faceboook

7 Habilidades profissionais que serão buscadas em 2020!

Os avanços tecnológicos geraram habilidades profissionais para o mercado competitivo, mudando hábitos de empresas e fazendo profissionais se adaptarem.(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Com a evolução das tecnologias, obviamente que o ambiente corporativo também seria transformado igualmente ou, pelo menos, comparativamente. Dado isso, as empresas procuram por novas habilidades em profissionais
Levando em consideração o World Economic Forum, 35% das habilidades que hoje são exigidas e consideradas irrevogáveis pelas empresas, serão modificadas.
Apesar de todas essas mudanças previstas para o futuro, há algumas que ainda estarão em foco: habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills. E porque justamente essas habilidades não estão na lista de modificações? 
Porque as empresas dão preferência para aqueles profissionais que conseguem se adaptar à todas essas alterações e continuar se mantendo competitivo. Além disso, a partir do ano que vem, o mercado irá pedir de seus profissionais cada vez mais integração com as tecnologias. 
Para facilitar sua organização e preparação profissional, listamos 7 novas habilidades que as empresas passarão a exigir:

  • Alfabetização de dados

Consiste na capacidade de ler, entender, criar e/ou comunicar os dados como uma informação. Muito parecida com o conceito geral de alfabetização, porém concentrado nas competências envolvidas no trabalho com dados.
As empresas que não usarem algoritmos daqui para frente, ficarão para trás. Por isso, muitas companhias vão procurar funcionários com essa habilidade.

  •  Pensamento crítico

Os profissionais de dados e inteligência de negócios deverão ser capazes de julgar a qualidade das informações, além de conferir quais são confiáveis, fakes ou até mesmo propagandas. 
As empresas ficarão com funcionários que irão ser responsáveis por avaliar notícias, sabendo se pode acreditar nelas e até mesmo realizar uma resposta para uma observação, experiência ou expressão verbal/escrita. 

  • Habilidades em tecnologia 

Algumas habilidades tecnológicas serão destaque nas empresas, procurando funcionários com conhecimentos específicos em áreas como:

Claro que isso é apenas o começo de uma série de habilidades que serão cobradas de profissionais futuramente, mas com bases como essas, as oportunidades irão aumentar, com toda certeza.

  • Adaptação e flexibilidade

As mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido no nosso dia a dia, por isso um profissional que quer se preparar para o futuro deve sempre estar apto a se adaptar em situações de necessidade de novas habilidades. 
Complementando, é preciso também possuir versatilidade para novas ideias e jeitos de propor soluções para um novo problema.

  • Criatividade

Nos dias de hoje, uma das coisas que mais importa para um profissional é o seu nível de criatividade. Isso vai desde ideias e soluções, até problemas e suas possíveis soluções. 
A criatividade é uma habilidade única do ser humano, uma das coisas que as máquinas não podem nos ultrapassar. Por isso, é de extrema importância que o profissional demonstre, a partir do seu jeito criativo, o modo como ele enxerga as coisas, como lida precisando desenvolver novas técnicas e , até mesmo, como é o relacionamento com o cliente.

  • Inteligência cultural e Diversidade

Diferenças entre profissionais como, cor, sexo, religião, idade e orientação sexual já deixaram de ser barreiras para muitas empresas. Isso porque, cada dia mais, há funcionários diferentes dentro de um mesmo setor da empresa e, com as empresas focando mais na intencionalidade, é muito importante que se conheçam novos idiomas, culturas, além de crenças políticas e religiosas. 

  • Colaboração

Com tanta tecnologia engajada na empresa, um fator de grande procura em profissionais do futuro será que eles possuam um bom relacionamento com a equipe, sendo capazes de dividir seus conhecimentos com todos, agregando informações e absorvendo-as também, fazendo, assim, a empresa gerar bons resultados. 
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando qual habilidade você deseja começar a se capacitar ou caso tenha ficado alguma dúvida sobre o conteúdo! 
 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!