faceboook

Conheça 6 motivos para aprender Excel!

Você ainda está enrolando para aprender Excel? Pois saiba que existem muitas vantagens de saber realmente lidar com o programa. Veja 6 motivos agora!(...)

Autor: Redação Impacta

Vivemos no tempo das transformações digitais, no que é chamado de indústria 4.0, com vários recursos para facilitar o trabalho das empresas. E nesse cenário, temos o Excel como uma ferramenta ainda bastante usada, independentemente da área de atuação.
Trata-se de um aplicativo para a construção de gráficos, execução de diversos cálculos matemáticos, entre outras funções. 
Saber utilizá-lo é um diferencial curricular, sendo isso um dos primeiros motivos para investir os estudos na aprendizagem desse recurso. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quem domina o Excel certamente sairá na frente e conquistará as melhores oportunidades. 
Dessa forma, neste post, vamos apresentar os 6 principais motivos para se aprender Excel. Boa leitura! 

1. É uma ferramenta universal

Um dos motivos mais importantes para você começar a aprender Excel é o fato de ele ser uma ferramenta universal. Isto é, quase todas as empresas fazem uso desse recurso para organizar o trabalho, o que vai exigir que os colaboradores saibam usá-lo para realizar as suas tarefas. 
Isso ainda é mais comum para quem trabalha na área de finanças, uma vez que nesse setor é necessário fazer planilhas com relatórios com muita frequência. Contudo, não pense que só grandes empresas vão trabalhar com esse software, pois organizações de pequeno e médio porte, como padarias, escolas e restaurantes também necessitam do auxílio do Excel para organizar os seus trabalhos.  

2. É mais do que planilhas

Algumas pessoas acham que o sistema de Excel é de fácil aprendizagem, pois ele se resume ao trabalho com planilhas. Todavia, isso não é verdade, pois esse software tem inúmeros recursos, sendo muito mais do que apenas simples planilhas. Para ser exato, o Excel pode ser definido como uma ferramenta de resolução de problemas com uma infinidade de possibilidades de tarefas.
Com o Excel é possível lidar com dados de textos, automatizar cálculos e tarefas, controle de estoque e muito mais. Isso sem se esquecer dos cálculos avançados que você realiza por meio das suas configurações. A criação de planilhas, apesar de ser uma função importante, não é o único objetivo para você utilizar esse software. 

3. Auxilia na análise de grande quantidade de dados

Outro motivo para você aprender Excel é o fato de essa ferramenta auxiliar na análise de grande quantidade de dados. Isso porque, na atualidade, as empresas estão tendo a oportunidade de coletar mais informações para elaboração de estratégias que otimizem o processo de venda e tragam melhores resultados para as instituições. 
Com esse aplicativo, você pode resumir os resultados de uma pesquisa, preparar os dados e agrupar as informações para atender às suas descobertas e selecionar a visualização dessas informações em gráficos didáticos com o objetivo de facilitar a apresentação.

São inúmeras formas de usar os recursos presentes no Excel a fim de analisar grandes quantidades de dados, inclusive resultados estatísticos.

4. Otimiza as atividades dentro de uma empresa

Além de auxiliar na análise de dados, o software também otimiza as atividades dentro de uma empresa. Isso é extremamente importante para a época de crise financeira na qual vivemos, uma vez que a disputa de mercado está mais acirrada, sendo crucial aumentar a produtividade para ganhar espaço e conseguir ter sucesso. 
Com o Excel é possível interpretar os dados e contar com os recursos do bloco de notas analítico. Ademais, o software organiza orçamentos, planeja finanças e calcula as despesas para facilitar o trabalho das empresas e evitar prejuízos com a perda dessas informações. Para isso, são necessários profissionais que conheçam as funções básicas e avançadas do programa a fim de otimizar as atividades do cotidiano.
Contudo, os benefícios para o mundo empresarial não param por aí, já que o aplicativo tem várias funções para a realização de cálculos complexos, que proporcionam resultados incontestáveis. Assim, evitam-se inúmeros erros que uma pessoa poderia cometer no seu trabalho diário, facilitando a execução das suas tarefas. 

5. Enriquece o currículo

Apesar dos benefícios operacionais do Excel como ferramenta de trabalho, também temos vantagens que vão ajudar você a conquistar as melhores vagas de emprego. Isso porque fazer um curso de Excel vai enriquecer o seu currículo, deixando você com um passo à frente na hora de realizar a entrevista de emprego. 
Porém, é bom estar ciente que não basta apenas conhecer algumas funções do aplicativo, sem ter feito nenhum curso que ateste o seu conhecimento. Como dito antes, as empresas estão mais exigentes e desejam a comprovação das informações descritas no currículo por meio de diplomas e certificados. As organizações entendem que é a partir da realização de cursos que teremos profissionais qualificados e capacitados para melhor desenvolver as tarefas. 
Por isso, não perca tempo e procure se capacitar o quanto antes, pois aprender Excel faz a diferença na entrevista de emprego, uma vez que ele é utilizado em quase todas as áreas de atuação. Sem esquecer-se de mencionar que, para alguns setores, como logística e venda, conhecer o programa é um pré-requisito para os processos seletivos. 

6. Aumenta as chances de promoção

Por fim, mais um dos principais motivos para você aprender Excel é que ele aumenta as chances de receber uma promoção no trabalho. Ter domínio para criar gráficos e resolver cálculos matemáticos por meio desse aplicativo certamente é algo positivo para a sua carreira e contribui para que os gestores reconheçam o seu esforço.  
Essa habilidade chama a atenção dos gestores, uma vez que eles reconhecem ser esse domínio essencial para um profissional. Desse modo, você vai ter pela frente um leque de oportunidades com aumento de salário e melhores cargos à sua disposição. Cabe a você demonstrar dedicação e vontade de se atualizar para não ficar para trás diante das novidades que aparecerão. 
Portanto, neste post, abordamos sobre os 6 principais motivos para se aprender Excel. Trata-se de uma ferramenta bastante utilizada por todas as áreas, e, por isso, tê-la como diferencial curricular é um dos primeiros motivos para investir nos estudos. Vale destacar a importância de sempre buscar desenvolver novas habilidades e conhecer novas ferramentas para melhor se posicionar no mercado de trabalho.
Então, gostou do nosso texto? Agora leia sobre os principais atalhos do Excel para ajudar no seu dia a dia e continue se informando! 

1 Comentário

  1. Excel é indispensável, não vivo sem! Uso muito na gestão do meu blog Mulher com prazer.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!