faceboook

Entenda tudo sobre o curso de Redes de Computadores

O curso de Redes de Computadores tem sido muito procurado, e o mercado de trabalho necessita cada vez mais de profissionais capacitados.

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

curso de Redes de Computadores tem sido muito procurado, uma vez que o mercado de trabalho necessita cada vez mais de profissionais capacitados com essa formação no currículo. Para investir nessa área de estudos, vale destacar os dois principais caminhos: curso de graduação em Redes de Computadores e os cursos livres de redes.   
Fazer o investimento para ser um profissional de redes significa que surgirão oportunidades em grandes empresas que vão valorizar o seu trabalho. Isso, com certeza, é um indício de que você vai ter uma carreira de sucesso optando por esse campo do conhecimento. 
Neste post, vamos apresentar um miniguia sobre o curso de Redes de Computadores para você ter mais conhecimento sobre a área. Acompanhe! 

O que é estudado no curso de Redes de Computadores?

No curso tecnólogo de Redes de Computadores estudam-se várias matérias, já que é um campo do saber muito vasto. Veja abaixo algumas das principais disciplinas que você vai encontrar.  

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Uma das matérias que você vai estudar no curso de Redes de Computadores é Fundamentos de Sistemas Operacionais, cujo objetivo é abordar alguns conceitos, fundamentos e regras sobre como configurar sistemas de redes. Trata-se de conhecer os conceitos básicos de uma estrutura de redes a partir de pequenas demonstrações. 
Além disso, é nessa matéria que vamos aprender sobre alguns modelos de redes, como o ISO/OSI, pois ele é o modelo base para o entendimento de redes de computadores. Com Fundamentos, você garantirá o domínio do que constitui uma rede e quais são os problemas mais comuns por compartilhar dados por meio dela. 

Ainda podemos mencionar que nessa disciplina você vai conhecer a história dos primeiros equipamentos que fizeram uso de conexão de redes. Assim, você vai saber como as demandas do mercado contribuíram para estruturas mais complexas e com novos recursos. 

Fundamentos de Computação

Além de Fundamentos de Redes, outra disciplina muito comum nos cursos de Redes de Computadores são os Fundamentos de Computação. Isso porque, para entender as estruturas de redes, é necessário compreender como os computadores podem receber essas conexões em seus equipamentos. 
Nessa matéria, você vai se aprofundar na história dos computadores desde as suas primeiras aparições, como classificar os equipamentos disponíveis na atualidade, além de conhecer os componentes internos. É nesse momento que você também vai ter conhecimento sobre os sistemas de numeração e representação da informação, como os sistemas decimal, binário e hexadecimal. 

Segurança de Redes

Outro aprendizado muito importante para quem deseja ser um profissional de redes é o estudo sobre a segurança de redes, pois, com tantas informações compartilhadas no mundo dos negócios, as empresas necessitam da ajuda de pessoas capacitadas que forneçam mais proteção aos dados. 
Para isso, você vai aprender sobre como os hackers podem comprometer a segurança de equipamentos de rede e quais são as principais formas de proteção para evitar que esses problemas aconteçam. Verá também como aplicar os sistemas de antivírus e firewall corretamente para impedir que malwares e programas maliciosos comprometam a segurança da conexão. 
Vale destacar que é fundamental saber configurar uma rede de modo adequado, uma vez que problemas na configuração aumentam os riscos de receber um ataque cibernético, por exemplo. Assim, como dito antes, ter conhecimento avançado em redes e segurança da informação abre um leque de ofertas de trabalho em grandes organizações com rendimentos acima do esperado.  

Diagnóstico e Gerenciamento de Redes

Diagnóstico e Gerenciamento de Redes é outra disciplina presente na matriz curricular de um curso de graduação de Redes de Computadores. Com ela, você vai entender os conceitos básicos de protocolos de gerenciamento de redes, além dos conceitos de tecnologias de gerenciamento de redes para gerir estruturas complexas. 
Ademais, esse estudo é extremamente importante para saber diagnosticar problemas na estrutura de redes, sendo que essa é uma das dificuldades presentes em muitas organizações que utilizam sistemas com capacidades maiores.
Desse modo, nessa parte do curso você vai poder analisar as diversas formas de incidentes na infraestrutura de TI, realizando a monitoração sobre os recursos gerenciados e coleta de dados para desenvolver soluções por meio do uso de ferramentas que detectam em qual parte da estrutura se encontra o obstáculo a ser resolvido. 

Computação em Nuvem

A Introdução à Computação em Nuvem é outra matéria fundamental que está presente no curso em questão. Isso porque a maioria das empresas atualmente faz uso dos recursos que permitem acessar todas as informações por meio de um dispositivo com conexão à rede de internet para flexibilizar e automatizar os processos. 
Nessa disciplina, você vai ver como funcionam, de modo geral, três serviços da computação em nuvem:

  • infraestrutura como serviço (Infrastructure as a Service – IaaS);
  • plataforma como serviço (Platform as a Service – PaaS);
  • software como serviço (Software as a Service – SaaS).

Além disso, o conteúdo vai abordar os mecanismos que proporcionam maior segurança no armazenamento de dados em computação em nuvem, já que esse serviço não utiliza um servidor local, mas sim virtual.

Conceitos e Infraestrutura de Redes

A disciplina Conceitos e Infraestrutura de Redes está na grade curricular da graduação de Redes de Computadores, como também pode ser feita por meio de cursos livres. Com esse conteúdo, você vai adquirir conhecimentos técnicos necessários para implantar e administrar sistemas operacionais ou plataformas de redes.
Trata-se de uma matéria que vai abordar quais são os tipos de redes, as topologias e arquiteturas de rede mais conhecidas no mercado. Você vai aprender sobre os componentes e os dispositivos que realizam a conexão e a transmissão de dados, assim como protocolos de rede e camadas do TCP/IP que fazem partes da sua infraestrutura.

Cabeamento Estruturado

Não podemos nos esquecer de mencionar a matéria Cabeamento Estruturado como mais um dos principais conteúdos presentes no curso de Redes de Computadores, uma vez que noções de cabeamento fazem parte da essência da formação de um profissional nessa área.  
Com esse conhecimento, é possível dar consultoria e supervisão para obras de cabeamento estruturado comercial, promovendo as mais variadas instalações de cabeamento para proporcionar conexões de alta velocidade. Vale lembrar que a falta de planejamento e a má instalação causam paralisação das redes, tendo o cabeamento estruturado a sua importância para a integração de rede de computadores e sistemas de segurança. 

Qual é o perfil profissional ideal para estudar Redes de Computadores?

Capacidade para solucionar problemas

Um dos principais aspectos do perfil profissional para estudar Redes de Computadores é demonstrar capacidade para solucionar os mais variados tipos de problemas. Isso é importante porque as empresas estão expandindo os sistemas de comunicação, gerando dificuldades com a falta de acesso à internet e sua lentidão. 
Por isso, você deve ser um profissional que sempre está disposto a investigar as causas dos problemas e propor soluções de forma rápida, já que os processos não podem ficar parados, pois comprometem a entrega das tarefas em tempo hábil e isso traz prejuízos para as organizações.    
Essa capacidade de imediatamente solucionar problemas vai valorizar o seu serviço e proporcionar oportunidades de trabalho com salários superiores, já que o profissional da área de redes vai encontrar muitas situações que exigem dele essa habilidade. 

Habilidade para se comunicar

Além da capacidade para solucionar problemas, outro perfil profissional procurado pelas organizações é a habilidade para se comunicar com clareza e objetividade, sendo esse um sério problema para algumas pessoas, pois não conseguem expressar de forma eficiente a mensagem que precisam transmitir.
Por exemplo, para um profissional da área de redes que desenvolve um trabalho em equipe, saber se comunicar é fundamental para que suas atividades estejam alinhadas às dos outros colaboradores, uma vez que a falha no modo de se expressar pode acarretar algum desentendimento, assim como problemas mais sérios na gestão das estruturas de rede. 
Desse modo, ter habilidade para se comunicar com eficiência é um requisito exigido no mercado de trabalho, pois as empresas enfrentam dificuldades para obter resultados favoráveis quando falhas acontecem. Da mesma forma, quem trabalha de modo autônomo deve saber se comunicar com os clientespara explicar assuntos complexos de forma clara. 

Ter conhecimento da língua inglesa

Ter conhecimento da língua inglesa também faz parte do perfil profissional desejável para atuar na área de TI. Isso porque ela é considerada o idioma universal aplicado na elaboração da maioria dos sistemas operacionais e demais programações de diversas tecnologias presentes no mercado. 
Dessa forma, quem tem conhecimento dessa língua estrangeira se sobressai na hora de aprender o conteúdo, pois vai ter menos dificuldade para entender os conceitos e as expressões próprias da área. Isso também é benéfico para melhorar o currículo, já que as empresas valorizam profissionais que compreendem mais de um idioma, pois facilita as relações de trabalho e a comunicação para negociações internacionais.
Assim, se você tiver dificuldades com esse idioma, é útil fazer um curso básico de inglês, ainda que seja somente para aprender a ler: isso certamente facilitará o seu envolvimento na nova carreira

Demonstrar vontade de sempre se atualizar

Demonstrar vontade de sempre se atualizar é fundamental para todos os profissionais, inclusive para quem deseja ingressar no curso de Redes de Computadores. Não basta apenas fazer o curso e achar que não é preciso mais estudar, pois já possui conhecimento suficiente para atuar na profissão.
As inovações tecnológicas estão gerando novas ferramentas digitais a todo o momento, e quem não se atualizar vai ficar para trás na disputa pelas melhores vagas de emprego. É essencial realizar cursos livres e especializações para enriquecer a aprendizagem e se tornar um profissional mais capacitado. 
Na atualidade, temos os cursos online que fazem a diferença para quem deseja continuar aprendendo e conquistar o sucesso na carreira. Esses cursos são elaborados na modalidade de ensino a distância e têm curta duração de tempo, proporcionando comodidade e flexibilidade para que o aluno consiga conciliar trabalho e estudo. 

Ser criativo para desenvolver o trabalho

Para se tornar um profissional bem-sucedido, também é importante ser criativo para desenvolver o trabalho, uma vez que a criatividade contribui para a resolução de problemas com mais facilidade. Hoje, não é suficiente ter apenas o conhecimento técnico se você não tem a mente aberta para inovar de diferentes formas. 
A demanda nas empresas, de modo geral, exige muito foco dos profissionais, já que diversas situações com obstáculos diferentes podem aparecer para que sejam resolvidas em pouco tempo, sendo necessário estar preparado para lidar com tudo isso de forma criativa e se beneficiar das novas ferramentas que a tecnologia vai fornecer.  

Ser organizado

A organização é mais uma das características do perfil profissional ideal para estudar Redes de Computadores, pois sem ela o trabalho de gerenciamento das estruturas de redes pode se tornar uma tarefa bem mais difícil e complicada de se realizar.
Nesse caso, a organização deve começar pelo planejamento de trabalho, pois, como a profissão demanda atividades, por exemplo, com análise de tráfego de informações a partir do estudo e acompanhamento dos processos, uma pessoa sem organização pode confundir os dados e trocar as informações, contribuindo para inúmeros problemas.  

Capacidade para gerenciar equipes

Por fim, também faz parte do perfil profissional desejável ter a capacidade para gerenciar equipes, já que as empresas necessitam disso para o sucesso das atividades e projetos. O trabalho em conjunto com outros colaboradores é fundamental para aumentar o índice de produtividade e qualidade para a organização. 
Você deve ser capaz de gerenciar uma boa relação entre os membros da equipe para que todos possam desenvolver o trabalho da melhor forma. As atividades precisam ser elaboradas com o compartilhamento de informações e conhecimentos para agregar valor aos próprios profissionais. 

Quais são as principais áreas de atuação para quem faz esse curso?

Na atualidade, há um mercado de trabalho com muitas áreas de atuação para quem deseja ingressar no curso de Redes de Computadores, pois, como dito antes, faltam profissionais qualificados para ocupar as inúmeras ofertas de emprego em grandes instituições públicas e privadas. Veja abaixo algumas das posições em que você poderá atuar com a realização desse curso.

Analista de redes

Uma das principais áreas de atuação para quem faz o curso de Redes de Computadores é para ser um analista de redes. Trata-se do profissional responsável pelo gerenciamento e manutenção de diversos tipos de redes, visando ao perfeito funcionando da estrutura e conexão de alta velocidade.
Com essa profissão, você vai fazer serviços de instalação e configuração de computadores com aplicação de correções e patches nas redes. Além disso, esse trabalho exige a realização de pesquisas para encontrar soluções presentes no mercado atual, assim como dar orientação à área de desenvolvimento de aplicações para as equipes de apoio aos usuários. 
Como é uma profissão com ampla oferta nas empresas, os rendimentos podem passar dos 5 mil reais inicialmente e dos 15 mil reais para quem faz carreira nessa área de atuação. 

Supervisor de redes de computadores

Além do analista de redes, outra área de atuação que se encontra em falta no mercado é para o supervisor de redes de computadores. Esse profissional realiza a gestão de implantação da rede de acesso, como a rede de acesso óptica, permitindo maiores volumes de tráfego.
Com isso, o supervisor de redes de computadores controla o acesso conforme as metas estabelecidas pela organização e cumpre com a demanda de acesso para os sites da rede móvel. O salário para quem deseja seguir essa profissão pode chegar aos 5 mil reais de início. 

Gerente de suporte de redes

Outra profissão com muitas vagas a serem preenchidas é a de gerente de suporte de redes. Trata-se de um trabalho para gerenciar as atividades de suporte técnico a clientes com dificuldades no acesso à rede. Esse profissional é responsável por cuidar do bom funcionamento da infraestrutura de redes e realizar recomendação de políticas de rede para proporcionar maior segurança aos usuários. 
Algumas empresas contratam o gerente de suporte de redes para controlar o desempenho dos sistemas com a implantação de novos recursos técnicos e auxiliar os consultores da equipe de atendimento. A média salarial para quem quer começar nessa área é de aproximadamente 7 mil reais.  

Analista de segurança de redes

Analista de segurança de redes é outra área cheia de oportunidades para quem realiza o curso de Redes de Computadores. Isso se deve principalmente ao aumento dos ataques de hackers com malwares mais perigosos contra grandes empresas e à necessidade de se utilizarem recursos que forneçam mais proteção para os usuários da rede. 
Nessa profissão, você vai atuar na manutenção do esquema de segurança da rede, elaboração de políticas de segurança em data centers, monitoramento frequente contra invasões na rede etc. O nível salarial para quem quer ingressar nessa área é de 5 mil reais, fora os inúmeros benefícios da carreira. 

Administrador de redes

Administrador de redes é mais uma boa opção para atuar com essa formação, pois a maioria das empresas necessita desse profissional para administrar o ambiente computacional e realizar as configurações corretas dos servidores e estações de trabalho de modo que a conexão com a rede não apresente problemas.
Algumas instituições usam redes internas e externas para o desenvolvimento das suas atividades, tendo o administrador de redes a função de ajudar a operação com a solução de problemas e falhas. Essa profissão tem rendimentos consideráveis que ultrapassam 4 mil reais inicialmente. 

Gerente de projetos de rede

A maioria das organizações atualmente precisa contar com a ajuda de um gerente de projetos de rede, pois esse profissional é responsável por efetuar as mudanças na estrutura de TI, por exemplo, quando há a necessidade de expansão de departamentos e setores administrativos.
O gerente de projetos de rede tem atuação principalmente na área de telecomunicações, trabalhando ao lado da coordenação de técnicos e analistas, cobrando metas e colaboração entre a equipe. O salário desse profissional pode ultrapassar 5 mil reais no início da carreira. 

Consultor de tecnologia na área de redes

Por último, é importante mencionar a oportunidade de poder atuar como um consultor de tecnologia na área de redes. Esse profissional dedica-se às atividades de consultoria na área de administração de redes, realizando diagnósticos, planejamento estratégico e propondo soluções para a gestão da empresa.
Assim, o consultor de tecnologia na área de redes ainda presta serviço especializado para os usuários, com aconselhamento sobre os melhores produtos para instalação da infraestrutura de rede, como na escolha de servidores adequados. Os ganhos com atuação nessa área podem chegar aos 5 mil reais, sem contar com outros benefícios da carreira.  

Como é o mercado de rede de computadores?

O mercado para a pessoa que se forma em Redes de Computadores está aquecido e com alta empregabilidade. Como já descrevemos, dificilmente alguém com essa formação vai ficar desempregado, já que são muitas vagas para poucas pessoas capacitadas na concorrência. Esse curso proporciona várias áreas de atuação com altos salários, pois as empresas reconhecem o valor e o desempenho desse profissional. 
Temos em nosso país milhares de escritórios que necessitam da ajuda de pessoas com essa formação para elaboração de uma rede de computadores segura e com boa conectividade. São as mais variadas empresas de todos os setores da economia que contratam profissionais com esse conhecimento para trabalhar em suas dependências.  
Além disso, com o curso de Redes de Computadores, você ainda pode atuar no setor público e trabalhar para o governo. Todos os anos surgem dezenas de concursos públicos com vagas para o desenvolvimento do trabalho em prefeituras, órgãos estaduais e da União. 
Vale destacar que você também pode desenvolver o trabalho de forma autônoma, sem nenhuma ligação formal com organizações ou setores públicos. Com isso, você pode realizar atividades variadas, dentro do seu prazo de entrega e com rendimento a depender da quantidade de tarefas feitas. Muitos profissionais trabalham, por exemplo, com a montagem de redes domésticas e com diagnóstico e correção de possíveis falhas nas redes de computadores. 
Neste post, apresentamos um miniguia sobre o curso de Redes de Computadores, explicando o que é estudado nessa graduação, qual é o perfil profissional ideal de quem quer trabalhar nessa área, quais as principais áreas de atuação e as condições do mercado. Ressaltamos que você também pode optar pelos cursos livres com conteúdos que abordam a temática.
Então, gostou do nosso texto? Quer adquirir formação na área de redes de computadores? Faça um curso na escola de cursos livres em Redes na Impacta Treinamentos e capacite-se para o mercado!  

4 Comentários

  1. Claudio disse:

    sou praticamente leigo no assunto …Tenho 38 anos …. Eu consigo obter sussesso nesse tipo de estudo ou ja esta tarde pra eu tentar ingressar no ramo

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Claudio! Aqui na Impacta temos a convicção de que não há limites de idade para começar os estudos em qualquer área que seja. Temos alunos de sucesso que são exemplos disso. Outro ponto importante, é que muitas empresas hoje em dia apostam em profissionais com boas experiências de vida e habilidades pessoais, claro que aliado aos conhecimentos técnicos.
      Dependendo da área em que pretende atuar, você pode começar a preparação com Cursos Livres ou por meio de uma Graduação em Redes de Computadores! O primeiro passo para o sucesso você já deu. Abraços!

  2. Ola boa noite ! Fiquei muito interessado em estudar redes,mas não tenho como me deslocar até uma unidade para estudar. Sera que vale a pena fazer um curso de redes o line, ou esse tipo de curso tem que ser presencial?

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!