faceboook

Conheça os desafios do cargo de liderança e prepare-se

O objetivo de todo profissional é chegar a um cargo de liderança, mas você sabe o que é preciso para se dar bem nessa posição? Leia mais e confira (...)

Autor: Redação Impacta

Ao ingressar em uma carreira, por menor que seja o primeiro cargo, muita gente almeja alcançar crescimento dentro da empresa e conquistar promoções para que um dia possa exercer algum cargo de liderança.
Mas o que significa assumir o status de líder dentro de uma empresa? O que é preciso saber para liderar da melhor maneira? 
O objetivo deste artigo é apresentar para você quais são os principais desafios envolvidos em atuar em cargos de liderança e como é possível se preparar para quando esse momento chegar. Acompanhe e tire suas dúvidas!

O que são cargos de liderança?

Em grandes empresas é comum existirem diversos setores e divisões internas, como, por exemplo, o atendimento ao público, o setor financeiro, a parte de criação, entre outros. Dessa forma, para que a empresa consiga ter bons resultados é fundamental que todos os setores estejam funcionando em harmonia, visando sucesso em cada uma dessas áreas.
E é para que tudo aconteça de acordo com os objetivos que existem os cargos de liderança. Cada uma das divisões de uma empresa conta com chefes, que são aquelas pessoas que conseguiram desenvolver as características necessárias para assumir o desafio de gerir uma equipe. Mas quais são essas características?
Líderes devem saber solucionar problemas, por isso costumam ser pessoas proativas, com boa capacidade analítica e bastante criatividade e coragem para propor novas abordagens para a resolução de problemas.
Outra característica importante para quem atua como gestor é saber ouvir a sua equipe. Ou seja, é preciso permitir e estimular os funcionários a contribuírem com suas opiniões e saber absorver os conhecimentos e ideias compartilhados por eles.
Demonstrar flexibilidade também é uma postura comum aos bons líderes, que preferem encarar as adversidades com atitudes positivas e conseguem se adaptar às mudanças sem interferir negativamente no rendimento do trabalho.

Por fim, mais uma característica fundamental de um gestor é possuir uma visão sistêmica de seu trabalho. Conseguir analisar as tarefas que precisam ser desenvolvidas, o mercado no qual está inserido, os concorrentes e outras variáveis externas, tudo isso ajuda a obter um melhor entendimento de quais são as necessidades da empresa para alcançar o sucesso.

lideranca

Quais os desafios ao assumir um cargo de liderança?

Mesmo se encaixando no perfil de um líder, existem alguns desafios que são bastante comuns em cargos de chefia, então nada melhor do que os conhecer e estar preparado para enfrentá-los, não é mesmo?
Vejamos então quais são os principais desafios que uma pessoa precisa encarar ao assumir uma função de liderança:

Desenvolver a inteligência emocional

Algumas pessoas já possuem uma inteligência emocional mais apurada, mas também é possível trabalhar o desenvolvimento dessa característica — e esse pode ser um dos maiores desafios para quem assume um cargo de liderança.
A principal vantagem de possuir a habilidade da inteligência emocional é saber se relacionar corretamente com vários tipos de pessoa. Um bom exemplo é ter a sensibilidade para perceber os diferentes perfis das pessoas que fazem parte de sua equipe e conseguir, assim, determinar quais as melhores formas de incentivar e cobrar esses funcionários, sempre buscando os melhores resultados para a empresa.
Quem lidera uma equipe precisa estar atento às especificidades de seus funcionários, evitando tratá-los como se fossem todos iguais e investindo em conhecer suas características para aproveitá-las ao máximo.

Saber delegar funções

Saber diferenciar quais são as tarefas que apenas você pode desenvolver e quais são as atividades que podem — e devem — ser delegadas para outros membros da equipe é essencial para administrar melhor o seu tempo de trabalho.
É preciso confiar no potencial de seus colegas de trabalho, pois dividindo as funções corretamente você poderá se dedicar com mais tranquilidade para realizar as tarefas que não podem fugir do seu controle, além de testar o desempenho da equipe e verificar o que pode ser melhorado.

Dar feedbacks

Aproveitando o fato de determinar quais atividades devem ser realizadas por quem, também é muito importante observar o desenvolvimento das funções e dar um feedback para os membros de sua equipe.
É obrigação de um bom líder saber conversar com seu pessoal, tanto em momentos de elogios quanto de críticas. Uma dica para o momento do feedback é aproveitar as oportunidades positivas para elogiar o funcionário na frente de toda a equipe. Isso fará com que todos fiquem motivados e queiram acertar em seus trabalhos.
Quando precisar fazer observações negativas, prefira chamar o funcionário para conversar em um local mais reservado para evitar constrangimentos e para que o clima não fique pesado entre todos.
O feedback deve ser encarado como uma conversa construtiva, na qual serão observadas as necessidades de mudança para incentivar um melhor desempenho e ajudar no crescimento profissional de toda a equipe.

Motivar constantemente as pessoas

Gerir uma equipe de pessoas vai além de delegar funções e cobrar resultados. Uma das partes mais importantes — e que também costuma ser um pouco difícil — é saber estimular e motivar constantemente as pessoas que trabalham com você.
Para isso, conhecer melhor cada um dos participantes de sua equipe é fundamental para saber quais tipos de incentivo são os melhores. Existem pessoas que trabalham muito bem sob pressão, mas existem aquelas que acabam sendo prejudicadas por uma cobrança excessiva.
Procure sempre conhecer o seu time e busque encontrar um equilíbrio saudável para motivá-los. Quanto mais motivação no ambiente de trabalho, mais satisfeitos os funcionários se sentem e mais resultados positivos são gerados para a empresa.

Administrar conflitos interpessoais

Por fim, depois de considerar a importância de todas as dicas anteriores, não esqueça de estar preparado para possíveis problemas, entre eles os conflitos entre os membros de sua equipe.
Saiba que não é tão incomum que as pessoas de uma equipe acabem tendo momentos de desentendimento — até pelo fato de conviverem bastante e desenvolverem certa intimidade em uma relação de amizade.
Então esteja pronto para agir com cautela quando se deparar com situações conflituosas, evitando assumir uma postura negativa e preferindo conversar com os envolvidos num local mais reservado — quase como se estivesse dando um feedback negativo. O importante é manter a calma e estabelecer um diálogo construtivo com os membros da equipe, buscando solucionar os problemas da melhor maneira possível.
O que achou das informações apresentadas no artigo? Ficou mais fácil compreender os desafios que fazem parte da vida de quem assume um cargo de liderança?
Aproveite para reforçar o seu conhecimento no assunto com a leitura do guia de preparação para uma posição de liderança!

Guia de preparacao para uma posicao de lideranca

Cadastre-se e receba o seu!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!