Cursos rápidos: um guia para turbinar a sua carreira!

Quer dar um Up na sua carreira de forma rápida e eficaz? clique no link e venha conferir essas dicas!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O mercado de trabalho está aquecido. Com a retomada do crescimento do número de postos com carteira assinada, a qualificação é essencial para se destacar entre os candidatos. Assim, é possível conquistar as melhores vagas. Pensando na empregabilidade, os cursos rápidos são uma ótima opção para aqueles que querem aproveitar o momento e decolar na carreira.
Mas para turbinar a sua vivência profissional ou até mesmo colocar em prática o sonho de atuar em um concorrido segmento como o mercado de tecnologia, existem algumas dicas sobre atualização e conhecimento que são importantíssimas.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo mais do que completo. Vamos abordar as tendências de atuação em tempos de transformação digital e aprofundar nas características dos cursos rápidos, que são motores potentes para dar uma acelerada profissional. 
E aí, que tal conquistar de vez o seu lugar no mercado de trabalho? Boa leitura!

O que você sabe sobre o mercado de trabalho?

Crescer no mercado de trabalho requer um bom conhecimento sobre as habilidades que são mais procuradas nos profissionais, assim como saber quais áreas estão se desenvolvendo com maior velocidade. 
Em um momento no qual setores como o da tecnologia da informação (TI) se expandem, e a 4ª Revolução Industrial faz com que a automação se espalhe com um número crescente de empresas, uma ampla gama de cursos faz com que o setor seja uma boa opção para quem quer ver a sua carreira deslanchar.
Mas se engana quem pensa que somente o conhecimento é a base para o sucesso. Nos dias atuais, ter uma bagagem de informações técnicas é essencial, mas precisa estar somada a outros pontos — como as soft skills (ou as chamadas habilidades interpessoais). Equilibrá-las com as hard skills, portanto, é um importante diferencial.
O mercado tem valorizado cada vez mais aquelas pessoas que têm competências diversas e que são boas tanto nas funções operacionais quanto nas habilidades comportamentais. 
O mercado 4.0, aliás, exige aptidões muito específicas do profissional. Por isso, falaremos a seguir sobre quais premissas devem ser aprimoradas.

Exigências ao profissional no mercado 4.0

Quem está em busca do primeiro emprego precisa levar em conta que a inteligência das máquinas é uma necessidade latente nos mais diversos setores. 
Por isso, o profissional precisa entender a importância da tecnologia para otimizar processos, reduzir custos, potencializar a segurança das informações e garantir maior eficiência produtiva.
O profissional deve entender que a tecnologia aplicada em todas as áreas é uma realidade. Mas as soft skills que citamos anteriormente se mostram indispensáveis. É necessário que o profissional trabalhe:

  • inteligência emocional;
  • potencial criativo;
  • capacidade de solucionar problemas;
  • persuasão;
  • autoconhecimento;
  • gestão de tempo.

Instituições de ensino com grades curriculares voltadas para as demandas do mercado e que se preocupam com a formação completa dos estudantes costumam incluir no escopo disciplinas relacionadas às soft skills
Apesar de a graduação ser o caminho mais seguro e completo para adquirir essas habilidades, existem cursos rápidos que podem cumprir essa função e, assim, acelerar o seu progresso na carreira.
Também é importante ficar de olho nas profissões que estão em alta. Assim, você potencializa as suas chances de conseguir uma boa posição no mercado de trabalho.

Profissões em alta em tempos de transformação digital

O mercado 4.0 fortaleceu o setor da tecnologia, e novas ocupações foram criadas para suprir demandas da transformação digital. De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, até 2022 estarão em alta profissões como:

  • analista de dados;
  • cientista de dados;
  • desenvolvedor de softwares
  • desenvolvedor de aplicativos móveis;
  • desenvolvedor organizacional.

Muitas delas podem ser seguidas com o aprendizado por meio de cursos rápidos. Mas seguir carreira em tecnologia é estar sempre conectado com as novidades que são tanto implementadas na infraestrutura da empresa quanto utilizadas para conectar negócios com as inovações.
Ao pensar no quanto o campo da TI se desenvolveu, é válido levar em consideração também como os equipamentos foram aprimorados — assim como os processos de configuração se tornaram mais relevantes e a segurança passou a ser assunto prioritário nas companhias.
Ser gestor de projetos ou designer também são profissões que prometem bons resultados tanto hoje quanto nos próximos anos.
Conhecendo algumas possibilidades que podem desenvolver no seu emprego, chegou a hora de saber como alcançar os seus objetivos de carreira. Para isso, vamos falar sobre os cursos rápidos.

O que são os cursos rápidos?

Os cursos rápidos, também conhecidos como cursos de qualificação, são perfeitos para quem quer se especializar em alguma área muito específica de atuação, sem precisar dedicar um grande espaço de tempo da rotina.
Para quem quer turbinar o seu perfil profissional e ficar por dentro das novidades tecnológicas, esse modelo de estudo auxilia tanto no treinamento quanto no aperfeiçoamento de conhecimentos específicos. 
Por isso, podem acelerar a entrada no mercado de trabalho e, da mesma forma, facilitar uma progressão profissional para quem já está inserido em alguma empresa.

Os cursos rápidos estão disponíveis em vários formatos

Atualmente, com as muitas ferramentas e inovações implementadas por boas instituições de ensino, é possível encontrar cursos rápidos em diferentes modalidades: presencial, semipresencial ou 100% online.
O importante é optar por aquele que mais se adéqua à sua rotina. Também pense em entender como você pode se beneficiar do formato para que nunca faltem boas oportunidades de trabalho.

As possibilidades são muitas para decolar na profissão

O pouco tempo de duração faz com que os cursos rápidos funcionem bem em muitos momentos da vida. Por isso, podem contribuir para a carreira:

  • quando há alguma dúvida sobre qual profissão seguir;
  • para desenvolver habilidades específicas e aprimorar conhecimentos;
  • com foco em potencializar a competitividade no mercado de trabalho.

Muito se sabe que da grande importância de se manter atento aos movimentos do mercado. Isso faz com que os riscos de se estagnar na carreira sejam minimizados. 
Gestores e lideranças das mais variadas companhias veem com bons olhos o funcionário que busca aprender coisas novas. Essa é mais uma razão que faz com que os cursos rápidos sejam tão interessantes.

É fácil começar um curso rápido

No formato de treinamento e com tempo médio de duração de algumas horas — que vão de 8 a 40 horas —, os cursos livres também são acessados facilmente. Isso significa que não é preciso passar por um processo seletivo para começar e nem mesmo encarar uma grande complexidade de formulários ou inscrições.

Para quem é mais indicado?

Por tudo o que falamos neste conteúdo sobre mercado de trabalho, já foi possível notar que o formato é indicado para quem precisa se atualizar, mas não quer — ou não pode — dedicar muito tempo em graduações ou pós-graduações.
Afinal, a ideia de um treinamento e dos cursos rápidos é que eles sejam muito direcionados para assuntos específicos. Por isso, algumas horas de aulas costumam ser mais do que suficientes para o aprofundamento no setor.
Também é importante destacar que o modelo de curso rápido é muito interessante, mas requer envolvimento do aluno. Então, é essencial que, durante o curto tempo do curso, o aluno se dedique integralmente ao que está estudando para assimilar ao máximo as informações.
Em resumo, os cursos rápidos são mais indicados para quem:

  • quer se atualizar sobre o mercado de trabalho e reforçar a empregabilidade;
  • busca conhecimento sobre assuntos específicos;
  • acredita que é importante expandir sua gama de habilidades;
  • tem curiosidade sobre alguma área diferente da sua atuação;
  • está há muito tempo estagnado na carreira;
  • não tem tempo disponível ou recursos para investir em um curso tradicional;
  • tem pouco tempo disponível para estudar;
  • acredita que é hora de progredir no mercado de trabalho.

Se você chegou até aqui, é muito provável que tenha compreendido quais as muitas vantagens dos cursos rápidos — e, por isso, está com vontade de avançar na sua carreira e conquistar uma boa posição profissional.
Mas é comum que algumas dúvidas apareçam. Entre elas, as comparações entre os cursos técnicos e os cursos rápidos.
Os cursos técnicos são muito importante. Aliás, eles são responsáveis por aumentar a chance de inserção no mercado de trabalho, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE).
No entanto, é essencial compreender que os formatos são muito diferentes. Por isso, nem sempre o curso técnico é o mais adequado para o seu momento de vida. A seguir, vamos explicar o que diferencia os dois modelos de estudo.

Qual a diferença entre curso rápido e técnico?

Não há como dizer que, entre cursos técnicos e cursos rápidos, há um que seja melhor do que o outro. Ambos são formas de capacitação antes mesmo da faculdade. Os dois formatos podem ser muito bem aplicados na carreira de quem está disposto a se destacar.
Existem algumas características das formações técnicas que são muito particulares. Entre elas, o fato de ser um modelo que alia questões práticas com teóricas, com foco integral no mercado de trabalho.

Cursos técnicos capacitam da maneira ampla

Nessa modalidade, esses cursos têm uma duração significativamente mais longa. Enquanto os treinamentos, ou cursos rápidos, podem ser concluídos em algumas horas, os técnicos necessitam de 18 a 24 meses de dedicação.
A grade curricular mais extensa é outro ponto que chama atenção nos cursos técnicos. Várias disciplinas dentro de um campo do conhecimento são exploradas com o objetivo de alimentar o aluno com muita informação.
Ao finalizar um curso de nível técnico, o estudante recebe um diploma de conclusão de curso a partir da realização de provas e avaliações. Para que o documento tenha grande valor, é essencial que a instituição em questão seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Afinal quais as vantagens dos cursos rápidos?

Enxergar benefícios ao horizonte é um elemento importante quando o assunto é aquisição de conhecimento. No formato dos cursos rápidos, para que as conquistas sejam alcançadas — como a evolução na carreira ou a conquista do primeiro emprego — esse é um ponto que faz muita diferença.

Expansão de conhecimento

Em qualquer curso ou modelo de estudo, o ganho de informações e conhecimentos é o principal valor. É relativamente fácil mensurar o quanto você aprende ao dedicar o seu tempo para uma aula.
Com os cursos rápidos você aprende de três principais maneiras:

  • descobrindo algo sobre um assunto que você desconhece;
  • aprendendo sobre um tema que você tem uma noção superficial;
  • atualizando noções relativa à sua área de interesse ou trabalho.

Facilidade para começar

O interesse pelos cursos rápidos também pode ser alimentado pelo fato de que não é preciso muito para iniciar as aulas. Em diversas ocasiões, o treinamento pode ser feito de forma imediata, após a escolha da melhor opção. 
Se você acha que tem o perfil para trabalhar em uma startup, estar disposto a aprender continuamente é um dos pontos de atenção. Nesse sentido, os primeiros passos podem ser dados ao escolher um curso rápido.

Liberdade de local ou horário

Com a correria da vida atual, poder estudar no local e no horário escolhidos por você faz com que os cursos rápidos no formato online sejam ainda mais valiosos. 
Muitas vezes, o tempo de deslocamento faz com que o sonho da graduação ou da especialização seja deixado para depois. Mas não é o caso de um curso rápido, que ocupa um papel importante para pessoas que têm um momento de vida no qual os períodos livres são limitados.

Moderação individual

Em salas de aulas dos diversos níveis de formação, a questão do tempo de aprendizado é discutida com frequência. Cada um tem um tempo para assimilar uma nova informação ou mesmo para compreender conceitos. Essa é outra vantagem das opções que são virtuais.
Por isso, nos cursos rápidos com aulas online, a possibilidade de moderar o ritmo das aulas — acelerando, pausando ou repetindo algumas partes — não deixa espaço para cansaço, dúvidas ou desinteresse.

Amplo leque de opções

Não é um exagero dizer que existem dezenas de cursos rápidos disponíveis nas boas instituições de ensino. Por isso, você não escolhe aquele que está disponível, mas sim o que faz mais sentido para a sua vida e atende melhor às suas expectativas.
Por ser um modelo extremamente didático, o curso rápido também pode substituir necessidades de conhecimento que, no passado, eram solucionadas exclusivamente com a leitura de um livro, apostila ou artigo acadêmico.
Hoje, caso você se depare com alguma dúvida importante sobre um tema ou precise se atualizar sobre algum assunto, você pode (e deve) apostar nos cursos rápidos.

Baixo investimento

O fato de os cursos rápidos terem um preço bastante acessível é algo que faz toda a diferença até mesmo para o planejamento financeiro do profissional!
Só para fazer uma comparação, alguns desses cursos em formatos bastante completos (e carga horário de 40 horas presenciais) chegam a custar o valor de um mês de mensalidade em uma faculdade. Com pouco tempo, você já finaliza o processo de aprendizado.
O investimento reduzido, no entanto, geralmente tem um alto retorno. Além disso, costuma vir acompanhado de uma boa possibilidade de parcelamento. Por isso, faz todo o sentido aplicar recursos para aprender uma tarefa nova ou ampliar os conhecimentos sobre algum tema específico.

Fortalecimento do currículo

Talvez esse seja o ponto que une todos os benefícios citados aqui para o investimento em cursos rápidos. O currículo pode ser atualizado com muita facilidade a partir do ganho de um novo conhecimento, o que é muito positivo para quem está de olho nas oportunidades do mercado de trabalho.

É comum que os contratantes busquem por candidatos que já estão mais preparados para assumir as atividades de uma posição ou mesmo aqueles que demonstram que gostam de aprender.

309615-cursos-rapidos-um-guia-para-turbinar-a-sua-carreira-com-velocidade

Quais as opções de cursos rápidos na Impacta?

Chegou a hora de você deixar o seu currículo muito mais interessante e se destacar com alguns cursos e certificações em alta no mercado de trabalho.
A Impacta tem uma tradição de preparar alunos e profissionais para assumir posições de liderança. Com foco nos setores de TI, design e gestão, oferece cursos rápidos muito interessantes e diferenciados, com foco em atuações nos campos como design de interação e linguagem de programação.
Um exemplo de curso rápido é um voltado para Scrum. O modelo de gestão é muito utilizado por empresas inovadoras e, por isso, a Impacta aposta na oferta desse conhecimento.
Mas as ofertas vão muito além dessa área. Separamos algumas opções que podem ser ideais para você? Não perca!

Scrum — gestão e desenvolvimento ágil de projetos

O framework Scrum é muito buscado no mercado de trabalho. Ele possibilita o conhecimento da priorização, assim como da organização de entregas e a formação de equipes vencedoras. É sobre isso que fala o treinamento Scrum — gestão e desenvolvimento ágil de projetos.
No formato online, esse curso rápido está organizado em 16 horas de aulas completamente virtuais. Não existem pré-requisitos para cursar. Basta estar disposto a fazer uma imersão nas ferramentas e nos formatos de controle utilizados na metodologia Scrum.

Oficina de vídeo — a dinâmica da produção de vídeo

No campo do marketing, o mercado de produção de vídeos está aquecido. Por isso, o curso Oficina de vídeo — a dinâmica da produção de vídeo pode contribuir muito ativamente para quem deseja trabalhar em com produção de conteúdos em agências ou seguir carreira autônoma.
Com duração de 40 horas de aulas digitais, o curso apresenta as principais técnicas para a produção de vídeos. O escopo do treinamento inclui todas as fases de elaboração do processo, com foco total nas tendências e equipamentos que estão em alta no mercado audiovisual.

Gamification marketing — a estratégia dos games nos negócios

Trabalhar com games é o sonho de muitos jovens que estão por dentro das possibilidades do campo da tecnologia. Afinal, há bastante tempo os jogos perderam o seu caráter de exclusivo entretenimento e passaram a ser utilizados como ferramenta de educação.
Gamification marketing — a estratégia dos games nos negócios é uma opção de curso muito interessante para quem quer entender a ciência dos games.
De maneira muito prática e totalmente voltada para os negócios, o treinamento apresenta como os jogos podem aumentar as vendas, o engajamento dos clientes e o funcionamento dos processos.
O curso é online e aborda desde questões mais teóricas, até cases de sucesso, o framework da gamificação e um pouco sobre jogos digitais.

Fundamentos de Internet das Coisas (IoT)

Em total sintonia com o momento atual e com as demandas de mercado da transformação digital está o curso online em fundamentos de IoT. Com 2h de vídeo aulas, você amplia os seus conhecimentos e fortalece as suas chances no mercado de trabalho.
O treinamento é totalmente digital. Nele, é possível aprender tanto os conceitos quanto os elementos práticos que estão envolvidos com a Internet das Coisas.
A abordagem envolve desde casos de uso de sucesso, passando por uma reflexão sobre o cenário atual e projeções para o futuro. Ou seja, uma visão ampla e totalmente voltada para o mercado da IoT.

GDPR — Privacy & Data Protection

A segurança dos dados pessoal e a qualidade do armazenamento são assuntos muito sérios. Profissionais que atuam com a proteção de informações digitais são fortemente reconhecidos. 
Por isso, o curso de GDPR — Privacy & Data Protection traz as bases para quem deseja se certificar em EXIN Privacy & Data Protection Foundation.
Com 16h de aulas presenciais, aborda a regulação Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR). O melhor é que não existem pré-requisitos para a matrícula!
Chegamos ao final do conteúdo, mas é aqui que a sua carreira começa a decolar ainda mais! Os cursos rápidos são práticos, vão manter você por dentro das melhores práticas do mercado de trabalho e podem até mesmo melhorar a sua noção sobre tendências e desafios enfrentados em tempos de transformação digital.
Para quem quer trabalhar com tecnologia ou já está dentro da área, não restam dúvidas de que os cursos rápidos devem fazer parte da rotina de aprendizado. Com inúmeras vantagens, como o baixo investimento, curto tempo de duração, ampla gama de temas abordados e o potencial para turbinar o currículo, esses treinamentos são uma oportunidade única na profissão.
Depois de conhecer tudo sobre cursos rápidos, aproveite agora para aprender mais sobre desenvolvimento profissional e baixe o nosso exclusivo Guia para Carreira em TI!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!