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Gestão de metas e resultados: entenda sua importância e confira 7 dicas de como fazer na sua empresa

Entenda qual a importância da gestão de metas e resultados e confira 7 dicas valiosas de como promover esse tipo de gestão na sua empresa!

Autor: Siteware

Como é feita a gestão de metas e resultados no seu modelo de negócio? Será que os seus colaboradores estão seguindo na direção correta e da forma mais eficiente?

Com mercados cada vez mais competitivos, é extremamente importante que gestores e empreendedores saibam gerenciar os recursos que a empresa tem disponíveis para que, assim, seja possível alcançar desempenhos mais satisfatórios e relevantes.

gestão de metas e resultados

Se você quer que a sua empresa cresça e seja bem sucedida, a gestão de metas e resultados é imprescindível.

Afinal, se você não souber aonde quer chegar (metas) e não descobrir quando chegou lá e até se chegou mesmo (resultados), como poderia dar um rumo certeiro às estratégias do seu negócio?

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar como você pode promover uma eficaz gestão de metas e resultados com as equipes da sua empresa.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir nas linhas a seguir 7 dicas valiosas que vão te ajudar a levar sua empresa à alta performance:

  1. Monte um planejamento de suas metas e resultados;
  2. Envolva os colaboradores no planejamento das metas;
  3. Estabeleça as metas prioritárias;
  4. Defina as responsabilidade de cada colaborador;
  5. Identifique riscos e crie planos de contingência;
  6. Mensure e monitore o desempenho das equipes;
  7. Ofereça feedback aos colaboradores.

Qual a importância de fazer a correta gestão de metas e resultados?

Gerenciar as metas e os resultados da empresa é uma prática indispensável para a manutenção da competitividade do modelo de negócio e para a otimização dos recursos disponíveis, sejam eles humanos, tecnológicos ou financeiros.

Esse tipo de gestão permite que a empresa alcance melhores resultados. Com o correto direcionamento de esforços e investimentos, a empresa fica mais próxima de atingir seus objetivos de médio e longo prazo.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios da gestão de metas e resultados:

  • Aumento da produtividade das equipes;
  • Maior alinhamento entre os colaboradores e os objetivos da organização;
  • Incentivo ao trabalho em equipe;
  • Maior engajamento e motivação dos funcionários;
  • Melhoria na comunicação interna;
  • Melhor execução das tarefas cotidianas;
  • Facilidade para identificar necessidade de ajustes operacionais e estratégicos.

7 dicas para uma eficaz gestão de metas e resultados

Para que você consiga promover uma eficaz gestão de metas e resultados na sua empresa, é necessário seguir algumas boas práticas fundamentais. Veja a seguir quais são elas.

1 – Monte um planejamento de suas metas e resultados

Nesta primeira dica, você deverá colocar na ponta do lápis as metas e resultados que você considera relevantes para a sua empresa.

Considere seus objetivos de longo prazo e seja realista. Definir metas praticamente impossíveis de serem alcançadas e completamente descoladas da realidade do negócio e do mercado pode acabar prejudicando o desempenho da empresa.

2 – Envolva os colaboradores no planejamento das metas

Para incentivar o engajamento e a integração dos colaboradores, procure envolvê-los na hora de planejar as metas. Busque ouvir e entender o ponto de vista deles e dê abertura para que eles possam contribuir com sugestões.

3 – Estabeleça as metas prioritárias

Depois de definir as metas, procure organizá-las de acordo com um nível de prioridade. Dê preferência para aquelas que você considera mais importantes e urgentes de serem alcançadas.

Na hora de definir essas metas, use a metodologia SMART, você conhece? Então, confira este vídeo que vai te ensinar como definir metas SMART para o seu negócio:

4 – Defina as responsabilidade de cada colaborador

Para que a gestão de metas e resultados seja bem sucedida, é essencial poder contar com responsabilidades claramente definidas.

Com cada colaborador sabendo o que lhe compete, fica mais fácil para o gestor fazer o controle e cobrar por resultados. E, dessa forma, a gestão de alta performance se tornaria uma realidade, com cada colaborador dando o melhor de si para entregar resultados.

5 – Identifique riscos e crie planos de contingência

No meio do caminho, podem surgir imprevistos capazes de comprometer o alcance das metas e resultados que você estabeleceu. Tendo isso em vista, procure identificar os riscos e trace planos para conter possíveis danos.

6 – Mensure e monitore o desempenho das equipes

Também faz parte de uma boa gestão de metas e resultados mensurar e monitorar constantemente o desempenho dos colaboradores rumo às metas e resultados almejados.

Para isso, o uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs) é muito bem-vindo. Sem o uso de indicadores de desempenho é impossível fazer a gestão de suas metas e resultados.

Quer saber mais sobre o uso de indicadores de desempenho em sua empresa? Então, dê uma olhada neste vídeo da Siteware:

Assim, depois de definir os KPIs ideias para medir sua performance e o atingimento das metas e dos resultados, você deve acompanhá-los através de um dashboard de indicadores, seja uma ferramenta ou uma planilha de Excel, mas fazer isso constantemente para saber se as coisas estão seguindo no rumo certo ou se precisa fazer ajustes.

7 – Ofereça feedback aos colaboradores

Por fim, é de extrema importância que você se reúna com os colaboradores periodicamente para fornecer feedback. Esses encontros têm como objetivo reconhecer os esforços e também apontar algumas possibilidades de melhoria.

Dessa forma, eles se sentirão valorizados quando acertam e saberão o que precisam melhorar quando erram.

O feedback é indispensável para melhorar a comunicação interna e trabalhar a motivação dos colaboradores.

E então, ficou claro como funciona a gestão de metas e resultados?

Coloque em prática as dicas que você acabou de conferir e conduza as suas equipes a um desempenho de alta performance.

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

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