faceboook

DataOps: o que é e por que é fundamental para o futuro da TI?

Você sabe o que o DataOps? Fundamental para as empresas do futuro, o conceito também é fundamental para os profissionais de TI. Entenda!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Tecnologia da informação é o conjunto de atividades e ferramentas utilizadas por meio de recursos de computação. Dentro desse conceito de TI existem soluções que revolucionam nossas atividades cotidianas no mercado de trabalho e na vida como um todo. Uma delas é o DataOps.

Neste post você conhecerá o que há por trás do conceito de DataOps, bem como vai entender a importância e as principais vantagens que ele apresenta.

Além disso, você vai aprender como implantar o conceito da melhor maneira possível na sua empresa. Boa leitura!

Conceito de DataOps

DataOps pode ser entendido como uma metodologia orientada a processos que melhora a qualidade e acelera o tempo de análise de dados em uma empresa ou projeto.

Combinando os conceitos Ágil, DevOps e Controle de Processos para aplicá-los nos processos analíticos, o DataOps tem o objetivo de diminuir obstáculos e possíveis problemas entre as as áreas de desenvolvimento e de operações analíticas.

Uma das principais características do DataOps é que ele pode ser totalmente automatizado e, por isso, é tratado como uma solução dentro da tecnologia da informação.

DataOps e DevOps

Atrelado ao conceito de DataOps está um outro conhecido do mundo da tecnologia, o DevOps. 

Você já ouviu falar dele? Pois bem, o DevOps surgiu antes do DataOps e tem como conceito ser uma solução que permite que as equipes estejam integradas de maneira contínua para que os produtos possam ser desenvolvidos e geridos da melhor forma possível.

O DataOps é derivado justamente deste conceito, porém, conta com uma abordagem um pouco diferente. 

Enquanto o DevOps é mais complexo e tende a melhorar a qualidade dos produtos entregues ao cliente final, o DataOps simplifica os sistemas, de modo a facilitar o processo de desenvolvimento e de análise dos dados gerados.

Podemos dizer que o DevOps coleta e armazena informações cruciais para a melhoria dos processos de desenvolvimento, ao passo que o DataOps permite que o gerenciamento desses dados sejam entregues para equipes particionadas, fazendo com que tudo fique mais rápido e com maior aprimoramento e qualidade. 

Para ficar mais claro as diferenças entre os conceitos, vejamos as fases dos processos em cada um:

  • DevOps: Desenvolvimento > Construção > Teste > Entrega > Administração
  • DataOps: Análise > Desenvolvimento > Orquestração > Teste > Entrega > Orquestração > Administração

A importância do DataOps

A grande importância do DataOps para as empresas de tecnologia reside no fato de que ele não é apenas um conceito aplicado para melhorar produtos finais, mas sim uma forma de fazer com que as empresas tenham uma cultura mais agregadora.

Permitindo que todos os profissionais envolvidos trabalhem em sintonia, sabendo em que etapa cada projeto se encontra e o que está sendo feito.

Além disso, o DataOps permite que os objetivos de cada proposta estejam bem definidos e direcionados para as equipes, fazendo com que a comunicação entre todos os envolvidos seja mais afiada. 

Isso faz com que o conceito de DataOps esteja tão em alta nas empresas do mercado de tecnologia e em áreas como a ciência de dados, por exemplo.

dataops_o-que-e

Principais vantagens

Existem muitas vantagens em aplicar o conceito de DataOps. Dentre as principais, podemos citar a rapidez com que os projetos são realizados

Quando cada equipe é direcionada para uma tarefa específica, da qual detém o conhecimento e as ferramentas necessárias, os projetos acabam por ficarem prontos de maneira muito mais ágil.

Em relação à qualidade, podemos mencionar a segunda grande vantagem do DataOps, pois além de acelerar processos, o projeto como um todo fica com uma qualidade muito maior. 

Isso acontece por meio da divisão dos processos. As equipes são bem definidas, de modo que cada grupo realiza apenas o que tem o know-how para executar com alta qualidade.

Por fim, podemos mencionar um último grande benefício de utilizar o conceito de DataOps: a segurança dos processos

Com a melhor organização e armazenamento dos dados, a empresa fica muito mais segura em relação às informações obtidas para executar cada projeto. Esse benefício está ainda mais em alta, com a recente adoção da Lei Geral de Proteção de Dados.

Como aplicar o DataOps

Para aplicar o DataOps é interessante saber algumas questões importantes, como as melhores práticas a serem utilizadas, as etapas necessárias para a implementação do conceito na empresa, bem como os profissionais e os cargos envolvidos no DataOps. 

Veja um pouco mais sobre cada uma dessas questões.

Melhores práticas

Existem algumas práticas interessantes que você pode seguir para implementar o DataOps na sua empresa. A primeira é a implementação de fases de testes, que devem ser realizadas de maneira autônoma nos fluxos de dados.

Outra prática muito indicada é o uso das funcionalidades das ferramentas de versionamento, que podem ajudar a organizar e automatizar os processos que envolvem códigos. Como exemplo desse tipo de ferramenta, podemos mencionar o Git.

Além dessas práticas, podemos destacar a parametrização dos processos utilizados em cada projeto, a reciclagem e a padronização dos processos, assim como a possibilidade de atuar com mais de um ambiente de trabalho, seja ele físico ou virtual.

Etapas necessárias

  1. Avaliação e ajustes no portfólio da empresa;
  2. Criação e diálogo com as equipes;
  3. Ensino das práticas de DataOps para as equipes;
  4. Automatização dos processos; e
  5. Capacitação dos utilizadores dos dados.

Depois de fazer todas essas etapas de maneira adequada, sempre conversando com a equipe e melhorando os aspectos desalinhados (que provavelmente aparecerão), o DataOps estará pronto para ser aplicado na sua empresa!

Profissionais e cargos envolvidos

Os profissionais e os cargos envolvidos na aplicação e conceito de DataOps são todos os que atuam no setor de tecnologia da informação de uma empresa, incluindo ainda o CEO do empreendimento. Porém, existe um profissional que se destaca: o engenheiro de dados.

O engenheiro de DataOps é o profissional responsável por lidar com os sistemas operacionais utilizados na empresa, bem como ter conhecimento sobre Cloud Computing e conhecer as principais ferramentas de TI. 

Além disso, este profissional deve saber lidar com as equipes de profissionais designadas para a realização dos processos de DataOps.

Considerações finais

Agora que você já sabe o que é DataOps e como aplicá-lo na sua empresa, saiba que este é apenas um dos conceitos importantes voltados à tecnologia da informação.

Se você já atua nessa área ou deseja ingressar nesse mercado, fique atento aos cursos de graduação, técnico, pós-graduação, entre outras modalidades, oferecidas pela Faculdade Impacta.

Gostou do conteúdo abordado neste post? Assine a nossa Newsletter para obter mais informações sobre esse e outros assuntos!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!