faceboook

Cursos de especialização na área de tecnologia!

Cursos de especialização são ótimos para o crescimento profissional de TI. Separamos as informações mais importantes para você entender como e porque!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O mercado de trabalho está muito competitivo, por isso, quem se capacita certamente sairá na frente na hora de ganhar as melhores oportunidades e conseguir o primeiro emprego. Uma das formas de se aprimorar profissionalmente é por meio dos cursos de especialização na área de tecnologia.
Neste post, vamos apresentar informações a respeito dos cursos de especialização em tecnologia, para que você escolha aquele que seja mais adequado à sua área de trabalho. Acompanhe!

O que são cursos de especialização?

Os cursos de especialização são feitos para as pessoas que querem atualizar ou aperfeiçoar o seu conhecimento em um determinado campo, capacitando o profissional para o mercado de trabalho. A especialização é uma oportunidade para que você adquira novas habilidades sobre um tema específico de uma área do conhecimento.
Ela pode ser considerada um curso de pós-graduação lato sensu, isto é, um curso para aperfeiçoar o conhecimento. É possível, ainda, realizá-la com um curso de mestrado ou doutorado, por exemplo.

Duração do curso

Os cursos de especialização geralmente têm duração de um a dois anos. O Ministério da Educação — MEC determina que, para que sejam reconhecidos, tenham a carga mínima de 360 horas/aula.

Processo seletivo

Para fazer a especialização, é necessário ter diploma do curso superior. Além disso, as instituições podem definir critérios específicos de ingresso. Com isso, é recomendável que se faça o curso na área em que você já tem conhecimento, o que, com certeza, fará diferença em seu currículo.

Formato do curso

O curso tem um formato bem semelhante ao de uma graduação, por exemplo. Pode ser feito presencialmente ou a distância, com aplicação de exercícios e provas. Para algumas áreas do saber, pode ser possível que haja aulas práticas.
Cada instituição tem um tipo de avaliação diferente que determinará se o aluno vai ser aprovado ou não. Desse modo, assim como o ensino básico e a graduação, a especialização também demanda muito esforço e dedicação.

Certificação

Após concluir todo o curso, o estudante receberá o certificado com o título de especialista na área para a qual estudou. Isso pode ser utilizado, por exemplo, para comprovação em alguns concursos públicos. Existem vários cursos e certificações em TI para quem está inserido na área de tecnologia.

Qual a importância de fazer um curso de especialização?

Fazer um curso de especialização é importante por muitas razões. Veja, abaixo, alguns dos motivos que nos levam a desejar realizar uma pós-graduação.

Adquirir novas competências

Um dos principais benefícios do curso de especialização é podermos adquirir novas competências. Os cursos de graduação geralmente são mais genéricos e nos ensinam coisas básicas.
Por outro lado, com a pós-graduação, vamos aprofundar o conhecimento sobre o que já aprendemos e, além disso, aprender coisas novas com os estudos voltados para dominarmos aquela área específica do conhecimento.
Ademais, os avanços da tecnologia exigem atualização das áreas para conseguir assimilar novas técnicas. No mundo contemporâneo, somos desafiados a conquistar novas habilidades, se quisermos nos manter trabalhando em alto nível.

Ter maior empregabilidade e melhores condições salariais

Como dito na introdução, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. O número de pessoas que se formaram no ensino médio triplicou na última década. Da mesma forma, o número de formados nas universidades cresceu muito rapidamente.
Isso afetou a disputa no mercado de trabalho, pois, antes, bastava ter diploma de ensino superior para conseguir as melhores oportunidades de trabalho; enquanto, atualmente, isso não é suficiente, uma vez que o número de vagas é menor do que o de candidatos.
Desse modo, os cursos de especialização se tornam um diferencial para quem deseja as melhores ofertas de emprego e receber a tão sonhada promoção no trabalho. Contudo, isso não significa apenas ter um diploma a mais — a pós-graduação é essencial para nos qualificar.
Tendo mais qualificação, seremos recompensados com condições salariais muito boas. Um profissional com especialização pode aumentar a sua renda em mais de 50% — isso sem contar os diversos benefícios que esse trabalhador terá por ser especializado.

Dominar novas tecnologias

O curso de especialização também é importante para que você possa dominar novas tecnologias. A pós-graduação lhe dará a oportunidade de conhecer equipamentos mais modernos e até de última geração.
Para quem se formou há mais de 5 anos, isso fará ainda mais diferença, uma vez que os computadores ficaram muito mais potentes e já lidamos com a inteligência artificial em muitos objetos, por exemplo. Por isso, diante de tantas novidades, temos que nos atualizar.

Como escolher um curso de especialização na área de tecnologia?

Tenha objetivos

A primeira coisa a se fazer para escolher um curso de especialização é ter objetivos bem definidos. Sem saber o que você realmente quer, é muito complicado iniciar uma pós-graduação na área de tecnologia.
Por exemplo, se a sua meta for passar em um concurso público, tenha isso como objetivo para a sua trajetória no novo percurso de estudo. Assim, você vai procurar pelo curso que possa ser apresentado no processo de classificação como prova de título.
Lembre-se de que a falta de objetividade pode fazer você desanimar ou desistir no meio do caminho, o que só trará prejuízos para a sua vida.

Faça planejamento

Outro ponto fundamental para escolher o curso de especialização é fazer um planejamento. Isso porque muitos recém-formados querem realizar uma pós-graduação sem considerar o que será necessário para chegar até o final.
Planeje o tempo que será preciso para você se dedicar aos estudos, quanto de capital vai ter que investir para alcançar esse objetivo etc. O essencial é que você faça um planejamento de tudo o que considera importante para realizar o curso, para que, no futuro, você não seja pego de surpresa com alguma dificuldade que atrapalhe os seus estudos.

Verifique a grade curricular dos cursos

Algo que já funcionou para muitas pessoas e também pode funcionar para você é verificar a grade curricular dos cursos. Nela, você encontrará a ementa das disciplinas e os conhecimentos e competências que serão trabalhados no curso.
A grade curricular é tão informativa, que, por meio dela, você ainda pode conhecer as referências bibliográficas, o nome dos professores e a proposta pedagógica do curso. Tudo isso é muito rico para que você possa escolher com consciência a qual especialização você quer dedicar parte do seu tempo.

Conheça o mercado de sua área

Conhecer o mercado de trabalho de sua área também é válido, uma vez que, se o seu objetivo for conquistar uma carreira de sucesso, você deve escolher um curso que esteja associado ao que o mercado está exigindo de você.
Vale ressaltar que o curso de graduação, muitas vezes, nos deixa distantes daquilo que o mercado está requerendo. Caso você ainda não tenha tido nenhuma experiência de trabalho, é possível realizar uma pesquisa para verificar as principais necessidades da sua área de emprego.
Também é recomendável buscar experiência e atuar, mesmo que seja por um curto período de tempo. Isso certamente contará para você estar mais preparado para escolher o melhor curso.

Ouça bons conselhos

Nada melhor para escolher um curso de especialização do que ouvir bons conselhos. Às vezes, achamos que sabemos tudo e não queremos conhecer a opinião de quem pode nos ajudar com dicas muito interessantes. É nessa hora que erramos e perdemos a oportunidade. Devemos ser humildes, reconhecer que não sabemos de tudo e que dependemos da ajuda das pessoas.
Dessa maneira, procure por conselhos de pessoas com experiência, que até mesmo já tenham cursado uma pós-graduação. Isso fará toda a diferença para você na escolha do melhor curso de pós-graduação.

Complemente a sua carreira

Outra dica para você escolher o curso de especialização é levar em consideração a necessidade de complementar a sua carreira, uma vez que a especialização tem como objetivo principal ser usada como uma extensão para os conhecimentos adquiridos na graduação.
Por exemplo, se você, na graduação, cursou Engenharia Computacional, agora pode ser a hora e realizar uma especialização em algum campo do conhecimento na área que já estudou. Caso você tenha feito uma iniciação científica, isso é mais um motivo para procurar a extensão.
Também devemos explicar que, ao realizar uma extensão na sua área de estudo, isso não significa que futuramente você não possa fazer outra pós-graduação em uma área do conhecimento pela qual tenha curiosidade. Não existe tempo para pararmos de estudar, somente devemos dar prioridade a certos objetivos.

Por que o profissional de tecnologia deve se manter atualizado?

É muito importante que o profissional de tecnologia se mantenha atualizado, visto que é uma área que cresce e se modifica a cada dia. Confira abaixo alguns dos motivos para isso.

Novos serviços

Constantemente, novos serviços são criados na área de tecnologia. Hoje, por exemplo, temos carros com acesso à internet e que podem ser guiados por meio de um simples GPS. Contudo, quem saberá dar manutenção nessa nova demanda?
A cada aparelho que é lançado no mercado, são criadas muitas vagas para profissionais qualificados que estão se atualizando. Apesar de a faculdade ser muito importante para iniciar a caminhada em uma área do saber humano, só isso não basta. Profissionais que não se atualizam perdem grandes oportunidades de emprego e têm salários menores.

Novos sistemas

Como consequência do surgimento de equipamentos modernos, também temos novos sistemas. O profissional de tecnologia necessita se atualizar para poder saber manipular esses sistemas complexos que estão sendo desenvolvidos a cada ano.
Por exemplo, na atualidade, temos que lidar com a computação em nuvem, em que os dados são armazenados para serem utilizados em qualquer equipamento com acesso à internet, como geladeiras e aparelhos hospitalares. Só um profissional atualizado terá espaço no mercado de trabalho diante dessas inovações.

Novas linguagens

O aparecimento de novas linguagens está sendo mais frequente do que imaginamos. A necessidade de usar novos códigos por causa dos ataques de hackers, por exemplo, fez com os programadores criassem muitas novidades.
Ainda temos os casos em que o sistema foi desenvolvido em uma versão da linguagem “X”, porém, agora houve a atualização para uma versão que vai quebrar a aplicação e utilizar um novo código. Mais uma vez, vemos a importância de o profissional de tecnologia se atualizar.
Isso deve ser um propósito contínuo de vida, pois também é importante frisar que não adianta começarmos a nos atualizar para depois ficarmos acomodados. Para sermos profissionais atualizados, é essencial que os estudos nos acompanhem por toda a vida.

Quais os principais cursos de especialização em tecnologia?

Agora que você já sabe da importância dos cursos de especialização para o profissional de tecnologia, vamos abordar os principais cursos dessa área para que você possa se informar e escolher a melhor opção.

Cientista de dados

Hoje, lidamos com uma grande quantidade de dados, que só tende a aumentar. Dessa forma, é necessário termos um profissional capaz de transformar esses dados em informações e interpretá-los, para alcançar resultados eficientes.
Um cientista de dados mexe com estatística e cálculos matemáticos complexos. Ele usa um grande volume de dados para gerar preciosas informações para os negócios.
Esse profissional está há pouco tempo no mercado de trabalho, mas é bom frisar que as empresas estão cada vez mais precisando de seu trabalho. Por isso, o curso de especialização nessa área pode ser uma grande oportunidade.

Business Intelligence

Além do cientista de dados, temos o BI como uma outra boa opção para realizar a pós-graduação. Esse profissional também lida com informações, sendo responsável pelos processos de tomada de decisão diante dos dados processados. Ele precisa trabalhar com a informação coletada e interpretá-la inteligentemente.
O surgimento do profissional em Business Intelligence se deve à evolução da Internet, uma vez que soluções de BI são importantíssimas para aplicação estratégica integrada no trabalho de grandes empresas.

Engenheiro de software

O profissional de engenharia de software trabalha na construção de diversos sistemas para todo tipo de equipamento. Sendo um especialista da área, você poderá atuar no mercado de trabalho como analista de sistemas, desenvolvedor full stack e gerente de projetos para o desenvolvimento de aplicativos móveis, por exemplo.
As empresas dependem muito do trabalho desse profissional para desempenhar a função de supervisão do produto desenvolvido. O engenheiro de software pode também realizar serviço de manutenção em programação e testar a qualidade do que é elaborado na companhia. Lembre-se de que ter uma especialização nessa área fará muita diferença para o mercado de trabalho para programação.

Engenharia robótica

Além da engenharia de software, outro curso de especialização que faz muita diferença no mercado de trabalho é o de engenharia robótica. Isso se deve ao fato de que a indústria vive um momento de grandes transformações, sob a ótica de uma nova forma de produção. Com esse curso, você vai se habilitar a desempenhar, por exemplo, atividades de controle e automação de novos equipamentos.
Vale muito a pena investir nessa pós-graduação, uma vez que existem raríssimos profissionais qualificados nesse campo de trabalho.

Desenvolvedor de jogos

Os jogos têm feito cada vez mais parte da vida das pessoas. Angry Birds e Super Mario World são grandes exemplos de como essa área é promissora. Com isso, temos a pós-graduação em desenvolvedor de jogos como mais um curso fundamental para se atualizar a adquirir novas habilidades de trabalho.
Com o curso lato sensu, o profissional poderá atuar na concepção e desenvolvimento do programa. A especialização ainda será muito importante para que ele possa construir jogos para aplicativos móveis, podendo atuar em grandes empresas e ter o seu trabalho reconhecido.

Cloud computing

computação em nuvem tem ganhado proporções inimagináveis e se sofisticado para realizar grandes demandas de trabalho. Com isso, o número de empresas que oferecem o serviço também aumentou na última década.
O profissional em cloud computing poderá atuar, por exemplo, na criação de servidores de IaaS em uma nuvem híbrida. Ele trabalha para que soluções de infraestrutura em computação em nuvem estejam de acordo com as necessidades de demanda dos clientes. Nessa área, os cursos de especialização se tornam mais do que obrigatórios, devido às constantes novidades que surgem no mercado.

Segurança da informação

Na atualidade, uma das maiores preocupações das empresas é com a segurança digital, uma vez que os hackers estão aperfeiçoando as formas de infectar os dispositivos. Com isso, temos a especialização na área de TI em segurança da informação como uma ótima forma de se destacar no mercado de trabalho.
Essa pós-graduação tem o objetivo de formar profissionais especialistas para o desenvolvimento de metodologias para proteger redes de computadores e sistemas computacionais. Você ainda verá como aplicar diversos tipos de políticas de segurança e confidencialidade.
Enfim, há diversos cursos de especialização à sua disposição. É bom que você fique atento, pois muitos deles podem ser feitos a distância, o que exige um investimento mais em conta e otimiza o tempo do aluno. Veja, abaixo, um pouco mais sobre os benefícios de cursar a modalidade a distância.

Vale a pena fazer um curso de especialização a distância?

Muitos alunos, quando terminam a graduação, até desejam continuar estudando, mas não veem condições para que isso aconteça. Da mesma forma, pessoas que já se formaram e atuam no mercado de trabalho ainda não conseguiram realizar a especialização.
Sabemos que todos nós passamos por dificuldades que atrapalham a nossa carreira de estudantes, porém, o ensino a distância (EaD) tem contribuído para que milhares façam a sua pós-graduação.
Essa é uma modalidade de ensino na qual os processos de aprendizagem ocorrem com o uso de tecnologias de comunicação, para que alunos e professores possam estabelecer relações sem que estejam no mesmo espaço geográfico.
Ela é regulamentada pelo Ministério da Educação, bastando ao estudante realizar a sua matrícula em uma instituição credenciada e ter um dispositivo com acesso à internet, como celulares e computadores.
Veja, agora, algumas das principais vantagens do ensino a distância, para você começar a fazer a sua especialização agora mesmo!

Acessibilidade

A acessibilidade é uma das grandes facilidades para se realizar uma pós-graduação a distância, pois a aprendizagem ocorrerá de forma remota. Os materiais pedagógicos têm recursos multifuncionais e tecnologias assistivas para diminuir a dificuldade de aprendizagem.
Pessoas portadoras de deficiência física, como a dificuldade de locomoção, podem estudar em seus próprios lares, sem se preocupar em ter que se deslocar até a instituição de ensino.

Comodidade e flexibilidade

Além da acessibilidade, o ensino a distância também oferece muito mais comodidade e flexibilidade. O tempo de estudo será definido por você, o que tornará possível associar o trabalho com a pós, por exemplo.
Isso não quer dizer que não haja datas definidas para a entrega de trabalhos e avaliações. Tudo terá um prazo determinado, o que revela a seriedade dessa modalidade de ensino com relação à educação. Você será responsável por criar o seu próprio período de estudos, conforme a sua necessidade.

Custo/benefício

O custo/benefício da modalidade de ensino a distância é muito vantajoso, pois as mensalidades são mais baratas e você terá economia com a compra dos materiais didáticos — sem contar a redução de gastos com transporte, já que não há a necessidade de se deslocar até a instituição de ensino.

Comunicação

Outro ponto essencial que devemos abordar é sobre a comunicação no EaD, pois algumas pessoas pensam que o diálogo entre professores e estudantes não é eficaz nessa modalidade de ensino. Contudo, isso não é verdade, uma vez que a tecnologia tem, cada dia mais, nos proporcionado diversos recursos para interagirmos de forma virtual.
Assim, há muitos modos para estabelecermos contato, como chats online, e-mails, grupos interativos etc. Esses recursos são eficientes para marcar encontros virtuais e participar de fóruns, por exemplo.

Certificação

Por fim, outro ponto sobre o qual algumas pessoas têm dúvida é se realizar uma pós-graduação a distância terá certificação válida como a presencial. Esse questionamento é fácil de responder, pois, como dito, o diploma tanto da modalidade presencial quanto da a distância tem o mesmo valor.
Neste post, explicamos o que são e para que servem os cursos de especialização, destacando a sua importância na hora de aperfeiçoar os conhecimentos em uma determinada área e receber a tão sonhada promoção no trabalho. Além disso, pontuamos o que é necessário para escolher um curso de especialização na área de tecnologia.
Vale pontuar que muitos dos cursos de especialização descritos podem ser feitos a distância. Como vimos, isso traz muitos benefícios para que você possa continuar os estudos.
Então, gostou do nosso texto? Agora, baixe o e-book “O passo a passo para entrar no mercado de tecnologia!” e continue se informando para ter uma carreira brilhante!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!