faceboook

Quais as habilidades necessárias para um administrador?

Confira as principais habilidades que um administrador deve ter para se dar bem no mercado de trabalho atual!

Autor: Jéssica Lima

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Quais as habilidades necessárias para um administrador?A área de administração é muito ampla e em constante atualização, por isso, exige que os seus seguidores apresentem uma série de habilidades.

Por trabalharem tanto com a área operacional quanto no gerenciamento de pessoas, é preciso saber lidar com os dois lados para que seja construída uma carreira de sucesso.
Os administradores têm lugar em quase todos os departamentos de uma empresa. Desde controlar o estoque de uma fábrica à fazer controle de funcionários são funções desse profissional.

Vamos mostrar as principais habilidades que um administrador deve apresentar. Lembrando que elas são hierárquicas, ou seja, quanto mais alto o cargo na empresa, mais habilidades são necessárias.

As chamadas “três grandes habilidades” são divididas entre: técnicas, humanas e conceituais.

1 – Habilidades técnicas

As habilidades técnicas estão relacionadas à capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos em determinado campo onde trabalha.

É mais voltada ao campo operacional, ou seja, é a capacidade de conseguir aplicar na prática aquilo que se sabe em teoria.

Para administradores no mercado atual, as habilidades técnicas podem ir desde o uso de uma determinada tecnologia, ferramenta ou ERP até o conhecimento em softwares como o Excel, por exemplo.

2 – Habilidades Humanas

As habilidades humanas são as que envolvem convivência e gerenciamento de equipe. O relacionamento e a boa comunicação com as pessoas são essenciais na carreira de um bom administrador, já que ele terá funções como desenvolver métodos eficazes de produção ou até mesmo incentivar funcionários.

Mesmo que ele esteja “lidando com números”, esses números são produzidos por pessoas. As habilidades humanas são muito necessárias para administradores da área de gerência.

3 – Habilidades Conceituais

As habilidades conceituais são aquelas capazes de observar a empresa como um todo, analisando todos os processos e técnicas aplicadas.

Deve-se saber como todo processo é construído e por quem ele é construído. Por isso, conhecimentos em inteligência de negócios, análise de dados e de risco e gestão de projetos são muito importantes ao administrador.

Para o proprietário de qualquer negócio, essa habilidade é fundamental.

Mercado

Podemos notar que o conhecimento é um fator essencial para qualquer administrador que queira se destacar no mercado.

Como administração é o curso mais procurado no Brasil, é imprescindível cursar boas universidades que irão dar todo o conhecimento necessário para que você se destaque no mercado.

O mercado de trabalho para o administrador tem mostrado alta empregabilidade. Os recém formados na área têm um leque de opções muito grande para construir sua carreira.

Existem algumas tendências que surgiram nos últimos anos e tem empregado uma série de administradores.

A primeira tendência é a atuação na área de sustentabilidade e responsabilidade social.

O foco dessa carreira é construir políticas empresariais com foco na sustentabilidade ambiental e fazer o monitoramento dessas questões. Pode-se trabalhar em ONG’s e outras organizações voltadas para esse tema.

A segunda tendência são as startups que crescem como nunca no Brasil, recebendo aportes milionários, e oferecendo boas oportunidades aos administradores.

Como elas têm alto potencial de crescimento, são ótimas opções para quem quer entrar em um negócio inovador e que realmente acredita.

Gostou do artigo sobre as habilidades necessárias para um administrador? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em responder.
Tudo o que você precisa saber sobre escolher o curso superior ideal

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!