faceboook

Qual o peso da certificação profissional no mercado?

A Certificação Profissional ainda é um dos maiores diferenciais para quem busca crescer no mercado. Entenda tudo no artigo completo!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Diante de um mercado de trabalho exigente, a pessoa que busca por certificação profissional tem mais chances de alcançar destaque na carreira. A todo momento, novas tendências surgem e logo se percebe que estar preparado para acompanhar cada uma delas é imprescindível. Além disso, o caminho da descoberta e aprendizado é mais eficiente e traz segurança para o aluno.
Nesse sentido, existem diversos tipos de cursos livres que são verdadeiras oportunidades para enriquecer o currículo. Até porque muitos recrutadores prestam atenção, justamente, nesses diferenciais na hora de contratar seus colaboradores. Uma certificação durante um processo de seleção apresenta o domínio sobre determinados conhecimentos e demonstra a vontade da pessoa em se desenvolver.
Por isso mesmo, separamos a seguir as principais vantagens de conquistar certificação profissional para alavancar a sua carreira. Confira!

    Por que é importante realizar cursos que oferecem certificados?

Grande parte das empresas, atualmente, estão em busca de pessoas competentes e que apresentam disposição para aprender novos conhecimentos. Ou seja, é preciso demonstrar qualificação profissional e diferencial para que o recrutador perceba o seu esforço em contribuir para o crescimento da organização.
Nesse cenário, pode ter certeza de que as certificações e experiências serão analisadas antes de uma contratação. Isso faz com que você comprove a sua capacidade para exercer determinadas funções em certa área de atuação, além de indicar que atende às exigências do mercado, proporcionando mais destaque em relação a outros profissionais. 
Como um processo seletivo normalmente acontece em diversas fases e a análise de currículo costuma ser uma das primeiras — vindo antes de dinâmicas de grupo e entrevistas — ter cursos certificados costuma ser um diferencial competitivo fundamental. Você sabe quais são as principais vantagens de realizar cursos que oferecem certificados para o currículo? 

  • Incentiva promoções no trabalho

Colaboradores que contam com certificações elevam as chances de conseguir uma promoção no trabalho. Afinal, o certificado conta que eles realmente se interessam pela área e levam a sério o trabalho desempenhado. Isso demonstra diferenciação profissional, o que é extremamente vantajoso ao passar por um processo de seleção para determinados cargos. 
Até porque os recrutadores estão preocupados com os detalhes — e se você tem um ou mais certificados na área que pretende seguir, saiba que é possível estar muito à frente dos concorrentes. Assim, torna-se mais fácil alcançar uma posição mais elevada no mercado. 

  • Contribui para aumento de salário

Um dos principais motivos que fazem com que as pessoas busquem por certificados para agregar valor em seus currículos está, justamente, no aumento de salário. Por meio de cursos, você demonstra aptidão e habilidades profissionais para atuar em diversos cargos, evidenciando que está por dentro das novidades da sua área de atuação.
Uma das maiores recompensas, nesse caso, é ser mais valorizado enquanto profissional. Com isso, é possível conquistar a confiança e o respeito dos líderes empresariais, além de reconhecimento pelo bom currículo apresentado. Algumas áreas como a docência já têm um plano de gratificações predeterminado de acordo com os cursos que o professor conclui.
Sendo assim, se um professor precisa ter apenas graduação para trabalhar, ao concluir uma pós ou MBA na área, ele receberá um adicional como reconhecimento pela dedicação.

  • Promove recolocação profissional

Muitas vezes, atingir recolocação profissional é um caminho que oferece diversos obstáculos, não é mesmo? Porém, a tarefa não é impossível — e contando com bons certificados, é possível conseguir excelentes oportunidades de crescimento.
O mercado hoje se adapta constantemente e as profissões, muitas vezes, precisam acompanhar. Então, às vezes o profissional tem estabilidade na sua área, mas precisa realizar uma mudança de carreira, adaptando-se às novas demandas.
Vale lembrar que os colaboradores buscados pelas empresas devem ter habilidades para assumir diferentes funções e disposição para levar soluções e resultados ao negócio. Nesse sentido, uma boa certificação é uma excelente oportunidade de demonstrar que você se preocupa com a aquisição de conhecimentos e com o nível de produtividade que pode oferecer.

  • Enriquece o currículo

Outro ponto bastante favorável é o enriquecimento do currículo, uma vez que os certificados transmitem a informação de que o profissional consegue executar determinadas tarefas e assumir responsabilidades dentro da empresa.
Para isso, ele deve entregar todos as certificações para o setor de RH, a fim de que sejam validadas e reconhecidas pelos líderes. Isso ainda aumenta a chance de conseguir um novo cargo ou função, principalmente por demonstrar engajamento para manter-se atualizado com as novidades de sua área de atuação. 
No caso de quem está começando a carreira, a certificação pode ser um motivo de contato com empresas estratégicas para a realização de estágios. Assim, além de conseguir experiências relevantes para o currículo, podem surgir oportunidades de contratação ao longo do caminho.

  • Agrega valor para o profissional

Obter certificações acaba por agregar mais valor às suas experiências, sendo uma ótima maneira de comprovar conhecimentos em determinada área. Ou seja, o colaborador passa a ter mais credibilidade diante das lideranças empresariais.
Isso o torna diferenciado e competitivo, garantindo boas vagas de emprego no futuro. Sem contar que as chances de ser indicado para algum cargo superior aumentam, favorecendo tanto a vida pessoal quanto a profissional.
Como uma das tendências do mercado é o trabalho independente, as certificações também se apresentam como um diferencial do profissional. Afinal, os clientes costumam ser ainda mais criteriosos para a contratação e as certificações profissionais atestam que quem está oferecendo o serviço tem a competência para realizá-lo.

  • Demonstra diferencial para as empresas

As companhias estão cada vez mais exigentes, e adquirir uma certificação para agregar à sua formação e currículo contribuem significativamente para que você consiga alcançar diferencial. Até porque a atitude de aprender cada vez mais demonstra que você deseja levar as melhores soluções para os líderes.
Com isso, é possível obter melhores resultados na função que desempenha, além de uma maior satisfação profissional. Muitos gestores estão em busca, justamente, de colaboradores eficientes para os seus negócios, principalmente por enxergar neles um potencial fora do comum, muito devido ao constante investimento direcionado para a expansão da carreira.

  • Ajuda na resolução de problemas complexos

Você já deve ter percebido que quanto mais especialista um profissional é, maior a sua remuneração. Isso acontece por um motivo simples: as especializações permitem a resolução de questões que outras pessoas que possuem apenas a formação mais abrangente não conseguem oferecer. Por isso, uma certificação pode destacar você dos concorrentes na sua área.
Se um recrutador exige uma graduação em tecnologia da informação, mas encontra no processo seletivo um profissional que tem alguns cursos rápidos que são relevantes e complementam a formação, certamente perceberá valor nessa pessoa.
Cada certificação está contando que aquele colaborador está capacitado para solucionar questões que os demais não conseguem comprovar se conseguem ou não. 

  • Possibilita a fluência em mais ferramentas de TI

Pensando no recorte específico das pessoas que desenvolvem a carreira na área de tecnologia da informação, sabemos que os programas são constantemente atualizados e os recursos em cada um deles são muitos. Um profissional de qualidade deve ter capacidade de usar as diversas ferramentas oferecidas no mercado.
Às vezes, elas podem ser um atalho que facilita processos, em outros casos são a única forma de desenvolver o trabalho.
Além disso, existem determinadas empresas, linguagens e programas como JavaPHP e Oracle que estão consolidadas no mercado. Um curso com certificação nessa área é extremamente valioso e proporciona o domínio de ferramentas ao aluno.
Ainda surgem novas tendências constantemente, como o desenvolvimento para plataforma mobile Android. Elas se apresentam como uma oportunidade de entrar em um mercado em amplo crescimento, muita demanda e pouca oferta de profissionais realmente capacitados para atender às novidades.

    Como funcionam as certificações?

As certificações profissionais são relevantes para as mais diversas áreas de trabalho. Por exemplo, um profissional de artes gráficas que domina o InDesign demonstra melhor preparo para o recrutador do que aquele que não tem uma certificação. Além disso, cursos de qualidade ajudam o profissional a desenvolver habilidades interpessoais relevantes ao segmento de mercado.
No caso da área de tecnologia da informação isso é ainda mais destacado. Talvez você já tenha ouvido falar ou mesmo vivenciado alguma situação em que uma certificação tem mais peso na contratação do que a própria graduação.
Talvez isso pareça estranho, mas é porque na TI existem muitas especificidades e com a certificação o profissional mostra aptidão para desenvolver determinadas tarefas.

  • Concessão pelas empresas

Algumas empresas como a Microsoft, Oracle e Adobe apresentaram soluções tão relevantes para o mercado que elas mesmas decidiram se tornar uma fonte de certificação para os profissionais. Isso significa que a empresa dona das ferramentas atesta para o recrutador se o candidato ou colaborador é capaz de executar determinadas funções.
Dessa forma, eles criam uma rede de credenciamento com determinadas empresas para que elas possam oferecer a certificação. Isso significa que uma pessoa pode fazer um curso para ser um desenvolvedor Oracle SQL, mas não ter a certificação profissional com esse aprendizado. Apenas as empresas que são parceiras podem oferecer as certificações que tem esse valor no mercado que, inclusive, pode substituir a experiência profissional.

  • Tempo de validade

As habilidades profissionais mudam constantemente e os níveis e requisitos de conhecimento também. Um programador que ficou sem trabalhar nos últimos 10 anos pode ser um excelente profissional e se lembrar muito bem das suas competências que terá grande dificuldade em acompanhar a demanda apresentada no mercado atual.
Por esse motivo, muitas pessoas costumam perguntar sobre o prazo de validade das certificações. Esse é um tema que varia para cada curso e você pode procurar as informações para entender como funciona. Os cursos da Microsoft, por exemplo, não expiram. Entretanto, pode acontecer de a certificação perder a importância quando o conteúdo do curso não tem mais relevância para o mercado.
Já no caso da Oracle, as certificações agora duram por apenas um período e existe o processo de recertificação, para atualizar o profissional.

    Como obter certificações?

Antes de escolher um curso, é fundamental levar em consideração alguns fatores. Por exemplo, é interessante que a certificação esteja alinhada aos seus objetivos profissionais e, também, de acordo com os conhecimentos que o mercado exige. Além disso, é preciso buscar por instituições reconhecidas e que contem com lideranças na área em que atuam.
Existem diversos tipos de certificações: elas podem ser nacionais, por meio de cursos livres, de extensão e pós-graduação, e internacionais, com cursos de idiomas, proficiência e universidades que oferecem cursos online. Você pode, ainda, aproveitar o tempo livre das férias para estudar e investir em sua carreira, ação que certamente saltará diante dos olhos dos recrutadores.
Nesse sentido, nós oferecemos um grande diferencial, sobretudo por causa da nossa missão de treinar profissionais para assumir posições de liderança no mercado de trabalho. Além disso, disponibilizamos um amplo portfólio de cursos especializados em tecnologia e mercado digital, o que nos torna uma das instituições mais completas da América Latina.
Também garantimos uma alta qualificação dos nossos instrutores, que utilizam uma metodologia de ensino considerada como referência por diversas entidades no país.
Os prêmios e conquistas atingidos pela companhia apenas demonstram a nossa seriedade em treinar pessoas, principalmente com o objetivo de que se tornem aptas a desenvolverem as suas melhores habilidades.

    Quais as certificações mais valorizadas atualmente no mercado de tecnologia da informação?

Em uma rápida pesquisa, você perceberá que existem muitas certificações disponíveis. É importante entender qual sua área de especialização. Com as tendências, os cursos mais valorizados hoje são:

  • engenharia e arquitetura de dados — atendendo às necessidades ligadas à ciência de dados e Big Data;
  • MCITP (Microsoft Certified Information Technology Professional), com diversas especialidades da empresa como o Windows Server;
  • LPIC (Linux Professional Institute) apresentando certificações em Linux como o Linux Network Engineer.

Você deve ter percebido que buscar por certificação profissional pode ser uma excelente oportunidade para alavancar a sua carreira.
Desse modo, o colaborador preocupado com a reciclagem de seus conhecimentos tem mais chances de conquistar destaque no mercado de trabalho, fazendo com que obtenha competitividade e boas vagas nas empresas. Além disso, as certificações são também uma boa chance para conseguir promoções e desenvolver a carreira.
gostou do post? Se você quer mais dicas sobre o desenvolvimento profissional, com segredos para alavancar a carreira, não esqueça de deixar nos comentários!

 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!