faceboook

Os benefícios dos cursos online para a sua carreira

Aprender com os cursos online não é mais superficial e hoje já é uma ótima opção para quem precisa de qualidade de ensino e tem pouco tempo. Entenda!(...)

Autor: Redação Impacta

Podemos dizer que a internet modificou a vida das pessoas, uma vez que, por meio da tela de um tablet ou celular, podemos realizar diversas tarefas. Diante disso, temos a modalidade de ensino a distância que proporciona muitas vantagens para as pessoas que desejam adquirir mais conhecimento e se capacitar para o mercado de trabalho
Neste post, vamos mostrar o que é e como funciona a modalidade de ensino a distância, bem como os seus principais benefícios para a vida do aluno. Confira!

O que é a modalidade de ensino a distância?

O Ensino a Distância (EAD) é algo que a evolução da tecnologia nos proporcionou para estudarmos com horários e turnos de estudo flexíveis em qualquer local.
Por meio de dispositivos — como notebooks, celulares e tablets — com acesso à internet, o estudo é feito com a utilização de ferramentas virtuais que são disponibilizadas em um portal.

Como ela funciona?

O EAD funciona de forma muito simples, bastando ter um computador com acesso à internet. Todos os materiais podem ser encontrados no próprio site ou na plataforma da instituição, que, em geral, é dividida em áreas com os conteúdos das aulas, exercícios e trabalhos.
Além do mais, disponibiliza-se datas com prazos para a entrega das atividades e chats para conversas, discussões acadêmicas e debates. 

Quais são os benefícios dos cursos online?

1. Permitem uma maior autonomia do aluno

Um dos grandes benefícios dos cursos online é justamente permitir essa autonomia, pois é importante que o estudante tenha independência para escolher a melhor maneira de aprender sem precisar seguir o cronograma do professor. É possível, por exemplo, identificar o próprio perfil de estudos e fazer cursos personalizados. 

2. Oferecem formatos mais dinâmicos

Outro benefício dos cursos online é oferecer uma maior flexibilidade e dinamismo aos alunos. É possível estudar por meio de vídeos, infográficos e outras formas interativas, com isso, você vai aprender o conteúdo com muito mais facilidade. 
Da mesma forma, há exercícios online para que você teste o seu conhecimento de diversas formas. Você pode, por exemplo, fazer provas por meio de áudios ou vídeos interativos.

3. Possibilitam o saneamento de dúvidas com facilidade e rapidez

Geralmente, todo estudante tem muitas dúvidas ao longo da sua caminhada, isso faz parte da aprendizagem. Todavia, nem sempre temos a oportunidade de saná-las com os professores.
No entanto, com os cursos online você não terá essa dificuldade. Nessa modalidade de estudo basta enviar uma mensagem com o seu questionamento para a equipe de monitores e, em poucas horas, você será respondido. 

4. Permitem uma aprendizagem com interação

É comum pensar que os cursos a distância não têm como estabelecer interação, já que não há salas de aula para nos comunicarmos. Porém, isso não é verdade, uma vez que a tecnologia nos permite interagir de modo virtual, o que é muito rico para a aprendizagem. 
Com o ensino a distância, você interage com professores, alunos e tutores por meio de chats e troca de mensagens. Isso é excelente para alunos mais tímidos, pois esses espaços dão muito mais liberdade para participar das aulas.

5. Disponibilizam acesso a conteúdo atualizado

O acesso a conteúdos atualizados é muito importante para que o aluno não seja prejudicado e nem estude um conteúdo defasado, não é mesmo? Esse é mais um dos benefícios dos cursos online.
No mundo em que vivemos, as descobertas aparecem o tempo todo, dessa forma, há a preocupação de nos mantermos sempre por dentro das novidades. Essa também é uma preocupação dos cursos online: manter o aluno inteirado e com o melhor ensino para se destacar no mercado de trabalho

6. Oferecem flexibilidade de horários

Com a crescente necessidade de economizar tempo, os cursos online oferecem a vantagem de podermos escolher horários extremamente flexíveis. 
Ao se matricular em um curso a distância, você pode escolher em quais dias da semana e em quais horários você pretende se dedicar aos estudos. Sendo assim, é possível ter a maleabilidade de programar a sua agenda para não perder nenhuma aula. 
Para que isso funcione bem, o mais importante é se organizar para ter um horário definido com todas as tarefas que você precisa realizar diariamente. 

7. Têm um valor mais baixo que os cursos presenciais

Nesta época de crise econômica em nosso país, é fundamental nos preocuparmos com os recursos financeiros. Por isso, os cursos online são vantajosos para quem não pode investir muito dinheiro em cursos presenciais.
As mensalidades tendem a ser menores, pois as instituições de ensino não têm despesas com a estrutura física de salas de aula. Contudo, é importante frisar que, apesar do baixo custo para os estudantes, a qualidade de ensino não deixa a desejar.  
A economia também pode ser percebida com transporte, material didático e outros gastos que não são necessários, já que tudo é feito digitalmente. 

8. Apresentam qualidade e certificação iguais às do curso presencial

A qualidade de ensino do curso online é muito boa, pois é feita uma seleção muito rigorosa para escolher os melhores professores — aqueles que tenham excelente didática e dinamismo diante das câmeras. 
E a certificação tem o mesmo valor de um curso presencial, o que vai ajudar você a conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

9. Desenvolvem habilidades para o mercado de trabalho

Por fim, sabemos que conseguir um bom emprego está cada vez mais difícil, pois a disputa pelas melhores vagas tem aumentado nos últimos anos. Por isso, um dos mais importantes benefícios dos cursos online é o desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. 
Os cursos online desenvolvem habilidades que são necessárias para a sua carreira profissional, como fluência digital, planejamento, controle de tempo, maior organização e autonomia. Isso trará mais credibilidade para o seu currículo e te deixará à frente dos concorrentes.
Neste post, você aprendeu bastante sobre os benefícios dos cursos online. Entretanto, nunca é demais salientar a importância de escolher uma boa instituição que ofereça cursos online de qualidade, pois apesar da internet nos oferecer tantas vantagens, há escolas que não estão preparadas para oferecer o melhor. 

Então, gostou do nosso conteúdo? Que mais dicas para te ajudar a aprender online? Então, confira o nosso Guia:

CTA_blog-Um-guia-para-aprender-com-cursos-online

Não perca tempo e baixe o seu e-book!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!