faceboook

Saiba mais sobre a carreira do profissional de redes

O profissional de redes representa uma das mais importantes funções em tecnologia e oferece diversas opções de especialização. Leia mais e saiba tudo (...)

Autor: Redação Impacta

Atualmente, a carreira do profissional de redes tem se destacado no mercado de trabalho. Além de ter um bom rendimento financeiro, a profissão também se sobressai por causa da sua grande demanda, já que é quase impossível encontrar uma casa ou empresa que não dependa dos recursos da internet. 
Dessa forma, neste post, vamos aprender um pouco mais sobre o trabalho desse profissional, para que você entenda as principais oportunidades da área. Confira conosco! 

O que é e como funciona a carreira do profissional de redes?

Todos nós dependemos da internet para realizarmos muitas tarefas no dia a dia, uma vez que por meio dela é possível pagar contas e fazer cursos de graduação, por exemplo. Da mesma forma, as empresas precisam de grandes extensões de redes, com dezenas de computadores para realizarem os seus trabalhos.  
Por isso, é preciso de um profissional especializado em redes para que tudo isso funcione corretamente. O profissional de redes é o principal responsável por projetar, instalar e configurar a infraestrutura de redes de computadores dentro das empresas. 
Ele é responsável por realizar um trabalho que vai conectar vários dispositivos à internet, podendo também criar um sistema de redes para o armazenamento de arquivos.  Ademais, o profissional de redes vai diagnosticar e solucionar problemas relacionados à configuração de dados e à segurança desses sistemas.

Qual a média salarial? 

A carreira do profissional de redes tem um rendimento muito variável. Isso vai depender do quanto você conseguirá atender. Geralmente, no início, os valores podem passar de 2 mil reais, contudo, com a experiência no mercado você pode ter rendimentos que ultrapassam 8 mil reais

A explicação para ter salários altos é a necessidade de profissionais capacitados que, no momento, não está sendo suprida pelo mercado. Faltam pessoas que querem se dedicar a essa profissão e, com isso, a oferta com quantias maiores só aumentam.

Profissionais de redes

Qual a atuação no mercado de trabalho? 

A carreira do profissional de redes também é promissora para atuar em inúmeras funções no mercado de trabalho. Veja abaixo algumas delas. 

Administrador de redes

O administrador de redes é responsável por implantar e monitorar a rede de computadores. Ele administra servidores e redes de dados em ambiente Data Center. Esse profissional também pode trabalhar no atendimento a usuários e na configuração da estrutura de rede.

Analista de suporte

O analista de suporte trabalha para fornecer infraestrutura de TI para aplicações e usuários. Ele instala e configura programas de antivírus e antispywares que trazem proteção contra possíveis ataques de hackers. Além disso, o analista de suporte também trabalha na criação e manutenção de backup. 

Analista de segurança de redes

O analista de segurança de redes atua para que políticas de segurança da informação da empresa protejam os dados da organização. Ele ainda desenvolve projeto e manutenção de segurança da rede, incluindo a de hardwares e softwares de servidores.

Gestor de redes

O gestor de redes cria projetos de redes para as empresas, além de trabalhar na gestão da equipe de analistas de suporte e técnicos. Ele é responsável por assegurar que a equipe de TI está desenvolvendo o seu trabalho sem colocar em risco vida e a privacidade da empresa.  

Consultor de tecnologia na área de redes

O consultor de tecnologia na área de redes atua no trabalho de consultoria, prestando serviço especializado para os clientes. Esse profissional tem como objetivo, por exemplo, dar recomendação de produtos para instalação da infraestrutura, como roteadores, switches, servidores para o armazenamento de informações, etc.

Qual a importância dos cursos de especialização?

Não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Ser um profissional qualificado fará toda a diferença para poder obter o emprego dos sonhos e alcançar os melhores rendimentos. 
É por isso, que os cursos de especializações são tão importantes para a carreira do profissional de redes. É por meio da especialização que você terá o crescimento dentro da sua área de atuação, além de poder trabalhar em outras funções. Ele também é essencial para que você possa se manter sempre atualizado diante das novas tecnologias. 
A especialização profissional possibilita o desenvolvimento de novas habilidades. Isso enriquecerá o seu trabalho e melhorará seu desempenho, você poderá se empenhar em tarefas mais complexas e encarar novos desafios, o que proporcionará rendimentos com retornos maiores, por exemplo.
Contudo, é preciso ter muita atenção na hora de escolher a escola em que fará a especialização, pois existem organizações despreparadas que não o ajudarão da melhor forma. Por isso, busque por instituições com experiência no mercado para lhe dar todo o suporte necessário.  

Quais as principais áreas de estudo?

Conceitos

Primeiramente, você aprenderá na área de estudo para a formação de um profissional de redes os conceitos necessários para se aprofundar no conhecimento de todos os mecanismos que são usados para trabalhar com sistemas de redes

Você terá que lidar com diferentes tipos de softwares de redes e saber identificar com precisão quando usá-los. Além disso, você conhecerá quais são os tipos de redes existentes (LAN, VPN, MAN etc.) e as suas características.

 infografico: tipos de redes

Infraestrutura

Depois, você aprenderá sobre como trabalhar para criar cada tipo de rede, quais os materiais são necessários, as arquiteturas de rede, além dos componentes e os dispositivos de conectividade. 
Por exemplo, saber criar cabeamentos para a transmissão de redes é fundamental para o trabalho do profissional. 

Sistemas operacionais

Por fim, outra área de estudo muito importante para o profissional de redes é sobre como gerenciar sistemas operacionais para a criação de vários tipos de redes. Você precisa conhecer as configurações dos sistemas: Windows, Linux, Android, iOS, Mac OS, Chrome Os, entre outros.
Portanto, você aprendeu, neste post, algumas informações acerca da carreira do profissional de redes. É aconselhável que você invista nessa área, pois a profissão oferece muitos benefícios. Para isso, não deixe de realizar os cursos de especialização para poder se manter sempre atualizado diante das novas tecnologias e as principais áreas de estudo. 
Ficou interessado? Então entre em contato conosco e veja como a Impacta pode contribuir com sua carreira nesta área! 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!