faceboook

Vagas de estágio voltam a crescer pela 1ª vez depois da pandemia

Depois de um 2020 de retração nas contratações, as Vagas de Estágio voltaram a crescer no 1º trimestre de 2021. Veja dicas para se preparar!

Autor: Redação Impacta

Com cortes, demissões e redução do número de contratações, os jovem trabalhadores foram uns dos primeiros a sentirem o impacto da crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 em 2020.

Porém, em 2021 o cenário aponta melhores notícias para estudantes e estagiários. Segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a oferta de vagas de estágio voltou a crescer em comparação aos últimos meses do ano passado.

Foram 28,9% a mais de oportunidades ofertadas no primeiro trimestre de 2021 do que no último trimestre de 2020, o que indica um cenário de recuperação depois de um ano bastante difícil para o setor.

Pandemia afetou contratações de estagiários

Apesar dos números animadores, vale lembrar que os números de vagas de estágio ainda seguem distantes do patamar antes de pandemia.

Para se ter uma ideia do impacto, em 2019 foram disponibilizadas 11.100 oportunidades para estagiários, enquanto que em 2020 apenas 7.339, ainda segundo o CIEE.

Portanto, ao mesmo tempo em que as oportunidades crescem em 2021 na comparação ao trimestre anterior, quando comparado com os três primeiros meses de 2020 – ou seja, quando o coronavírus ainda não estava em solo brasileiro – o cenário é de retração de 28,7%.

Nesse mesmo contexto de comparação, os programas de estágio foram os mais afetados, com queda de 34,1%. Enquanto os programas de aprendizagem, como o antigo Jovem Aprendiz, registram um leve crescimento de 3,9% em 2021.

Ainda assim, os números de retomada são vistos como surpreendentes por especialistas, já que no começo do ano houve novos fechamentos de comércio e problemas causados pela pandemia.

A tendência agora é de uma recuperação lenta, porém constante, com o surgimento de novas vagas de estágio sendo puxado pelo crescimento de setores como tecnologia, administração, logística, educação e marketing.

Mas com tantos alunos na concorrência, como se destacar para conseguir essas oportunidades? Separamos algumas dicas a seguir!

4 Dicas para conseguir boas vagas de estágio

vagas_estagio_crescem

1 – Liste as empresas que quer estagiar

Para começar, fazer uma pesquisa das possíveis empresas que você mais deseja atuar é uma boa maneira de saber como se preparar.

Procure por programas de estágio, se informe mais sobre como funcionam os processos de ingresso na empresa, além do que é necessário para se tornar um candidato.

Uma boa dica é acompanhar a empresa no LinkedIn para saber em primeira mão das oportunidades abertas.

2 – Capriche no currículo – e no LinkedIn

Muitas vezes o currículo será o seu primeiro contato com quem está procurando por candidatos e, por isso, as informações contidas ali fazem toda a diferença.

É bom começar colocando informações diretas e claras do que você pretende fazer. Por exemplo: estagiar nas áreas de gestão ou TI. Depois, se já tiver alguma experiência na profissão, é importante colocar o nome da empresa, o tempo que você ficou e todas as competências que tinha durante o estágio

Outro ponto super importante é colocar os cursos que já fez, se tem um segundo idioma e todas as habilidades que você tem. Dessa forma, o recrutador vai enxergar claramente o potencial da sua candidatura de um jeito rápido e, assim, você terá mais chances de ser chamado.

Esses dicas valem também para manter o seu perfil atualizado no LinkedIn. Em algumas áreas e empresas, como startups por exemplo, os processos de seleção e recrutamento de estagiários ocorrem diretamente na rede. Veja mais dicas para estudantes no LinkedIn aqui!

3 – Faça conexões com professores e colegas de classe

Quem disse que para construir um networking é preciso ter experiência profissional? Manter conexões e relacionamentos com colegas da Faculdade e de cursos na sua área são ótimas maneiras de ficar sabendo sobre oportunidades e trocar conhecimentos sobre o mercado.

Os professores também são ótimas fontes para manter o aprendizado e ficar sabendo de novidades e vagas. Afinal, eles são o primeiro laço entre o mercado profissional e o estudante.

4 – Prepare-se para a entrevista

Conseguiu uma entrevista? Ótimo! Agora é hora de se preparar bem. Uma dica incrível é fazer uma grande pesquisa sobre a empresa em questão, estudando o que ela faz, quanto tempo está no mercado, sua cultura e etc.

Com essas informações em mãos, vai ser mais fácil e tranquilo que você responda a possíveis perguntas do recrutador. Sem contar que isso também demonstra o quanto você se esforçou para saber mais sobre a companhia e quer realmente fazer parte do time.

Outra dica para a hora da entrevista é demonstrar vontade de aprender. Isso porque muitos gestores observam é a capacidade do candidato adquirir novos conhecimentos. Afinal, o objetivo do estágio é o aprendizado na prática do dia a dia do trabalho.

Portanto, deixe claro quais são as suas competências e o que você pretende aperfeiçoar com a experiência do estágio.

Aproveite as dicas e o momento de crescimento das oportunidades para dar o primeiro passo no mercado de trabalho!

Boa sorte e conte com a gente continuar conferindo novidades e informações sobre carreira e tecnologia e também para entrar no grupo de alunos mais procurados no mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!