Passos importantes para planejar sua gestão de carreira

Fazer uma gestão de carreira bem planejada é fundamental para ter sucesso profissional. Saiba como começar com esse 3 passos! Leia aqui.

Autor: Redação Impacta

Ter uma boa gestão de carreira é essencial para qualquer profissional que busca sucesso em sua trajetória profissional. Afinal, atingir esse nível de êxito é consequência de um longo caminho, que exige planejamento, dedicação e foco, tendo em vista que os resultados são consequência de cuidado e coragem.
Além disso, o planejamento é benéfico tanto para os profissionais quanto para a empresa. Com um bom plano de carreira, é possível saber as competências que se deve desenvolver, como se qualificar e quanto tempo levará para chegar ao patamar almejado. Para as organizações, isso diminui a rotatividade dos colaboradores e aumenta a qualidade dos serviços prestados.
Continue a leitura para entender o que é e como trabalhar a sua gestão de carreira!

O que é gestão de carreira?

A gestão de carreira é um projeto que tem o objetivo de alcançar o desenvolvimento e o sucesso no ambiente de trabalho. Ao fazer o planejamento, é importante entender em que fase você está e estabelecer seus objetivos. Também é necessário definir as principais ações para alcançar cada etapa do plano.
Para ter bons resultados, é fundamental ter disciplina, foco, paciência e determinação. Lembre-se de que o caminho para o sucesso é muito particular, e a gestão de carreira exige dedicação e tempo para se efetivar.
O plano deve ser feito de acordo com os seus desejos e expectativas. Como resultado, temos o aumento da sua proatividade e autonomia, à medida que você entende que é o único responsável pela ascensão da própria carreira.

Por que é importante fazer um planejamento de carreira?

A gestão de carreira permite que você tenha maior domínio da sua vida profissional. Com um plano preciso e claro, você terá condições de identificar problemas, realinhar objetivos e corrigir percursos. Confira, a seguir, outras vantagens de investir nessa solução!

Ajuda a progredir na profissão

Diante das dificuldades, é comum nos sentirmos entediados, cansados e aborrecidos. Assim, é mais difícil permanecer motivado, animado e estimulado com a rotina de trabalho. O ideal é não aceitar essa condição e encarar o desafio de progredir.
Para superar essa situação, é necessário incrementar suas habilidades e estabelecer objetivos por meio de estratégias planejadas de forma eficiente. Nesse cenário, um bom plano de gestão de carreira oferece caminhos certeiros em direção ao progresso profissional.

Promove salários melhores

Com mais dedicação e foco, você eleva a sua proatividade e passa a ter maior reconhecimento na empresa. Isso permite a conquista de novos cargos e, até mesmo, de salários melhores.
Uma condição financeira melhor leva a outros benefícios pessoais, como melhor controle do tempo e menor nível de estresse. Além disso, você pode aproveitar a diferença para investir em formações complementares e aumentar seu leque de conhecimento.

Orienta e motiva para o futuro

Profissionais que buscam o desenvolvimento de carreira ficam mais motivados para realizar suas obrigações dentro da empresa. Além de aumentar a produtividade, isso também se reflete na busca por novos desafios.

Ajuda a sair da zona de conforto

A zona de conforto traz a falsa sensação de segurança que impede a evolução profissional. Com o passar do tempo, a pessoa não percebe mais que está estagnada. A preguiça, o medo e a soberba são os principais motivos para alguém chegar a esse estágio.
Sentir-se seguro é muito importante, porém, o profissional só consegue evoluir, crescer e se desenvolver caso saia da zona de conforto e se permita aprender coisas novas. Portanto, nunca fique parado com relação aos seus sonhos.

Para que seus projetos e negócios cresçam, é fundamental ousar e assumir riscos. Se você deseja alcançar novos níveis na carreira e na vida pessoal, é necessário saber arriscar e aproveitar as oportunidades.

Por onde começar?

Fazer um plano de gestão orienta melhor o seu percurso profissional e ajuda a compreender quais habilidades devem ser desenvolvidas para crescer na carreira. Confira o passo a passo para fazer um planejamento efetivo.

1. Avalie seus pontos fortes e fracos

Existem algumas abordagens, como a análise SWOT pessoal, que ajudam a avaliar melhor seus pontos fortes e fracos. O método ajuda a se autoconhecer e desenvolver estratégias para entender o seu potencial. Isso resulta em maior proatividade e autonomia. Os pontos que devem ser avaliados são:

  • strengths (forças): descreve seus talentos, suas habilidades e suas competências;
  • weaknesses (fraquezas): simboliza o que bloqueia, limita ou impede o seu potencial;
  • opportunities (oportunidades): retrata suas chances reais de evoluir;
  • threats (ameaças): é tudo aquilo que prejudica o seu sucesso e a sua felicidade.

2. Defina objetivos e estratégias

Objetivos são fundamentais para ter estratégias e analisar sua evolução. Afinal, eles ajudam a definir caminhos a serem seguidos no seu plano de carreira. O ideal é não trabalhar com muitas metas ao mesmo tempo — a menos que você já esteja acostumado.
Depois, defina a ordem de prioridade e faça adaptações, caso perceba que os objetivos não estão sendo alcançados. Também é importante estipular prazos, mas lembre-se de que períodos muito curtos podem dificultar a realização das atividades, assim como tempos longos fazem com que você deixe de cumprir uma meta.

3. Tenha um plano de ação

Fazer um curso de aprimoramento de habilidades é um passo fundamental para iniciar a sua gestão de carreira. A especialização contribui para que você se atualize em alguma área importante do mercado e tenha um diferencial técnico. Hoje, existem muitas certificações, além de ótimos cursos de MBA (Master of Business Administration) e de pós-graduação para quem busca uma qualificação completa.
Investir em aperfeiçoamento profissional faz com que o seu conhecimento não fique restrito apenas ao que você considera relevante. Além disso, os cursos melhoram o entendimento das novidades tecnológicas de diferentes setores, de forma que você conheça o que já é estudado e aplicado por grandes profissionais.
Isso permite que você tenha um preparo teórico e prático para tomar decisões mais acertadas. As aulas também ajudam a pensar sobre outros caminhos e desejos, sendo mais fácil adaptar e atingir os seus objetivos.
A gestão de carreira ajuda a ter clareza com relação às suas metas e permite entender em que estágio de desenvolvimento profissional você quer chegar. Além disso, o planejamento mostra quais estratégias devem ser aplicadas para ter resultados, evitando perda de tempo, energia e dinheiro com ideias inviáveis ou pouco significativas.
Gostou das informações? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter! Assim, você recebe diretamente em seu e-mail outros conteúdos para alavancar a sua carreira!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!