faceboook

Veja 6 livros incríveis sobre desenvolvimento de carreira

Quem busca o desenvolvimento de carreira já deve saber que os livros são ótimas ferramentas para auxiliar o crescimento pessoal e profissional. Veja (...)

Autor: Redação Impacta

Você costuma procurar apoio na literatura para aprimorar a sua qualificação profissional? Existem livros sobre desenvolvimento de carreira que podem servir como ponto de partida, a fim de auxiliar nessa tarefa de um jeito mais prático e acessível. Mas o que significa desenvolvimento de carreira? Funciona como um guia que norteará a sua ascensão no trabalho, partindo da fase atual até alcançar a meta que projetada.

Livros sobre inteligência emocional, liderança e meditação são capazes de ajudar bastante nesse preparo, servindo como fonte de estímulo e abrindo novos horizontes. Pensando nisso, indicamos seis livros interessantes para inspirá-lo nessa trajetória. Acompanhe o post!

1. ”Um novo jeito de trabalhar”

Quando começamos a atuar em alguma atividade que nos motiva e traz crescimento e aprendizado, é natural que passemos a almejar maior prosperidade nessa ocupação. Assim, ao identificar e definir as metas que pretende alcançar, você pode traçar um caminho até o seu destino, seja dentro de um ambiente corporativo ou no seu negócio próprio.

Muita gente sonha com o emprego ideal em um local despojado, flexível, onde possa sentir-se em casa. O Google é sempre a melhor referência quando se fala nessa nova tendência para empresas com muitos funcionários.

No livro ”Um novo jeito de trabalhar’‘, de Laszlo Bock, editora Sextante, são revelados segredos para contratar prodígios e cultivar eficiência enquanto a satisfação dos colaboradores é garantida durante a jornada de trabalho.

Certamente as estratégias de Bock não são adequadas para todos os tipos de empresa. Mesmo assim, algumas das suas lições são extremamente úteis para qualquer empreendedor, uma vez que abrem um leque de possibilidades para quem pretende inovar no seu negócio quando se trata de gestão de pessoas.

2. ”10% mais feliz”

Nesse livro, publicado pela editora GMT, Dan Harris narra a própria história. Ele atuava como jornalista e tinha uma carreira promissora, porém sua extrema autocrítica e obsessão pelo trabalho o levaram a ter um ataque de pânico diante de milhões de telespectadores da TV americana ABC News.

A partir desse momento, Harris deu início a uma nova etapa em sua vida e procurou meios para mudar seu padrão de expectativas em relação aos outros. Em seu relato, o autor do livro demonstra como a meditação e a dedicação à espiritualidade são capazes de transformar o foco e a percepção da realidade. Ele passou a vivenciar o trabalho com um novo significado, muito mais alinhado com o bem-estar e a felicidade.

É uma excelente leitura para quebrar os paradigmas de pessoas céticas e excessivamente ansiosas, até mesmo para quem não consegue enxergar os livros de autoajuda com bons olhos. Vale a pena dar uma chance para essa história e conferir como melhorar os seus dias 10% a mais. Acredite, esse percentual já uma grande conquista para se ter uma vida mais plena.

3. ”O poder do fracasso”

A sede de sucesso das pessoas que se lançam na realização de um sonho é algo difícil de traduzir em palavras. A ideia de acertar na primeira tentativa é irresistível e tem o mesmo poder da desistência quando a investida inicial escorre por água abaixo.

Mas será que acertar logo no início é sinônimo de vencer? No título ”O poder do fracasso”, da editora Sextante, a autora Sarah Lewis percorre o tortuoso e riquíssimo caminho das tentativas frustradas, desde grandes descobertas científicas até obras de arte memoráveis para demonstrar o quanto é importante aprender com os erros.

A grande lição desse livro consiste na revelação da importância da persistência toda vez que fracassamos em algo, principalmente quando se trata de uma coisa muito valiosa. A sensação de derrota sempre vem acompanhada de aprendizados, e é isso que serve como alicerce para novas tentativas cada vez mais próximas do sucesso.

4. ”O livro das pequenas revoluções”

Livros para carreira

O livro de Elsa Punset da editora Academia nos ensina, por meio de pequenos gestos, como vencer a angústia, a timidez, a solidão e outros empecilhos que causam sofrimento na vida pessoal e profissional.

São as “pequenas revoluções” que ajudam as pessoas a adquirirem pouco a pouco novas maneiras de contornar as emoções negativas do dia a dia, usando rituais para dominar os pensamentos intrusos e mudar gestos cotidianos.

Essas ações, quando praticadas constantemente, desencadeiam grandes mudanças ao longo do tempo. Quando menos se espera, você já se transformou em outra pessoa, mais próspera e feliz.

5. ”Nunca almoce sozinho”

O autor expõe a sua própria história, mostrando como usou seus contatos para fazer graduação em Yale, MBA em Harvard e, depois, ocupar alguns cargos executivos no decorrer da carreira.

A obra de Keith Ferrazzi, lançada pela editora Actual, aborda o networking para além de regras simplistas que estamos acostumados a ver em inúmeros manuais sobre o tema. Nesse livro, o autor nos conta que o segredo para o sucesso é usar o poder dos relacionamentos para que todos saiam ganhando.  

A base para alcançar esse intento é a generosidade, bem como a ajuda para que amigos se conectem com outras pessoas, longe da abordagem fria e calculista que o networking tradicional sugere com frequência.

6. ”Fora de Série — Outliers”

Será que as grandes realizações feitas pelos notáveis gênios do mundo das artes, dos negócios e das ciências se devem exclusivamente ao talento? Em Fora de Série – Outliers da editora Sextante, o jornalista Malcolm Gladwell desmitifica o senso comum de que o “dom” é suficiente para que o sucesso esteja garantido.

Gladwell demonstra que ninguém alcança resultados excepcionais sozinho, havendo sempre uma lógica por trás das grandes realizações. Baseado na vida de personalidades como Mozart, Bill Gates e os Beatles, o autor esclarece que todos aqueles que tiveram a oportunidade de se destacar de maneira fenomenal eram sempre privilegiados por vantagens ocultas e heranças culturais incomuns.

Segundo o escritor, essas pessoas foram beneficiadas pela chance de aprender e desenvolver seus feitos interagindo com um universo singular, propício para as suas conquistas.

Nesse livro, a intenção é fornecer uma compreensão de todos os mecanismos que envolvem o mundo em torno desses indivíduos extraordinários. A cultura, a época e local em que nasceram, a família, suas origens, enfim, tudo que exerceu impacto essencial na qualidade das suas realizações foi determinante para o resultado alcançado.

Além disso, ressalta a importância da prática disciplinada da habilidade que se pretende desenvolver. Segundo Gladwell, é preciso concluir pelo menos 10 mil horas de treinamento — mais ou menos três horas por dia, durante dez anos.

Todo êxito exige muita determinação e foco, por mais genial que seja o autor da façanha. Nada se consegue sem esforço e dedicação, mas, além disso, muitos outros fatores influenciam nossas jornadas, inclusive padrões de pensamento, emoções e comportamento.

Por isso, essa série de livros sobre evolução no trabalho aborda principalmente os pontos relativos ao estado interno e o mundo pessoal de cada um. Começar um empreendimento de sucesso partindo de si mesmo, de dentro para fora, é o caminho mais seguro para o triunfo externo.

Se você busca aprofundamento nos assuntos relativos à vida profissional, como a leitura de livros sobre desenvolvimento de carreira, acesse nosso blog e saiba mais!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!