faceboook

Por que a apresentação e oratória são um diferencial?

Muita gente acaba não se preocupando, mas saber fazer bem uma apresentação e oratória são habilidades muito valorizadas na carreira. Entenda aqui!(...)

Autor: Redação Impacta

Todas as pessoas querem entender como se destacar no mercado de trabalho e conquistar as melhores oportunidades de emprego. Porém, o que quase ninguém compreende é que a apresentação e a oratória são diferenciais profissionais quando você domina essas habilidades.
Saber se apresentar e estabelecer uma boa comunicação pode levá-lo a conquistar os mais altos cargos em grandes empresas, pois o mercado de trabalho encontra-se em falta desse tipo de profissional.
Dessa forma, vamos aprender neste post quais os principais benefícios e ainda dar algumas dicas de como melhorar a sua apresentação e oratória.  

Os benefícios de se preparar para ter uma boa apresentação e oratória

São inúmeros os benefícios de se apresentar. Veja abaixo algumas das vantagens para você.

Transmite confiança

Ter confiança em uma relação de trabalho é essencial para quem deseja alcançar o sucesso. Geralmente, o fracasso na área profissional está ligado à falta de confiança em si mesmo.

Por isso, ao se preparar para ter uma boa apresentação e oratória, você ganhará confiança para lidar com as dificuldades, como também transmitirá essa confiança para as demais pessoas que estão ao seu lado.

Por que a apresentação e oratória são um diferencial profissional

Ajuda para ser mais criativo na comunicação

O mercado de trabalho procura por pessoas criativas, que saibam lidar com as situações adversas com facilidade. Por isso, ter uma boa apresentação e oratória se tonará um diferencial profissional para que você possa estabelecer uma comunicação eficaz em vários contextos diferentes.
Com isso, você terá melhores ideias e saberá usar a melhor forma de conversa em cada situação. Por exemplo, a maneira como você apresenta um serviço para o cliente é diferente da forma como você realiza a cobrança de um pagamento em atraso. É preciso estudar como se comunicar corretamente nessas duas situações, para alcançar o seu sucesso profissional.

Desenvolve postura e gestos adequados

Além de ser mais criativo na comunicação, você também desenvolverá postura e gestos adequados. Isso é muito importante, uma vez que trabalhar a linguagem corporal é essencial para ter sucesso em sua comunicação.
Não adianta, por exemplo, você saber se comunicar acertadamente em uma entrevista de emprego, mas estar de braços cruzados, demonstrando ter uma péssima postura. Você será bem-sucedido na linguagem corporal quando se preparar para aperfeiçoar a apresentação e oratória.    

Ordena a exposição de forma organizada e lógica

Ordenar a exposição de forma organizada e lógica é um problema para a maioria dos profissionais. Muitas vezes, encontramos pessoas que realizam apresentações sem começo, meio e fim. Além disso, acabam expondo muitas informações contraditórias que confundem o seu ouvinte.
Isso acontece porque não se preocuparam em se preparar para ter uma boa oratória. Somente quando você se prepara é que você saberá realizar uma exposição de forma organizada e lógica. Pois, é preciso refletir sobre o que está expondo e de que modo devo transmitir essas informações para o entendimento do seu ouvinte.

Dicas de como melhorar a apresentação e oratória

Depois que você viu sobre os principais benefícios para fazer uma boa apresentação e oratória, veja abaixo algumas dicas de como melhorá-la.

Monte um roteiro

Para organizar a sua apresentação e oratória é fundamental que você monte um roteiro com todas as informações que você necessitará transmitir. Para isso, pegue uma folha de caderno e coloque em tópicos os principais assuntos.
Isso, além de ajudá-lo a organizar a sua fala, também fará com que você possa lembrar de situar o que é mais importante em sua conversação.

Estude o tema

Para se sair bem é essencial que você estude o tema, uma vez que não podemos falar daquilo que não conhecemos. Quanto mais você estudar e se aprofundar sobre aquilo que vai dizer, mais fácil será a sua comunicação.
Não anseie. Se necessário, compre livros e revistas que tragam informações úteis para você dominar o assunto com inteligência. Procure também por blogs e sites relevantes para ajudá-lo.  

Tenha postura e linguagem corporal

Como dito nos benefícios, para ter uma boa apresentação e oratória, é preciso que você tenha postura e linguagem corporal correta no momento da conversa com o seu ouvinte. Nunca fale com os braços cruzados e sempre olhe nos olhos da pessoa, pois isso revela mais confiança no que você fala.
Dessa forma, não se esqueça de que além de treinar a linguagem verbal, também é preciso estar atento a como você se comunica com o seu corpo. Isso fará muita diferença para o seu sucesso profissional.

Use a língua formal

Sabemos que em um momento com a família e os amigos, muitas vezes, nos expressamos de forma coloquial. Porém, quando estamos situados em uma relação de trabalho nunca devemos usar esse modo de falar.
A nossa língua deve ser a formal, conforme a gramática da Língua Portuguesa nos ensina. Por isso, nada de gírias ou formas de falar urbanos, como a não conjugação dos verbos e a falta de concordância das palavras.

Transmita a mensagem com clareza

Nada é mais importante do que saber transmitir a sua mensagem com clareza, tendo a certeza de que o seu ouvinte está compreendendo o que você comunica.
Para isso, procure falar pausadamente e nunca converse com algum objeto na boca. Por exemplo, caso você esteja conversando com o seu chefe, você pode até mesmo perguntá-lo se está compreensível para ele o modo como você se comunica.

Faça um curso para aprender técnicas eficazes

É fundamental para você fazer um curso para aprender técnicas eficazes que vão levá-lo a ter uma boa apresentação e oratória. É por meio desse curso que os seus pontos fracos serão trabalhados, assim como os pontos fortes serão aperfeiçoados.
O curso é ministrado por profissionais capacitados que entendem do assunto e querem transformar a sua comunicação para que você suba os mais altos degraus da sua carreira profissional.
Portanto, aprendemos neste artigo sobre como a apresentação e oratória são um diferencial profissional para que você conquiste o sucesso em seu trabalho. Vimos que a maneira como você se organiza e estabelece a sua comunicação fará toda a diferença para obter os melhores empregos. É útil que você procure fazer cursos que vão capacitá-lo melhor para isso.  
Então, gostou do nosso texto? Agora compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais e os ajude a ficarem informados sobre o assunto.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!