faceboook

Tudo o que você precisa saber para ter um planejamento financeiro eficiente

Ter um planejamento financeiro eficiente é fundamental para alcançarmos os objetivos pessoais e profissionais. Veja aqui como garantir o seu também!(...)

Autor: Redação Impacta

Sem dúvidas, ter um planejamento financeiro é indispensável para você que pretende alcançar independência financeira e conquistar excelentes oportunidades profissionais. O fato é que cada pessoa administra as suas finanças de uma maneira, mas será que o método utilizado por você tem trazido bons resultados?
Se a resposta for não, é preciso ter cautela e observar seus hábitos financeiros atuais. Na maior parte das vezes, apenas ter vontade de alcançar mais prosperidade não é o suficiente para alcançar níveis maiores quando o assunto é dinheiro. É fundamental ter um método capaz de colocar você em ação para atingir os seus sonhos mais inspiradores!
O ato de planejar é o ponto de partida para obter os resultados desejados. Afinal de contas, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve, não é mesmo? Para lhe ajudar a alcançar os seus objetivos financeiros, a seguir, compartilharemos todas as práticas que você precisa saber para criar o seu plano de finanças de maneira efetiva. Vamos lá!  

O que é um planejamento financeiro?

Primeiramente, é necessário entender o que realmente é um planejamento financeiro. Esse documento consiste na reunião dos principais caminhos que vão conduzir você aos seus objetivos mais grandiosos. Isto é, não basta apenas desejar — é preciso identificar claramente aonde quer chegar e quais ações serão essenciais nessa jornada.
É uma forma de organizar o seu dinheiro para proporcionar mais liberdade e qualidade de vida. Por meio desse plano, é possível concentrar esforços para realizar sonhos em longo prazo, mas também constatar as atitudes imediatas que precisam ser tomadas rumo ao cenário desejado e distante do momento atual.
É muito comum que várias pessoas se percam nas suas tarefas ao longo do dia e não façam o que precisa ser feito. Ou seja, ter um planejamento eficiente permite direcionar o seu foco para as atividades que vão estar verdadeiramente coerentes com a rota mais apropriada para alcançar as suas metas. Mas, afinal, como criar um plano financeiro eficaz? A seguir, você descobrirá!

Como elaborar um planejamento financeiro eficiente?

Fazer o diagnóstico da sua situação financeira é o primeiro passo para fazer seu planejamento

Faça um diagnóstico da situação atual

Para alcançar os patamares financeiros desejados, antes de tudo, é preciso detectar como está o seu estado financeiro atual. Isso muda tudo, pois se a situação for a de uma pessoa extremamente endividada, sugerir como táticas iniciais investir o dinheiro em imóveis não vai fazer o menor sentido. Tal análise é de suma importância, tendo em vista que influencia a definição de estratégias mais adiante.
Nessa etapa inicial, é preciso perceber como a sua vida financeira está, ou seja, é indispensável reconhecer o valor total dos seus ganhos mensais, quais são os custos mensais, qual o patrimônio líquido que você apresenta (tudo que você tem menos tudo que você deve) e quais são os investimentos que estão rendendo dinheiro.
Todas essas informações contribuem para saber como realmente está a sua vida financeira hoje. É a partir daí que começaremos a planejar as suas finanças de maneira organizada e eficiente.

Defina metas e objetivos reais

Mais importante do que estabelecer metas é que elas sejam de fato realizáveis. O que acontece é que várias pessoas estipulam objetivos que não são nem de longe executáveis. Um exemplo disso é um profissional que gasta mais do que ganha e coloca como primeira meta investir em ações imediatamente. Nesse caso, o ponto de partida deve ser o objetivo de sair das dívidas o mais rápido possível.
Além disso, é essencial fazer o exercício de se visualizar com a vida “ideal”. Assim, você poderá descrever quanto gostaria de ganhar mensalmente, qual o valor do patrimônio que pretende acumular ao longo dos próximos cinco ou dez anos. Isso ajuda bastante a encontrar meios para alcançar o nível que merece atingir nos próximos anos.
Portanto, procure relacionar tudo o que pretende conquistar e organize em metas com prazos muito bem definidos. Se o principal objetivo é eliminar as contas vencidas, determine quanto tempo será necessário, considerando o seu rendimento atual para sair dessa situação.
É importante ressaltar que todo planejamento bem-sucedido começa com propósitos claros. Sendo assim, procure examinar tudo que você pretende conquistar no âmbito financeiro e anote no planejamento.

Tenha um controle financeiro

Um dos principais equívocos cometidos por várias pessoas é não ter um controle preciso dos seus gastos. Muitas vezes, você pode estar desperdiçando dinheiro sem perceber. Por isso, é fundamental criar uma estratégia dentro do planejamento para criar o hábito de monitorar as despesas diariamente.
As planilhas são excelentes ferramentas para organizar todos os custos, no entanto, existem diversos aplicativos que também são muito eficientes na organização financeira pessoal. O importante é criar o costume de anotar tudo que você gasta. Com isso, perceberá ao longo do mês como a sua renda está sendo distribuída, o que torna mais fácil identificar novos métodos para economizar, poupar e multiplicar o seu dinheiro.

Crie estratégias para poupar seu dinheiro

É fato que várias pessoas preferem viver um prazer imediato a pensar em um futuro promissor quando o assunto é dinheiro. No entanto, é possível vivenciar o presente com qualidade sem comprometer o futuro. Por isso o planejamento é tão importante, pois, com esse documento, você vai se organizar para ter reservas de dinheiro e, ao mesmo tempo, apreciar as atividades que lhe fazem feliz!
O que acontece é que, muitas vezes, o dinheiro para poupar acaba não sobrando, porque as pessoas priorizam outras coisas. O equilíbrio é a dica para quem pretende viver bem, mas deseja poupar mais. Ao viver de acordo com o seu padrão financeiro, por exemplo, você terá margem suficiente para guardar.
Se a pessoa não tem dinheiro para sair no final de semana e decide passar no cartão de crédito, ela pode estar perdendo uma ótima chance de guardar dinheiro. Afinal de contas, poupar exige disciplina e foco no que se pretende alcançar por meio desse esforço. O erro é que as pessoas visualizam apenas sacrifício enquanto a motivação maior é o triunfo ao final da jornada.

Escolha a sua estratégia de investimento

De fato, poupar dinheiro é um hábito indispensável para quem almeja ter mais prosperidade financeira. No entanto, investir também é indispensável para multiplicar a sua renda. Nessa fase, é preciso entender o tipo de risco que se está disposto a correr. Afinal, existem diversos tipos de investimentos, com diferentes níveis de “perigo”.
Você se considera uma pessoa ousada ou conservadora no aspecto financeiro? Além disso, é preciso definir qual o valor da quantia que se está disposto a investir e em quanto tempo esses rendimentos serão necessários.
Os consórcios de automóveis são uma opção interessante de investimento, no entanto, é algo mais indicado para os investidores que não querem resgatar o dinheiro imediatamente. Já o investimento na aquisição de imóveis para locação envolve um retorno mais rápido em relação ao consórcio.

Então, procure entender primeiramente o seu perfil e qual a velocidade ideal para obter esse retorno financeiro, para avaliar as opções de investimento disponíveis no mercado.

Saiba como ter um planejamento financeiro eficiente

Aprenda a fazer escolhas financeiras mais estratégicas

É preciso incluir nas estratégias do seu planejamento a comparação de preços antes de comprar um item para evitar o desperdício e até mesmo rever a forma como tem comprado alguns produtos. Muitas pessoas utilizam o cartão de crédito, que poderia ser substituído por compras isentas de juros se o pagamento fosse à vista.
Afinal, em diversos momentos, vale a pena esperar um tempo maior para adquirir um bem pelo menor preço possível. Com um plano bem estruturado, você desenvolverá uma visão mais em longo prazo e entenderá a importância de pensar no futuro para obter resultados financeiros mais expressivos.

Monitore o seu planejamento financeiro periodicamente

As pessoas mudam constantemente e os seus objetivos também. Por esse motivo, é importante rever o plano com frequência para adaptar a sua nova realidade. Além do mais, também é fundamental observar se as metas de curto prazo estão realmente sendo cumpridas ou se precisam ser ajustadas.

Qual a importância de definir metas e objetivos financeiros?

Um dos ingredientes mais estimulantes para a motivação é definir onde você pretende chegar dentro dos próximos anos. Em vez de direcionar o olhar para os desafios que surgem, as pessoas desenvolvem a capacidade de visualizar os seus sonhos realizados. Assim, todo o esforço ao longo do trajeto se torna ainda mais compensador.
Por isso, é de suma importância definir as metas que serão necessárias para atingir os objetivos traçados. Sem falar que os objetivos são verdadeiros guias para ajudar você a encontrar os melhores caminhos na realização dos seus sonhos. Afinal, não basta desejar — é preciso agir na direção correta.
Outra vantagem em determinar objetivos e metas é que, ao fazer isso, você terá uma visão clara de curto, médio e longo prazo. Se a meta é adquirir um carro dentro de cinco anos, separar um valor mensal para investir no consórcio pode ser muito interessante. Concluindo, quando você sabe onde exatamente deseja estar, se torna mais fácil identificar novas possibilidades para cumprir o seu propósito.

Como investir e gerenciar os seus ativos financeiros?

Os ativos financeiros podem ser negociados no mercado de finanças e têm maior liquidez. Eles podem ser definidos como investimentos que proporcionam um retorno financeiro sem que você precise necessariamente trabalhar para obtê-lo. Existem basicamente dois tipos de ativos: os de renda fixa e variável.
A poupança e os títulos públicos são ativos de renda fixa mais populares e representam uma das formas de gerenciar o seu investimento. Se você está em busca de segurança na criação de uma reserva financeira, essa é uma das maneiras mais apropriadas para obter retorno. No entanto, o rendimento é baixo, assim como o risco.
Já o mercado de ações pertence ao grupo de ativos de renda variável. Se o objetivo é ter um bom rendimento em longo prazo e você tem um perfil mais ousado — já que essa opção oscila bastante —, as ações de grandes empresas são excelentes alternativas de investimento.

A escolha do ativo depende do objetivo, do tempo que pretende obter retorno e do perfil do investidor. Portanto, considere esses três aspectos no momento de decidir como investir e gerenciar os seus ativos financeiros.

Manual-da-Organizacao-Financeira-Pessoal

O que fazer para receber uma promoção no trabalho?

Uma das principais formas de investimento para conquistar a tão sonhada independência financeira é investir pesado no seu desenvolvimento profissional e conquistar uma promoção de cargo.
Apesar de não existir uma fórmula, pois cada empresa tem uma cultura própria e, consequentemente, métodos distintos para estabelecer planos de carreira, selecionamos algumas das melhores práticas para ajudar você a ser promovido.

Saiba que qualificação profissional hoje é básico

Sabemos que desenvolver as competências profissionais que o cargo desejado exige é obrigatório, em especial, nos dias de hoje. Ou seja, é preciso investir tempo e dedicação para acompanhar as tantas mudanças que temos visto. Com o acesso facilitado à informação, é preciso tomar cuidado para não perder o foco. Afinal de contas, diante de tantos conteúdos disponíveis, é fundamental selecionar os que realmente fazem sentido para você.
Os cursos a distância são uma excelente solução para estudar online e, o melhor, de qualquer lugar. Essa democratização da educação também permite que você se qualifique independentemente da sua área. Desde graduações, cursos técnicos ou capacitações de aperfeiçoamento, estudar é uma obrigação do profissional contemporâneo.

Invista na sua inteligência emocional

Embora a formação acadêmica seja ainda muito importante, as organizações têm dado maior destaque às características comportamentais dos profissionais. Isto é, a capacidade que as pessoas têm de lidar com os colegas, resolver problemas, receber críticas, reconhecer suas potencialidades e fraquezas, entre outros pontos. Todos esses elementos se transformaram em pré-requisitos para alçar voos maiores na sua carreira.
Por essa razão, desenvolver essas habilidades pode ser um fator diferencial. Até porque, para muitas empresas, de nada adianta ter um profissional muito qualificado, mas que não tem empatia na sua comunicação e jamais se coloca no lugar do outro, por exemplo. Por isso, procure adquirir conhecimento para ter desenvolvimento pessoal e profissional.

Tenha bons contatos

O networking ainda é um canal muito poderoso para ajudar você a ter resultados grandiosos na carreira. Sendo assim, procure manter um relacionamento harmônico com todas as pessoas à sua volta e, sempre que possível, auxilie alguém. Esse relacionamento interpessoal é um dos fatores considerados pela liderança no momento de promover um profissional.
Além disso, procure participar dos eventos que surgem relacionados à sua área, para se manter atualizado. Sem dúvidas, estar por dentro das maiores tendências demonstra dinamismo e interesse em aprender. Certamente, essas virtudes são valorizadas pelo gestor da empresa e podem influenciar a sua decisão.

Enxergue soluções e não problemas

As empresas conseguem constatar os seus maiores gargalos e precisam de mentes criativas que ajudem a resolvê-los. Na maioria das vezes, os profissionais estão muito focados nos problemas e, por isso, têm dificuldade em propor soluções. O fato é que as empresas precisam justamente de profissionais que encontrem saídas.
Um aspecto que ajuda bastante nesse processo é se permitir errar. As soluções mais brilhantes na maior parte dos casos são resultado de várias tentativas. Portanto, desenvolva uma mentalidade que aprende com os percalços e busca possibilidades para resolver conflitos, pois o desafio da maior parte dos negócios é justamente esse.

Saiba se comunicar de forma efetiva

Infelizmente, muitos profissionais negligenciam o desenvolvimento da habilidade de falar em público e acabam não progredindo no mercado de trabalho. Ter uma comunicação que transmita confiança e inspire pode levar a sua carreira a lugares incríveis!
Sendo assim, é muito importante buscar cursos de oratória que ajudem você a aprender técnicas eficientes para criar uma postura adequada na hora de se comunicar em público, mesmo que você seja tímido. O mercado requer profissionais confiantes, com postura e linguagem adequadas. Afinal, os colaboradores representam o nome da empresa e, por esse motivo, devem melhorar a sua apresentação.

Demonstre interesse em crescer

Muitos profissionais imaginam que querer subir de cargo pode ser algo óbvio, mas não é bem assim. É preciso demonstrar o seu interesse em evoluir constantemente na empresa e assumir novos desafios. Desse modo, alinhe com os gestores quais são as habilidades necessárias para o profissional que almeja ocupar o cargo desejado.
Ao sinalizar o seu interesse, a gestão começará a pensar nas possibilidades de isso acontecer, sem falar que permanecer calado exprime satisfação plena com a função atual. Mas fique atento: é importante ter bom senso ao expressar esse objetivo para não pressionar a gestão. Caso contrário, a empresa poderá visualizar um comportamento negativo e ignorar a promoção.

Quais as vantagens de ter um bom planejamento financeiro?

Veja como começar o seu planejamento financeiro

Mensuração de resultados precisa

O principal benefício em criar um planejamento financeiro é que se torna mais simples entender se você está obtendo resultados positivos ou negativos. Afinal, ao determinar os passos que precisam ser seguidos, você terá condições de analisar se eles então sendo realizados e produziram o retorno esperado. Sem um plano organizado, fica praticamente impossível saber quais medidas foram responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso financeiro.

Tudo acontece por meio de um método

As maiores aspirações não acontecem somente devido ao desejo forte de realização, mas em virtude de um método. O planejamento é o recurso que vai ajudar a ter uma estratégia na conquista das suas metas financeiras. É uma maneira tangível que vai auxiliar você a concretizar os seus sonhos, pois não basta somente querer.

Identifique as mudanças necessárias

Somente com um planejamento organizado será possível constatar as mudanças financeiras que são indispensáveis no momento. Com esse documento, você pode identificar, por exemplo, que não tem dívidas, mas também ainda não criou uma reserva financeira. Sem planejar, muito provavelmente, seria mais difícil enxergar que precisa encontrar uma forma de poupar dinheiro imediatamente.

Motivação diária

Ao entender quanto é necessário para financiar um sonho futuro, você certamente sentirá uma dose de motivação diária no seu cotidiano. Por meio do planejamento, é possível enxergar o que está sendo feito agora e que nos aproxima ainda mais dos nossos objetivos mais audaciosos, e isso é entusiástico!

Alcance a independência financeira de forma mais rápida

De fato, muitos profissionais têm o desejo de conquistar liberdade financeira e isso acontece mais rapidamente quando se tem um método. Por esse motivo, planejar é essencial, pois torna esse processo ainda mais ágil, especialmente, para as pessoas endividadas e que têm dificuldade de sair dessa situação. Sem planejamento, é praticamente impossível vencer as dívidas acumuladas.
Afinal de contas, é planejando e executando as melhores estratégias que você aprende a utilizar com mais sabedoria o seu dinheiro, para que ele lhe proporcione autonomia, qualidade de vida e liberdade.

Por que questionar aprendizados que prejudicam sua relação com as finanças?

É fato que o dinheiro interfere em todas as áreas da nossa vida e, por isso, ele é um meio importante para nos ajudar a alcançar vários objetivos. Por essa razão, a inteligência financeira se faz cada vez mais necessária para conquistar uma vida feliz e equilibrada.
No entanto, sabemos que, além das técnicas compartilhadas neste artigo, as crenças que um indivíduo tem sobre o dinheiro influenciam diretamente o sucesso ou fracasso da sua jornada financeira. Sendo assim, é importante questionar as verdades sobre as finanças que foram contadas a você até hoje.
As formas de pensar adquiridas, especialmente na infância, por meio do exemplo dos nossos pais, interferem arduamente na nossa relação com o dinheiro. Então, além de aplicar as dicas mencionadas neste artigo, procure identificar crenças limitadoras que podem estar evitando o seu crescimento financeiro e você nunca percebeu.
Se você recebeu uma educação que reforçava que as pessoas ricas são maldosas, por exemplo, muito provavelmente, você pode ter internalizado essa crença e até hoje não consegue ter prosperidade na vida. Assim, procure se questionar sobre as suas opiniões sobre dinheiro, para ressignificá-las de acordo com o que faz sentido para a sua vida hoje e não no passado.
O planejamento financeiro com certeza é um aliado poderoso nessa busca constante pelo sucesso. Contudo, para colocar as dicas mencionadas em prática, é necessário ter disciplina e muita força de vontade. Caso contrário, nem a ferramenta mais eficiente poderá causar mudanças verdadeiras na sua vida financeira.

Quer aprender mais sobre como controlar as suas finanças com o Excel? Então venha assistir o curso gratuito do Excel: Controle de Contas a pagar. Basta clicar abaixo e fazer sua inscrição para já começar a aprender!

300x150-curso-gratis-excel-img

Mas, se você ainda não sabe por onde começar, baixe o nosso e-book e tenha acesso a um guia completo para organizar a sua vida financeira pessoal. Boa leitura!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!