faceboook

Como ir bem em uma entrevista de estágio? Confira nossas 6 dicas

A entrevista de estágio é o primeiro passo para quem deseja colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação e estar pronto para o mercado.(...)

Autor: Redação Impacta

Você sabe como ir bem em uma entrevista de estágio e conseguir destaque diante dos recrutadores? Essa oportunidade é o primeiro passo para quem deseja colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação e chegar ao mercado preparado para as rotinas e os desafios do trabalho. 
Além de ser uma chance de conseguir experiência, a etapa também pode ser obrigatória em alguns cursos de nível superior. Até porque o estágio funciona como um treinamento para a vida profissional do estudante. É uma fase em que muito se aprende, principalmente tendo em vista a possibilidade de fazer contatos que podem influenciar, sobretudo, a carreira
Portanto, continue acompanhando este post e fique por dentro das 6 dicas que separamos sobre como ir bem em uma entrevista de estágio. Boa leitura!

Entenda a importância do estágio para a vida profissional

O estágio é uma oportunidade para que os alunos possam cumprir tanto as exigências da faculdade quanto para começar a adquirir certa experiência profissional em sua área de atuação. Muitas empresas investem em graduandos justamente para transformá-los em futuros colaboradores — que enriquecerão as equipes de trabalho com ideias inovadoras.
Em determinadas organizações, o estágio pode ser bastante concorrido, fazendo com que o candidato passe por diversas etapas do processo seletivo. Geralmente, são aplicados testes e dinâmicas para que se consiga a vaga, além da análise do currículo e uma entrevista.
Na entrevista, o recrutador faz perguntas com o intuito de conhecer mais sobre o candidato e identificar se o seu perfil é adequado para o cargo que pretende ocupar. Nesse sentido, muitos aspectos comportamentais são levados em conta, sendo até mais importantes do que o conhecimento técnico e teórico.

Portanto, é fundamental estar bem preparado para o momento, evitando tomar atitudes que possam prejudicar a sua imagem profissional. Para isso, o estudante deve ser verdadeiro e objetivo em suas respostas, demonstrando que está apto a aprender com a oportunidade.

entrevista de estagio

Confira 6 dicas para se sair bem em uma entrevista de estágio

Conseguir uma vaga pode parecer uma tarefa difícil, ainda mais para quem ainda está no início da carreira. Mas, afinal, como conseguir o estágio sem contar com nenhuma experiência no currículo? Continue acompanhando e confira, a seguir, 6 dicas valiosas para que você alcance, rapidamente, um cargo em sua área de atuação. 

1. Vista-se de acordo com a cultura da empresa

O primeiro passo é procurar vestir-se adequadamente e de acordo com a cultura organizacional da empresa no momento da entrevista. Assim, observe como os colaboradores se comportam no ambiente de trabalho e busque sempre por roupas mais formais para essa etapa.
Mesmo que não pareça, muitos recrutadores notam a maneira como os candidatos se vestem, pois pelas roupas é possível identificar se ele se preocupou em passar uma boa impressão. A depender do processo seletivo, por exemplo, alguns estilos podem não ser adequados, podendo até prejudicar a sua imagem na entrevista.

2. Pesquise a fundo sobre a empresa

Fique sempre de olho nas notícias e nos eventos que são promovidos pela empresa na qual você está se candidatando, entendendo como são as atividades do negócio. Tais informações também podem ser obtidas no próprio site institucional, geralmente em espaços dedicados e exclusivos para esse tipo de informe. 
Aprendendo mais sobre a sua história, tradição e trajetória, é possível transmitir ao recrutador que você conhece o modelo do negócio, podendo até ganhar alguns pontos e, em consequência, conquistar o estágio. Algumas vagas em startups, por exemplo, exigem pessoas bem preparadas e aptas para lidar com os desafios de uma forma de trabalho diferenciada.

3. Apresente uma postura profissional 

Ter uma boa apresentação também é fundamental para criar empatia e demonstrar postura profissional. Isso inclui, portanto, escolher uma roupa adequada, ter equilíbrio entre o tom de voz e a linguagem corporal no momento de responder às perguntas, além de evitar, ao máximo, o uso de gírias ou expressões que possam passar desconfiança.
Outra dica é não exagerar nos gestos e agir naturalmente, demonstrando segurança e tranquilidade. Nesse sentido, fale sobre os seus objetivos e interesses, de modo que o recrutador consiga identificar o seu perfil e confiar em você.

4. Mostre que você quer aprender 

Um detalhe que muitos gestores observam é a capacidade de o candidato apresentar potencial para adquirir novos conhecimentos. Portanto, deixe claro quais são as suas competências e o que você pretende aperfeiçoar com a experiência do estágio, falando que deseja entrar na empresa para se capacitar por meio da oportunidade. 
Destaque, também, a sua força de vontade, curiosidade e empenho para lidar com os diferentes desafios e problemas que possam ocorrer no cotidiano de trabalho. De fato, esse detalhe é bastante valorizado, sobretudo para quem está no início da carreira e quer subir de posição dentro da companhia.

5. Demarque seus objetivos na entrevista de estágio

Antes mesmo da entrevista, demarque seus objetivos com metas atingíveis, destacando os conhecimentos adquiridos na graduação e como gostaria de colocá-los em prática. Fale também sobre como as suas ideias podem promover o crescimento do negócio, deixando bem claro com quais habilidades você pode contribuir.
Geralmente, é muito mais fácil receber atenção do recrutador quando ele percebe que você tem objetivos bem definidos e sabe aonde quer chegar com a oportunidade. Por isso, evite ao máximo contar mentiras sobre aptidões que você não tem, pois isso pode acabar custando a vaga e a sua imagem profissional. 

6. Comunique-se de forma clara e objetiva

Por fim, procure ser sincero e observe como você organiza e apresenta as suas ideias. Assim, invista em um vocabulário variado, demonstrando uma comunicação clara e objetiva ao se expressar. Se possível, fale com entusiasmo e de modo agradável, colocando também algumas questões ao final da entrevista.
A demonstração de interesse pode ser benéfica nesse momento, o que também pode auxiliar você a esclarecer dúvidas e ter mais conhecimento sobre a trajetória profissional da empresa.
Entender como ir bem em uma entrevista de estágio é um passo fundamental para quem está realizando uma graduação. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo habilidades profissionais e comportamentais de seus colaboradores para que desempenhem serviços de excelência. Assim, lembre-se de ter iniciativa e prepare-se, agora mesmo, para o seu futuro!
Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e compartilhe o post em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto!

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!