4 Melhores Sites de Freelancer para Encontrar Trabalho

Quer ter um Trabalho com Autonomia e Flexibilidade - e que está em Alta no Mercado? Confira nossa Lista de Sites de Freelancer e Encontre Oportunidades(...)

Autor: Redação Impacta

Que tal ouvir esse conteúdo? Inscreva-se abaixo e ouça agora!

Seja para conseguir uma renda extra ou simplesmente por ter interesse em levar isso como carreira e estilo de vida, o trabalho freelancer é um atrativo para muitas pessoas. De fato, ele pode oferecer ótimos benefícios, principalmente para aqueles que sabem executar o pedido com profissionalismo. 

Atualmente, a boa notícia é que existem muitos sites de freelancer que oferecem ótimas vagas e oportunidades para aqueles que desejam. Em grande maioria, por exemplo, é possível enviar suas propostas para o cliente e negociar diretamente com ele.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue acompanhando este post para saber mais a respeito!

Como é um trabalho freelancer?

Atualmente, diversas áreas do mercado permitem a atuação como freelancer, mas podemos dizer que algumas das que mais procuram esses profissionais são:

Além disso, é importante destacar que, independente do segmento, é fundamental que aquele que deseja ser freelancer tenha disciplina e foco. 

Essa modalidade de trabalho é ótima para quem procura autonomia e flexibilidade, já que permite maior liberdade para o profissional. Porém, é preciso estar sempre consciente dos riscos, ter grande responsabilidade e saber trabalhar com prazos. 

Contudo, se formos analisar com calma, esses mesmos aspectos são encontrados em qualquer profissão, inclusive na vida das pessoas que trabalham de carteira assinada, não é mesmo?

Mercado de trabalho para freelancer

Muitas empresas têm optado de fato por contratar profissionais freelancer, pois através dessa modalidade de trabalho é possível pagar o profissional por job entregue, o que pode ser muito vantajoso para os negócios. 

Sendo assim, podemos dizer que o trabalho freelancer é uma modalidade que está em alta no mercado. 

Logicamente, tudo depende muito do formato de trabalho e das atividades do profissional. Para se encaixar de melhor forma nesse mercado, a dica é sempre pesquisar bem as ofertas de jobs, estudar a média de preços e estipular as condições de pagamento.

De maneira geral, é um mercado de trabalho que pode ser muito promissor, principalmente quando o freelancer executa consegue atender às necessidades e expectativas dos seus clientes. 

Uma das maiores vantagens do trabalho freelancer é que as indicações são ótimas portas de entrada para novas oportunidades. Por isso, o atendimento ao cliente é essencial e, assim como ter um bom portfólio e apresentar sua proposta com profissionalismo, pode ser decisivo para fechar um contrato de “freela”.

4 sites de freelancer para encontrar um job

Uma das melhores formas de se promover como um profissional freelancer é, sem dúvidas, através do mundo digital. Atualmente, existem sites de freelancer que são plataformas as quais permitem o profissional se candidatar para projetos que se encaixam com o seu perfil ou aqueles que ele mais gosta de fazer.

Nem mesmo é preciso dizer que eles são ótimos para dar uma guinada na carreira de freelancer e conseguir ótimos trabalhos. É uma das melhores formas de encontrar trabalho freela mais facilmente, independente de já ser profissional ou iniciante no ramo.

Além disso, uma grande vantagem que os sites oferecem é justamente a opção de ser um freelancer fixo de algumas empresas.

Ou seja, conforme o cliente vai conhecendo o trabalho, nota bons resultados e qualidade, ele pode aos poucos contratar somente os serviços desse indivíduo ou, quem sabe, até mesmo contratá-lo de forma tradicional (se isso for o que o freelancer deseja).

sites freelancer

1. GetNinjas

O GetNinjas é um site tecnicamente recente no mercado, mas é extremamente abrangente. Desde o seu lançamento em 2011, a plataforma cresceu de forma considerável, fazendo com que seja um dos principais sites de freelancer para conseguir trabalho.

Uma das maiores vantagens que ele oferece, é justamente a possibilidade de filtrar serviços próximos, dentro da área de atuação de sua preferência e demais características. Porém, como é muito dinâmico, a demanda por um freelancer é muito grande.

Isso pode ser ótimo por um lado, mas também torna a plataforma muito competitiva. Por isso, para não perder nenhuma oferta de trabalho, prepare um portfólio impecável, saiba cobrar e negociar. Por ser confiável, o site também recebe muitos acessos.

2. 99Freelas

Por ser um site nacional, o 99Freelas é uma ótima opção de site de freelancer. Nele, o trabalho é de melhor negociação, já que grande maioria das propostas são nacionais. Além de maior facilidade na comunicação, também é ótimo para ter facilidade no pagamento.

Não somente para divulgar o seu trabalho, ele também serve para, caso necessário, procurar um freelancer. Além do mais, o site é intuitivo, filtra propostas, pesquisa jobs por áreas bem divididas, permite referências no seu perfil, entre outros.

Uma das poucas desvantagens do 99Freelas, é que ele tem a versão paga. Por isso, muitas oportunidades podem ficar retidas nessa parte. Ainda assim, é uma ótima opção para quem quer arrumar um trabalho freelancer.

3. Freelancer.com

Entre os sites de freelancer, esse é o antigo Prolancer. Muito conhecido por divulgar esse tipo de  trabalho, é extremamente utilizado por empresas. Inclusive, é um dos melhores sites para designers que desejam conseguir um freela. 

Além do mais, entre suas maiores vantagens, pode-se destacar a possibilidade da segurança nos pagamentos. Além disso, permite também oportunidades de trabalhos internacionais, fazendo com que o profissional possa ampliar a sua visão de mercado e possibilidade de crescimento.

Esse site, porém, é cheio de profissionais muito experientes. Por isso, assim como nos outros casos, é sempre indicado caprichar em um portfólio e ter algum diferencial dos concorrentes. 

4. Freelance Web Designer

Voltado exclusivamente para freelancers que trabalham como Web Designer, esse site oferece vagas efetivas e vagas de freelancer. Por isso, é muito utilizado por profissionais que trabalham na área de Design. 

O site ainda é tecnicamente novo no segmento, já que pode apresentar algumas funções um pouco amadoras quando comparadas com outros sites. Porém, conseguir um trabalho freelancer nele é algo mais fácil, já que não possui uma grande quantidade de concorrentes dentro da plataforma.

BÔNUS: Grupo de Vagas Impacta

Todos os dias empresas de todo o Brasil procuram a Impacta e a Faculdade Impacta para divulgar suas vagas de trabalho, estágio ou Freelancer para os nossos alunos.

Para facilitar o acesso e a divulgação, a Impacta conta com um Grupo no Facebook, além de avisos na área do aluno e – em breve – um banco de vagas.

Porém, os profissionais e estudantes que se interessem pelas oportunidades de freelas divulgadas por aqui precisam ser alunos com a realização de curso livre ou Graduação na Impacta! 

Como se destacar?

Para se destacar no mercado de freelancer, é preciso, além de desempenhar um bom job, também prezar por ter um ótimo portfólio. 

O portfólio é como o currículo do freelancer. Além disso, ali ele mostra todos os trabalhos já realizados e também os resultados atingidos, se quiser.

Outra dica para se destacar é saber utilizar as redes sociais e plataformas disponíveis no mercado, como o próprio LinkedIn.

Conclusão

Não é difícil encontrar trabalho freelancer, porém é indispensável não desanimar, saber negociar e valorizar o seu trabalho, além, é claro, de se cadastrar nos principais sites de freelancer. 

O mercado pode ser concorrido, mas se especializar e obter ótimos e vastos conhecimentos sobre a área de atuação, é essencial para garantir sucesso em qualquer job desempenhado.

Assine a newsletter e esteja por dentro de todas as novidades!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!