faceboook

Vale a pena fazer cursos online?

Com a exigência cada vez maior por qualificação profissional e a correria do dia a dia, fazer cursos online de qualidade é uma ótima opção. Veja (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Não é segredo para ninguém que vivemos na era tecnológica. E esse momento é marcado pelo grande número de pessoas conectadas o tempo todo. Mais que isso, tendo à sua frente um mundo de informações e possibilidades.

Na educação isso não é diferente e talvez seja o ramo mais beneficiado pela evolução da tecnologia. Hoje em dia, é possível fazer cursos online sem sair de casa, conquistar aquela desejada certificação, além de treinamentos e diplomas, tudo na tela do computador.

Mas, a pergunta que nos fazemos é: será que vale a pena fazer cursos online? Como esses cursos são vistos pelas empresas? Qual a importância deles na formação de profissionais dos mais diversos segmentos?

Foi com a intenção de responder a essas perguntas e mostrar as reais vantagens de fazer cursos pela internet que preparamos este artigo. Continue lendo!

Cursos online são importantes para a formação profissional

Os cursos online podem ter diversas finalidades: especialização, extensão, certificação e até mesmo graduação. E seja qual for o objetivo, o curso escolhido vai contribuir para a formação profissional levando mais conhecimento e sendo um diferencial no currículo e na carreira profissional.

Há pessoas que ainda torcem o nariz quando o assunto é estudar pela internet. Porém, a tendência é que este tipo de desconfiança desapareça completamente, uma vez que a cada dia mais escolas e instituições de ensino de renome adotam a modalidade à distância para chegar até seus alunos e oferecer não apenas conhecimento, mas também comodidade.

E você deve estar se perguntando por que esses cursos são importantes para a carreira. A resposta é simples: porque, assim como os cursos presenciais, eles qualificam os profissionais deixando-os em condições de concorrer e se destacar no mercado, ajudando-os a conquistar seus objetivos dentro da empresa e na carreira, além de melhorar o currículo.

São bem vistos por organizações e gestores

As empresas estão se modernizando. Inclusive, a maioria delas já utiliza a tecnologia para otimizar seus processos, diminuir custos, engajar funcionários e se destacar diante da concorrência. Sendo assim, seus gestores sabem a importância de ter profissionais certificados, que buscam se atualizar através de cursos e treinamentos, seja presencialmente ou na internet.

O que importa para as organizações não é a modalidade do curso ou quantos você tem no currículo, mas a qualidade deles.

Por isso, é muito importante escolher o curso certo, pesquisar empresas que podem oferecer não só qualidade, mas cursos que acrescentam às suas habilidades e possibilitam o crescimento dentro e fora das empresas.

Flexibilidade e curta duração são algumas das vantagens de fazer cursos online

Na sua maioria, têm curta duração

O mundo moderno exige pressa. A cada ano, milhares de profissionais chegam ao mercado de trabalho cada vez mais qualificados e não há tempo a perder.

Por isso, quanto mais rápido você conseguir seu diploma ou certificação, melhor será. Essa é uma vantagem dos cursos online. Sem comprometer a qualidade, um bom curso vai entregar ao aluno o conhecimento que ele precisa no menor tempo possível.

É o caso dos cursos de certificação. É muito comum que profissionais de vários segmentos procurem por certificações em suas respectivas áreas. São pessoas que não têm muito tempo e buscam se qualificar nas horas livres.

Oferecem flexibilidade de horário

Outra palavra que é ouro no corre-corre da vida moderna é flexibilidade. E isso, infelizmente, não é possível nos cursos presenciais. Não para quem trabalha o dia todo, tem compromissos familiares e precisa se virar para dar conta de tudo.

Poder escolher o melhor horário para estudar, no conforto de casa e no tempo de cada um é uma das grandes vantagens dos cursos online. Esse é um grande diferencial que faz milhares de pessoas em todo o mundo escolher as plataformas de ensino online para melhorar o currículo e se profissionalizar.

E, junto à flexibilidade de horário, existe também a flexibilidade de local, já que o aluno pode estudar em casa, na biblioteca ou até mesmo na empresa.

Aumentam as chances de conseguir uma promoção

A escolha do curso certo, mesmo que online, pode ser o que faltava para conseguir aquela desejada promoção. Já pensou em se atualizar na sua área de atuação? Se você não fizer isso, com certeza outra pessoa vai fazer e você vai perder a vaga para outro mais qualificado.

Que tal fazer uma especialização ou obter certificações para ter mais autoridade e alavancar a carreira? Os cursos online possibilitam isso.

Eles aumentam suas chances de conseguir mais clientes, de ser recomendado para cargos mais altos e de ter um currículo mais atrativo.

Oferecem novas oportunidades na carreira

Não são apenas os profissionais que desejam crescer nas organizações em que trabalham que se beneficiam fazendo cursos online. Estudantes que estão fazendo cursos superiores podem encontrar nesses cursos novas oportunidades de iniciar suas carreiras, além de completar aquelas horinhas que faltam na grade curricular.

Ou seja, é possível obter qualificação profissional antes mesmo de entrar no mercado de trabalho e isso é um diferencial e tanto: é um passo a frente da concorrência.

É importante saber escolher a modalidade ideal para você

Mesmo com todas essas vantagens, é importante saber escolher a modalidade certa para você. Lembre-se de que os cursos online exigem bastante dedicação assim como os presenciais: é preciso reservar horas de estudos, ser organizado, comprometido e disciplinado para fazer as aulas, entregar os trabalhos e realizar as tarefas na data correta.

Se isso não for um problema para você, então o curso online será uma escolha certeira!

E então, está convencido de que vale a pena fazer cursos online? Lembre-se de que é importante escolher uma boa plataforma de ensino. Mais que isso, uma empresa que ofereça qualidade, tenha reputação e experiência no mercado, além de histórias de sucesso e recomendações positivas.

Faça uma boa pesquisa e com certeza você encontrará a melhor opção para você. O que não vale a pena é ficar de fora e perder a oportunidade de crescer profissionalmente.

Pronto para escolher o seu próximo curso online? A Impacta oferece diversas opções de cursos online em seu portfólio. Talvez um deles pode ser o que você precisa para alavancar sua carreira. Deixe sua opinião nos comentários e diga-nos qual curso você precisa!

6 Comentários

  1. Raquel Lima disse:

    Obrigada!!!! Fiquei muito contente com a matéria. Estou fazendo um curso de Legislação Trabalhista online pelo Senai, estava um pouco insegura, quanto aos recrutadores mesmo verificando que o conteúdo tem qualidade muito legal. Um abraço

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!