faceboook

Cursos e certificações na área de desenvolvimento

Quer construir um carreira em desenvolvimento? Então, você precisa conhecer os principais cursos e certificações que te ajudarão a dominar o mercado!(...)

Autor: Redação Impacta

O mercado de trabalho encontra-se cada vez mais exigente. Não basta o profissional ser qualificado, é exigido que ele possua também certificações em tecnologias da área em que atuará. Um dos cargos mais requisitados do mercado atualmente é o de desenvolvedor Full Stack
Em linhas gerais, o desenvolvedor Full Stack é responsável pelo desenvolvimento de sites web e tem um conhecimento tanto do Front-End quanto do Back-End para o desenvolvimento.
O desenvolvimento web se encontra em alta em virtude de a internet já ser parte do cotidiano de todos. Praticamente tudo o que as pessoas fazem precisa de acesso à internet em algum ponto de suas tarefas: seja pagar uma conta no banco, enviar uma mensagem a um amigo, passar um e-mail profissional ou tirar aquela dúvida no trabalho.
A alta influência que a internet exerce sobre o cotidiano das pessoas faz com que mais e mais serviços sejam lançados para plataformas online. Lojas virtuais e canais de entretenimento estão entre os exemplos mais claros dessa influência.
Pensando nisso, este artigo mostrará os 6 principais cursos e certificações para alavancar a sua carreira em desenvolvimento. Principalmente para aqueles que pretendem alcançar a carreira de um desenvolvedor Full Stack, profissão altamente requisitada pelas empresas.

Certificações em tecnologia Front-End

O Front-End é o ponto de partida do desenvolvedor Full Stack. Nessa área, o desenvolvedor foca seu conhecimento na parte do sistema web que será apresentado ao usuário final, ou seja, o layout, o design e a apresentação do conteúdo. Para isso, são recomendadas quatro certificações para se tornar um Front-Ender qualificado: HTML, CSS, JavaScript e Angular JS.

1. HTML

HTML é o acrônimo para Hyper Text Markup Language. É uma linguagem de marcação de texto interpretada pelo navegador. Com o conhecimento de HTML, são feitas as estruturas básicas de uma página web, tais como cabeçalhos, tamanho da fonte, parágrafos, rodapés etc.
O conhecimento de HTML para o desenvolvedor Front-End é a espinha dorsal de todas as tecnologias envolvidas. Com ele, será feita toda a estrutura básica de uma página web, como o posicionamento de blocos de informação. O curso HTML5 Fundamentos oferece uma boa perspectiva sobre esse assunto.

2. CSS

O CSS anda geralmente de mãos dadas com o HTML por ser um complemento a ele. Cascade Style Sheets, ou CSS, é a tecnologia que cuida do estilo de uma página web.
O profissional certificado pelo curso de CSS3 dominará os conceitos do CSS e se tornará responsável por definir o visual que uma página web vai ter. Com conhecimento de CSS, é possível criar visuais poderosos e atrativos.
O CSS que funciona para separar o estilo de uma página de sua estrutura também pode ser usado junto a outras tecnologias, como o XML, por exemplo.

3. JavaScript

Uma pesquisa realizada pela StackOverflow mostra o JavaScript como a linguagem mais popular para os desenvolvedores Full Stack. Isso porque ela é a única linguagem de programação que é executada nativamente pelos navegadores web.
Além disso, ela também vem sendo usada por desenvolvedores Back-End, se tornando uma solução viável para ambos os casos. Junto com o HTML e o CSS, o JavaScript forma a tríplice fundamental do desenvolvimento Front-End.
O desenvolvedor certificado em Javascript será o responsável por manter as páginas web mais interativas e fornecer aplicações online que interagem diretamente com o usuário.

4. AngularJS

O AngularJS é um framework baseado em JavaScript que facilita o desenvolvimento de aplicações em Front-End, transformando o tipo de linguagem lida pelo HTML.
O profissional certificado em AngularJS será o responsável pelas aplicações interativas em páginas web e a criação de aplicações online que executam diretamente no navegador do usuário.

A principal vantagem do AngularJS é a facilidade de aprendizado e os altos índices de produtividade. Com esse framework que é mantido pela Google, é possível construir aplicações robustas e eficientes para web.

Comece a carreira em desenvolvimento com esses cursos e certificações

Certificações em tecnologia Back-End

A parte Back-End do desenvolvimento se concentra no servidor de aplicação. Nesses servidores, serão controlados os banco de dados, e processada a informação requisitada pelo usuário e todo o tipo de cálculo necessário para executar as aplicações.

Para se tornar um Back-Ender qualificado, sugere-se conhecimento de linguagem de programação, como Python, e entendimento de banco de dados, como MySQL.

5. Python

Python é uma linguagem de programação conhecida por sua velocidade e pelo seu estilo compacto de escrever. Com poucas linhas de código, é possível escrever muitas instruções aos programas. Por isso, é uma linguagem muito popular entre os desenvolvedores Back-End.
Além disso, conta com um conjunto vasto de bibliotecas que possuem as mais variadas funcionalidades para desenvolvimento, poupando tempo e trabalho. O Python também conta com um framework próprio para desenvolvimento web chamado Django.
O curso programando com a linguagem Python introduz ao desenvolvedor as principais características e sintaxes dessa linguagem, fornecendo um bom panorama para o desenvolvimento em servidor de aplicações web.

6. MySQL

Fazer um curso de banco de dados é essencial para qualquer desenvolvedor. Praticamente qualquer aplicação necessita que dados sejam armazenados de forma esquemática e acessível às aplicações.
Para aplicações web, o banco de dados mais utilizado é o MySQL. Ele se destaca por ser gratuito e também por ter características importantes, como velocidade, persistência de dados, robustez e alto suporte da comunidade para desenvolvimento de novas funcionalidades.
O curso MySQL – Módulo I oferece ao usuário toda a base necessária para desenvolver banco de dados em MySQL para qualquer tipo de aplicação, inclusive desenvolvimento web.
Um bom desenvolvedor Full Stack ou até mesmo um gerente de projetos precisa ter um conhecimento amplo das ferramentas de desenvolvimento de seus produtos e as plataformas em que atuam.
O conhecimento das tecnologias envolvidas sempre foi essencial para a tomada de decisões de um projeto. Um bom gestor sempre fará uso da melhor ferramenta disponível para sua equipe. Por isso, é necessário estudar e certificar-se das principais ferramentas e tendências.
As exigências do mercado estão cada vez maiores. Por isso, preparar-se com cursos e certificações dão um diferencial para aqueles que buscam oportunidades melhores de emprego.
Para não ficar atrás da concorrência, procure por certificações em tecnologias que irão destacá-lo no mercado de trabalho. Entre em contato conosco para saber quais cursos e certificações mais se adéquam ao seu perfil profissional. Até a próxima!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!