão você se destacar e conseguir a tão sonhada promoção no trabalho!(...)

Autor: Maria Cecilia Antunes

O sonho de todo profissional é aumentar a importância de seu cargo dentro da empresa em que trabalha. No entanto, com o mercado cada vez mais competitivo, tal aspiração nem sempre é alcançada assim tão facilmente.

Além de ter conhecimento na área, é preciso investir em alguns diferenciais e botar em prática certos macetes para ser mais bem notado dentro do empreendimento no qual trabalha.

Uma atitude adequada pode ser o “pulo do gato” entre uma posição melhor ou a estagnação na sua profissão. Confira abaixo algumas dicas que farão você se destacar entre os demais empregados e conseguir a tão sonhada promoção no trabalho:

Saiba se há chances reais de promoção no trabalho

De modo simples, não adianta querer ser promovido numa empresa que não oferece oportunidades de crescimento ou que não combine com as suas expectativas de trabalho. Tenha certeza de que está no lugar certo antes de almejar um cargo superior.

Demonstre interesse pela empresa

Mostrar-se interessado pela empresa e por aquilo que ela vende é uma atitude primordial para quem deseja subir de posição dentro dela. O entusiasmo e a preocupação com o trabalho mostrarão a seus superiores que você tem real interesse pelo negócio.

Tente se colocar na posição de seu chefe ou gerente. Dessa maneira, procure atuar de um jeito que chamaria sua atenção e mostraria todo o seu profissionalismo.

Aprenda como conquistar uma promoção no trabalho

Conheça as outras áreas da empresa

Quando promovido, é natural que um funcionário passe a lidar com outras áreas da empresa. Por isso, faça questão de saber como funciona o trabalho à sua volta — principalmente, naquelas áreas diretamente ligadas à sua —, sempre tendo em mente que, assim, poderá se mostrar interessado e sugerir novas estratégias para esses ramos. Isso agregará uma imagem positiva para o funcionário dentro do negócio.

Mostre que quer ser promovido

É preciso entender a dinâmica da empresa para então verbalizar sua vontade de ser promovido. Tenha consciência de que essa conversa deve ser tratada de modo profissional, já que é um assunto delicado.

O importante é não deixar seu chefe se sentir ameaçado ou dar a impressão de que, na verdade, deseja o cargo dele. Também é preciso se preparar para o caso de o gestor achar que você não está bem preparado para assumir uma nova posição na empresa.

Saiba lidar com as críticas

Nenhum funcionário é perfeito. Então, mantenha-se aberto para receber, eventualmente, feedbacks negativos. Apesar de isso parecer deixar seu sonho de ser promovido um pouco mais distante, esta não é bem a realidade.

Se aprender a lidar com as críticas de maneira correta, elas podem até alavancar sua carreira no empreendimento. Absorva o feedback negativo de forma que ele reflita de maneira positiva no seu futuro na empresa. Comprometa-se com o aperfeiçoamento de suas ocupações e tente perceber as críticas como uma oportunidade para aprimorar seu trabalho!

Caso a sua empresa não faça o feedback espontaneamente, é sempre bom pedir um retorno sobre seu trabalho para o gestor. Além de melhorar a sua performance, você também se mostrará aberto para aprender e melhorar o serviço dentro da empresa.

Busque inovar

Chefes adoram funcionários que trazem alternativas e novas perspectivas para a empresa. Isso te fará se destacar dos demais empregados, o que aumenta consideravelmente as suas chances de ser promovido.

Vale ressaltar que estratégias novas não precisam ser necessariamente inéditas no mercado. Então, uma ideia é também estudar o que as outras empresas (mesmo concorrentes) fizeram e pensar em maneiras de implantar ações parecidas onde trabalha.

Faça perguntas com frequência

Qual é a maneira mais simples de mostrar-se interessado no trabalho? Realizando perguntas ao seu gestor. Pergunte para a equipe de chefia sobre detalhes de projetos e estratégias que o negócio está adotando, por exemplo.

É importantíssimo ter uma boa comunicação com seus superiores. Dessa maneira, a probabilidade de ser notado por seu empregador aumenta bastante!

Tenha segurança em seu trabalho

Sabendo que é um bom profissional, é meritório exibir segurança naquilo que faz. Um funcionário inseguro, por melhor que seja, não passa confiança em seu trabalho. Transmitir segurança fará com que os gestores da empresa confiem no colaborador.

As chances de ser promovido aumentam muito adotando essa atitude, uma vez que um novo cargo trará novas responsabilidades. Por isso, é imprescindível imprimir um senso de capacidade e solidez para realizar as novas tarefas da função.

Invista em cursos preparatórios

É praticamente impossível subir de cargo dentro de uma empresa sem investir em cursos que te preparem para tal posição. Por isso, procure se especializar na área em que trabalha. Com a melhora em seu currículo, seus chefes logo perceberão o profissional preparado e capacitado que existe no capital humano da empresa.

Tenha um bom relacionamento com os outros funcionários

Querer ser promovido não significa que se deva ter uma atitude agressiva em relação aos outros empregados da empresa. Sua posição no negócio é diretamente influenciada pelo relacionamento harmonioso com os colegas. Não se esqueça de que trabalhar numa empresa significa esforçar-se em equipe. Caso você seja promovido, precisará lidar com funcionários.

É necessário criar um senso de confiança com os outros colaboradores do empreendimento e saber como motivá-los a trabalhar melhor. Por isso, além de focar no desenvolvimento de competências técnicas em seu emprego, vale a pena desenvolver os laços pessoais na organização.

Repense as suas atitudes

Mesmo em um dia estressante no trabalho, é admirável adotar uma atitude mais positiva perante os desafios. Nenhum chefe promoverá um funcionário que não seja capaz de lidar bem com cenários complexos, então, busque se manter otimista, mesmo que não tenha as melhores perspectivas para determinada situação.

Superar bem um episódio complicado, de forma eficaz, pode impressionar a sua chefia, tornando-a mais inclinada a promovê-lo. Mostrar-se motivado com o trabalho (e, por consequência, motivar os seus colegas) também reflete positivamente na sua imagem perante os gestores.

Seja paciente

Uma promoção não chega de um dia para o outro. Tenha em mente que é preciso muito trabalho para alcançar esse objetivo — e, por isso, crie expectativas autênticas de quando a promoção pode acontecer ou não. Por exemplo: caso seja novo na empresa, é natural que uma promoção vá para um funcionário mais antigo, por mais que seu trabalho seja eficiente.

É preciso, primeiramente, se estabelecer em seu cargo atual a fim de que, posteriormente, esteja mais capaz de escalar novas posições. Demonstrar-se muito ansioso para subir de cargo dentro da empresa pode refletir negativamente na relação com seus gestores.

A atitude do funcionário dentro da empresa é o ponto chave para uma promoção no trabalho. Gostou das dicas do texto? Então, Baixe agora o e-Book gratuito – Como ser promovido? Guia básico da especialização profissional

Baixe o e-Book Como ser promovido? Guia básico da especialização profissional

Boa leitura!

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!