Saiba como desenvolver um Networking de sucesso!

Promover o relacionamento das pessoas por meio da rede de contatos, esta é a definição de networking. É uma excelente prática pra quem deseja fazer (...)

Autor: Redação Impacta

Promover o relacionamento das pessoas por meio da rede de contatos. Em linhas gerais, esta é a definição de networking. 
Termo da moda no mundo profissional, a prática é essencial para quem deseja fazer negócios, conseguir novas oportunidades e até mesmo ingressar em uma nova área de atuação
Mais que tomar um chope com profissionais do mercado ou adicionar contatos proeminentes no LinkedIn, um networking de sucesso passa por construir uma rede de conexões que possa efetivamente criar valor para sua vida profissional. 
Uma network relevante é aquela que permite desde troca de informações, experiências e tendências e até mesmo auxilia na hora de buscar uma recolocação profissional.
Nesse artigo, mostraremos algumas dicas de como desenvolver o seu networking e ajudá-lo a ter destaque na carreira.

Como construir um networking sensacional?

Quando se trata de criar novas relações com as pessoas, aqueles que têm o perfil mais introvertido começam a suar frio. Enquanto os extrovertidos procuram falar com todos, os introvertidos se saem melhor em eventos pequenos, com pessoas conhecidas.
Participar de eventos de networking, como palestras, reuniões e feiras são a maneira mais prática de solidificar esse contato, independente da personalidade do profissional.
Veja mais alguns conselhos que ajudarão a construir sua rede independentemente da sua personalidade:
shutterstock_507791317

1 – Controle suas expectativas

Você não precisa necessariamente conversar com todas as pessoas nos eventos, cursos ou reuniões. Estabeleça um objetivo em questão de ambiente, quanto tempo permanecerá lá, quantas pessoas pretende criar uma conexão e qual tipo de conexão, para qual finalidade.
Uma conversa bem fluída com as pessoas certas, poderão gerar mais resultados do que buscar vinte interações levianas.

2 – Prepare alguns artifícios para quebrar o gelo

Como dito, pessoas introvertidas podem ter uma dificuldade maior em começar uma conversa com um estranho. Se você se identificou com este perfil, não se abata, com um pequeno planejamento poderá resolver esse problema.
Primeiro, descubra quem são as pessoas que estarão no evento e pesquise sobre aquelas que deseja estabelecer uma relação. 
Prepare algumas perguntas para aliviar a tensão e deixar todos de uma forma confortável, de acordo com o que encontrou sobre a pessoa. Mas não seja invasivo, converse sobre assuntos leves, como viagens, comidas, gostos e etc.

3 – Estabeleça um limite de tempo

Não se comprometa em ficar no evento desde seu início até o seu fim, determine um horário para ir embora. Busque deixar o ambiente confortável para você.
Lembre-se, você não é obrigado a permanecer ao evento inteiro, ao conseguir ao menos comparecer, estará dando um grande passo em prol de sua carreira.

4 – Peça para ser apresentado

Esta dica é essencial para qualquer profissional, independente da personalidade. Em um encontro, procure o responsável pela organização e peça para ser apresentado ao profissional que deseja estabelecer essa conexão.

5 – Saiba escutar

Para um network consolidado e de valor, sempre se coloque no lugar da pessoa. Nesse caso, é importante aprender a escutar o que o outro está dizendo, buscando sempre aprender algo.

6 – Compartilhe histórias pessoais

Através de suas histórias pessoais que sua relação se tornará sólida. Converse sobre as experiências profissionais pela qual já passou, converse sobre suas características, viagens, hábitos e costumes, porém sempre use cautela, nem sempre é bom se expor demais, fale somente o necessário.

7 – Não se esqueça de quem você já conhece

Falamos diversos tópicos sobre como iniciar uma conexão, porém não é necessários somente começar do zero para fazer o network.
Não se esqueça de amigos pessoais, professores e colegas de faculdade ou escola. Na maioria dos casos, o retorno desses contatos pode ser tão positivo quanto criar conexões com profissionais que ainda não se conhece.

8 – Use a Web ao seu favor

A internet veio para nos ajudar com diversos aspectos, principalmente em seu network. Existem diversas plataformas para que se crie essa conexão, tais como, Linkedin, Facebook, Instagram e até mesmo comunicadores instantâneos como Whatsapp e Hangouts.
Mas para essa relação é necessário um planejamento, não basta adicionar as pessoas que não lhe darão um retorno ou os primeiros que aparecerem. Seja cauteloso.

Conclusão

Networking é uma questão de hábito. Não basta estabelecer boas conexões, é preciso cultivá-las. Para se certificar que estabeleceu uma base sólida para uma relação que será benéfica para ambos, tenha três perguntas em mente: como você pode ajudar sua conexão; quais as ideias esta pessoa tem para você e, por fim, com quem mais esta pessoa conhece que você deveria falar. 
Ao responder estas perguntas, você sabe que tem um contato de valor, que possibilita troca de experiências e ideias e pode ajudá-lo a conseguir novos contatos. 
A partir daí, é alimentar esta rede comparecendo a eventos, trocando ideias online e, principalmente, mantendo-se vivo na lembrança das suas conexões. Boa sorte!
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Deixe nos comentários quaisquer dúvidas ou sugestões.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!