faceboook

Redes e Segurança da Informação: por que se especializar?

Por que ser um especialista em Redes e Segurança da Informação? Entenda o conceito e as necessidades do mercado por profissionais especializados na área.(...)

Autor: Redação Impacta

No final de 2014, a Sony, gigante do ramo da tecnologia e entretenimento, foi ameaçada por crackers (“hackers” que têm como objetivo quebrar sistemas de segurança e praticar crimes cibernéticos), que prometiam grandes danos aos sistemas e servidores da empresa caso o filme “A Entrevista” fosse lançado nos cinemas do planeta.

Poucos meses antes, diversas celebridades hollywoodianas presenciaram o vazamento de imagens íntimas, que estavam registradas no sistema de armazenamento online de outro gigante, a Apple.

Ataques de piratas virtuais fazem parte da porção obscura da história da rede mundial de computadores e os alvos não são apenas grandes companhias ou celebridades. As empresas que fazem seu armazenamento de dados em servidores, sejam eles físicos ou nuvem de dados, estão sujeitas a crimes virtuais, ainda mais com o crescente aparecimento de grupos de cibercriminosos, que atuam em busca de segredos valiosos ou dados de clientes e fornecedores.

Quer entender mais sobre essas ameaças e saber por que é uma boa ideia saber evitá-las? Confira o nosso post de hoje!

Entenda o conceito de redes e segurança

Redes e Segurança da Informação são áreas que devem crescem e exigir profissionais especializados

De acordo com um levantamento feito por pesquisadores americanos, uma empresa pode levar quase três semanas para se recuperar totalmente de um ataque virtual, o que pode acarretar cerca de 400 mil reais em prejuízos.

Da necessidade de controle sobre as informações surgiu o conceito de Segurança de Redes. O tema provou ser tão essencial que o mercado de trabalho se viu diante do aparecimento de uma nova ocupação: o analista de sistemas e segurança da informação.

Em poucas palavras, este profissional é responsável pela manutenção dos sistemas de uma empresa, sendo seu dever criar políticas de segurança e pesquisa das melhores ferramentas para assegurar os dados armazenados.

A atuação do analista de segurança não se restringe apenas à criação de dificuldades para os crackers: ele também pode fazer parte de um grupo de inteligência, que mapeia as maiores ameaças virtuais em cada país, os grupos de piratas virtuais mais atuantes e os pontos fracos de cada cliente.

Por que ser um especialista em Redes e Segurança da Informação?

Em pesquisa feita pela IDC, uma das empresas mais atuantes na área de segurança de redes e informações, mais de 40% das empresas consultadas não têm noção de controle de informações e sequer sabe como dar os primeiros passos no que diz respeito à proteção de seus dados.

Além disso, apenas 15% das companhias afirmam ter certeza sobre o que querem proteger. Este índice traduz o amplo campo de oportunidades, que surgem conforme as companhias tomam conhecimento da importância de proteger suas informações.

Para se tornar um especialista segurança de informações, o estudante da área recebe conhecimento em três temas essenciais para o mundo da informática:

A necessidade de compreensão de todos estes aspectos faz com que o profissional seja uma mão de obra especializada e multifuncional, podendo ocupar inúmeros cargos dentro do setor de tecnologia de uma empresa.

O profissional de segurança da informação também pode prestar serviços de consultoria, o que, dependendo do cliente, pode render bons pagamentos. Em relação ao salário da categoria, os valores variam muito entre regiões e cidades, além disso, o cargo de gerente de segurança de informações é um dos mais requisitados atualmente no mercado de trabalho.

E então, pronto para se tornar um analista de segurança de redes? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

6 Comentários

  1. Adnam disse:

    Gostaria de saber o valor do curso de Segurança da Informação?

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Adnam. Por favor me passe os seus contatos – telefone e e-mail – que um de nossos consultores especializados entrará em contato com você para passar todas as informações.
      Não se preocupe, pois os seus dados não serão divulgados. Obrigado.

  2. Roberto disse:

    Valor do curso falo de fortaleza

  3. Francisco disse:

    Estou interessado em saber opreço

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Francisco. Para esclarecer todas as suas dúvidas e saber exatamente qual a melhor opção para você, eu encaminhei o seu e-mail para que um de nossos consultores entre em contato. De qualquer maneira, você também pode ligar no telefone 11 3254-8300 ou falar diretamente no Whatsapp!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!