faceboook

O que é e como funciona a tecnologia blockchain?

A tecnologia Blockchain vai muito além das bitcoins e promete revolucionar a forma como fazemos transações em diversos setores. Entenda tudo aqui!

Autor: Redação Impacta

O blockchain é uma tecnologia que se tornou popular devido à visibilidade que teve com as criptomoedas como Bitcoin, por exemplo. Porém o que pouca gente sabe é que as aplicações para o blockchain vão muito além das criptomoedas. Elas, inclusive, estão revolucionando a tecnologia com que as pessoas lidam com transações.
Por isso, esse post falará sobre o blockchain. Vamos explicar o que é, como funciona, pra quê serve e dar alguns exemplos dessa tecnologia que está mudando a forma como os processos estão sendo tratados. Ficou curioso pra saber? Então boa leitura.

O que é blockchain?

O blockchain surgiu em 2008 como uma explicação para as operações do Bitcoin. É uma tecnologia que faz registro de transações. Elas são colocadas em uma cadeia de dados que não pode ser alterada. Caso isso aconteça, há o comprometimento com segurança do sistema e invalida as transações. O resultado é uma cadeia única de dados onde as transações calculadas são armazenadas.
Seu funcionamento, muitas vezes, se compara com um grande livro de registros. Cada computador que processa o blockchain possui uma cópia desse livro e, com isso, faz verificações de redundância e confiabilidade das transações executadas. Isso aumenta a segurança e confiabilidade das transações, pois assim é quase impossível apagar todas os livros espalhados pela internet.
A segurança do blockchain é dada pela garantia de que as transações só podem ser anexadas ao registro principal após seu preenchimento. Ou seja, a transação precisa ser concluída e ambos os lados precisam fornecer os dados corretos da transação. Para aumentar a segurança, as transações são criptografadas, o que torna o roubo de dados quase impossível.
As garantias do blockchain são:

  • que as transações cheguem ao destino especificado;
  • que as transações não sejam usadas novamente;
  • que as transações não interfiram em outras.

Isso traz ao blockchain inúmeras aplicações diferentes desde que elas garantem a mesma lógica de funcionamento: transações entre indivíduos. O fórum econômico mundial já aponta o blockchain como a tecnologia que vai moldar o mundo. O motivo? Ela descentraliza o poder de grandes corporações que fazem transações seguras.

O que é e como funciona a tecnologia blockchain

Para quê serve?

O blockchain possui inúmeros usos. Um deles é a identificação de mercadorias. Objetos com variação de câmbio como ouro e joias podem ser identificados por meio de uma sequência no blockchain. Outra aplicação é o registro de diplomas e certificações de instituições de ensino reconhecidas. Isso ajuda a evitar falsificações, tanto dos diplomas quanto das mercadorias.
Na área de saúde, o blockchain garante as transações entre médico e paciente. Prescrições médicas, exames, relatórios de cirurgias etc são atribuídos aos pacientes corretos.
Recentemente os Estados Unidos e China enviaram a primeira carga agrícola validada pelo blockchain. A soja que foi enviada de um país para outro teve as etapas de verificação validadas por transações realizadas com uso dessa tecnologia.
Porém, a adoção em passa do blockchain depende do público. O cenário é otimista e tudo aponta para o sucesso dessa tecnologia. Ainda há discussões sobre regulamentações e padronizações de transações envolvendo o blockchain. No entanto, acredita-se no aumento das tendências de uso nos próximos anos, como já ocorreu entre Estados Unidos e China.

Como o blockchain está influenciando a tecnologia?

O blockchain está transformando a forma que a tecnologia está lidando com trocas e transações entre indivíduos, seja eles pessoas físicas ou jurídicas. A garantia de transações entre as partes sem a verificação de uma entidade reguladora permite o desenvolvimento de serviços de confiança.
Além disso o blockchain está sendo capaz de baratear algumas tecnologias existentes. A seguir vamos ver alguns exemplos de sua influência na tecnologia.

Pagamentos para o exterior

As transações bancárias de hoje são demoradas e caras, especialmente no que diz respeito aos pagamentos para o exterior. Uma das razões para isso é que as transações que envolvem moedas diferentes, precisam passar por muitos bancos para que sejam processados as conversões monetárias.
Segundo a Investopedia, o uso de blockchain em transações para o exterior pode reduzir em até 18% o custo dessas operações. Outra vantagem é a velocidade, quase instantânea, de execução. Sua implantação depende apenas de uma regulação do setor para adotar esse tipo de procedimento.

Contratos inteligentes

Os contratos inteligentes são aqueles que podem ser verificados por computadores se seus termos estão de acordo com ambas as partes interessadas. Quando as condições são aceitas, os contratos podem ser, então, executados. Isso é feito de forma semiautomática. Assim como os pagamentos para o exterior, essa atividade tornam os contratos muito mais baratos de serem produzidos.
Para os contratados essa é uma alternativa mais segura e rápida aos contratos informais. Dessa forma, o potencial dos contratos inteligentes é quase ilimitado, pois esse modelo se aplica a qualquer situação onde um contrato seria usado.
Os entusiastas da tecnologia colocam o contrato inteligente como uma das aplicações mais promissoras do blockchain. No entanto, eles alertam: investidores não devem assumir os contratos inteligentes como uma solução mágica para os contratos de lei, pois as informações colocadas pelos contratantes precisam ser verificadas.

Gestão de identificação

A identificação pessoal é um problema em várias partes do mundo. Muitos lugares não possuem um sistema de identificação única que reúnem todas as informações sobre seu portador. O blockchain pode ser usado como um sistema que transfere e valida as identificações de um usuário como habilitações de trânsito, planos de saúde, título de eleitor etc.
Além disso, a gestão pode ajudar a resolver o problema de identificação na internet. O blockchain oferece um alto nível de segurança devido ao seu processo de verificação independente nas redes de computadores. O mecanismo de aprovar as transações somente após as verificações fazem com que usuários e aplicações na internet possam se identificar por meio dessa tecnologia.
Os potenciais usos do blockchain empolgam os entusiastas em tecnologia. As mais diferentes aplicações usando essa tecnologia vem sendo exploradas pelos usuários e novos usos podem surgir com o tempo. O que se sabe é que o blockchain é uma tendência e vai mudar a forma com que a sociedade se relaciona.
Gostou do nosso conteúdo sobre blockchain? Então não deixe de nos seguir no FacebookTwitter e Linkedin. Até a próxima.

5 Comentários

  1. Bom dia ! Gostaria de saber se há agenda de treinamento na solução Blockchain. Estou precisando conhecer a tecnologia para utilizar na empresa.

    • Redação Impacta disse:

      Olá Celio, bom dia!
      Que bom que tenha se interessado em nosso curso de Blockchain. O que acha de passar o seu contato para um dos nossos consultores educacionais falar com você?

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!