faceboook

Redes: 5 vantagens da virtualização dos data centers

Muitos investem na virtualização dos data centers e vêm ficando satisfeitos com os resultados. Saiba quais benefícios de migrar para o mundo virtual.(...)

Autor: Redação Impacta

As empresas estão sempre querendo melhorar sua atuação e não fazem isso à toa: o mercado está cada vez mais competitivo e quem não se diferenciar dificilmente conseguirá sucesso. Por essa razão, obter o melhor proveito em todas as áreas é altamente recomendável e a tecnologia é uma das formas de conseguir isso. Muitos estão investindo na virtualização dos data centers e vêm ficando bem satisfeitos com os resultados, mas você sabe ao certo quais benefícios migrar seu centro de dados para o mundo virtual pode trazer para você? Pode ter certeza: essa atitude vai gerar profundas mudanças e definitivamente faz sentido nos mais diversos níveis.

Quer descobrir as principais vantagens da virtualização dos data centers? Confira o texto a seguir:

Redução de custos

Não dá para falar em competitividade sem pensar em redução de custos. E a virtualização dos data centers é imprescindível para que isso ocorra. Ter seus dados mantidos em hardware possui um custo muito mais elevado e também pesa na manutenção, na eletricidade utilizada e no tempo gasto com esse serviço. Tenha certeza, enviar seu centro de dados para o universo online vai gerar uma redução de custos significativa.

Backup mais fácil

Você terá a possibilidade de fazer backups completos e instantâneos do seu servidor. Em hardware seria muito mais complexo fazer essa tarefa, além de mais demorado. Além disso, é possível ir fazendo o backup em tempo real, pois o data center virtualizado é muito mais rápido e prático: ele está sempre pronto, sendo ativado a poucos cliques do usuário.

É ecologicamente sustentável

Os data centers virtuais são muito mais amigos da natureza. Eles ajudam você a reduzir suas emissões de carbono e limpar o ar que respiramos, pois você não vai precisar de equipamentos físicos de hardware, que utilizam plástico, metais e diversos componentes poluentes, além de se tornarem um lixo tóxico quando sua vida útil terminar.

Permite consertar erros

O ambiente virtual tem essa vantagem, pois se você cometer um erro mesmo que grave, nem tudo estará perdido: basta desfazê-lo. Você reverte o que ocasionou e segue em frente como se nada tivesse acontecido, trazendo dinâmica e aperfeiçoando seu trabalho. Com os updates instantâneos de seus dados no data center virtualizado, você possui um nível de flexibilidade muito mais alto e obtém chances bem maiores de recuperar qualquer arquivo que tenha sofrido perda.

Diminui o calor

Pode parecer bobagem, mas as empresas gastam milhões de reais em investimentos para conseguir dissipar o calor. Em ambientes corporativos, especialmente em países quentes como o Brasil, o ar condicionado é primordial para manter uma temperatura agradável que permita ter alta produtividade. E os aparelhos de armazenamento de hardware são grandes emissores de calor, fazendo com que os gastos em equipamentos e eletricidade sejam muito altos. Os data centers virtualizados não apresentam esse tipo de problema e não elevam em nada o ambiente empresarial bem, pois o armazenamento é virtual.

Os centros de armazenamento de dados virtuais oferecem uma maneira poderosa para ajudar a aliviar as dores de cabeça típicas que assolam a vida das empresas no dia a dia. Se você ainda não faz uso desse tipo de vantagem, é hora de começar. Os avanços da tecnologia estão disponíveis para facilitar a nossa vida e você experimentará mudanças positivas que definitivamente valem a pena!

As vantagens da virtualização dos data centers

Quer dominar tudo sobre Redes?

Então, conheça os cursos da escola de Redes da Impacta Tecnologia. Todos te preparam para as tendências e realidades do mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!