faceboook

Framework front-end: o que são e os 5 melhores

Leia o artigo e entenda o que são frameworks front end e quais são os 5 mais importantes que você precisa conhecer!

Autor: Redação Impacta

Os frameworks são ferramentas fantásticas e poderosas para construir aplicativos web e móveis. Eles controlam todas as operações de desenvolvimento web e oferecem uma experiência de usuário agradável. 

Sem frameworks, seria muito mais demorado e difícil construir um produto sólido para os usuários. Nesta postagem do blog, discutiremos os 5 melhores frameworks front-end para aprender o quanto antes. Mas antes disso é preciso primeiro entender o que é um Framework?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

É basicamente um grande driver que permite que os desenvolvedores personalizem os componentes predefinidos de um aplicativo de acordo com a necessidade do aplicativo. Também ajuda a melhorar a velocidade geral de um aplicativo.

Não importa quão complexas e nebulosas sejam as funções executadas no back-end, o que importa é a experiência dos usuários quando interagem com seu site ou aplicativos.

Mas a verdadeira luta começa quando se procura as melhores e melhores estruturas de front-end, que fornecem usabilidade e funcionalidade excepcionais.

Neste artigo, lançamos luz sobre os frameworks de front-end mais populares que permitem que você escolha aquele que atende aos seus requisitos de negócios, veja!

1. Reaja

React, também conhecido como React.js , é uma biblioteca JavaScript de front-end renomada para criar interfaces de usuário intuitivas e componentes associados. Em 2011, o React foi criado por Jordan Walke, um desenvolvedor do Facebook. Ganhou popularidade em 2013, quando se tornou uma estrutura de código aberto. 

Os grandes gigantes como Walmart, Tesla, PayPal e Netflix, suas equipes de desenvolvimento front-end usam React, o que garante a confiabilidade e robustez dessa ferramenta. É reconhecido como um dos principais frameworks de front-end devido à sua excelente funcionalidade, capacidade de manutenção de código e DOM virtual (Document of Model). 

Portanto, se você é alguém que está procurando um framework ideal que possa ajudá-lo a antecipar o alto tráfego e uma plataforma estável para gerenciar, o React é uma solução proeminente. 

Vantagens

•     Fácil de aprender

É uma estrutura direta e fácil que está familiarizada com JavaScript front-end. 

•     Boa usabilidade

A incrível vantagem do framework React web UI é que ele é multiplataforma, o código é fácil de ler e tem um limite baixo, o que sugere que ele pode permitir a construção de um site ou aplicativo rapidamente. 

•     Suporte incrível do Facebook

Nada pode ser melhor do que ter suporte robusto de uma empresa como o Facebook. Portanto, esse framework pode ser uma boa solução para criar sites ou aplicativos. 

•     Controle de versão intuitivo

Ele permite executar o código antigo sem problemas e sem esforço em cada nova versão e, portanto, fornece aos usuários a atualização sem problemas. 

•     Fácil acesso

Ele pode ser usado em todo o mundo, para que você possa obter toneladas de conteúdo baseado em conhecimento na Internet que o ajude a resolver o problema. 

Limitações

•     Complexidade JSX

Durante a fase inicial de aprendizado do React, não pode ser uma tarefa fácil para os desenvolvedores obter o conceito perspicaz do JSX. 

•     Documentação de baixa qualidade

Não é fácil manter a documentação adequada porque os componentes são atualizados em alta velocidade. 

Quando o React pode ser usado?

1. O React pode ser usado para construir aplicativos de página única escaláveis.
2. É um tipo de framework fácil de usar e orientado ao usuário que ajuda a criar uma interface interativa com tempo limitado, como os Progressive Web Apps (PWAs). A razão é simples; esta estrutura permite que você reutilize os componentes. 
3. Você pode contar com essa estrutura enquanto constrói um projeto complexo que inclui muitos blocos como navegação, menu, painéis de navegação e botões, pois possui DOM Virtual. 

Quando você deve evitar usar o React? 

JSX não é fácil de aprender; portanto, você deve ignorar o uso do React se for novo nisso. Além disso, se você não tem um conhecimento competente de JavaScript, não é uma opção recomendada. 

Características

1. Código seguro e estável
2. DOM virtual
3. Desempenho e velocidade aprimorados
4. Efetivamente compatível com diversas bibliotecas
5. Depuração mais rápida
6. Ligação de dados unidirecional
7. Flexibilidade impecável em dispositivos móveis e na web

Casos de uso React em tempo real

1. A maioria dos componentes do aplicativo Airbnb são construídos usando React. 
2. A interface de usuário do Yahoo mails usa reagir para modulação de ponta. 
3. O React pode ser usado por empresas renomadas como Netflix, PayPal, Uber, Microsoft, eBay, LinkedIn e Google.

2. Angular

Angular é uma das poderosas estruturas de interface do usuário criadas pelo Google em 2010 para diminuir a distância entre o avanço tecnológico e os conceitos tradicionais.

É uma plataforma de desenvolvimento baseada em typescript com uma coleção diversificada de bibliotecas bem integradas e permite o desenvolvimento de aplicativos escaláveis, tornando-se um excelente framework de UI da Web . 

Vantagens

•     Grande flexibilidade

É uma das principais estruturas de front-end devido à sua natureza multiplataforma, que pode ajudá-lo a compilar e executar aplicativos em diferentes ambientes ou no lado do servidor, aproveitando bibliotecas de terceiros, como NativeScript. 

•     Sincronização em tempo real

É uma das estruturas de interface do usuário que reduzem as chances de erro devido à propriedade de vinculação de dados bidirecional padrão, que permite sincronização em tempo real. 

•     Personalização

Você pode reutilizar e personalizar os componentes em outros projetos angulares feitos a partir de outro framework.

•     Alto desempenho

Devido ao seu compilador avançado, ele pode transformar código HTML e TypeScript em JavaScript estruturado no momento do desenvolvimento. 

Limitações

•     Difícil de aprender

O framework angular é mais difícil de aprender do que o React devido à documentação confusa. 

•     Estrutura Pesada

Angular é um Framework mais pesado que o React devido à sua complexidade que pode impactar negativamente aplicativos dinâmicos e requer otimização de código.

Quando o Angular pode ser usado? 

É a melhor estrutura de interface do usuário para desenvolver aplicativos da Web de nível empresarial com infraestrutura complexa. Também pode ser usado para aplicativos de várias páginas com conteúdo dinâmico e aplicativos da web progressivos. 

Quando você deve evitar o uso do Angular? 

Não pode ser uma boa opção para aplicativos da Web de pequena escala com sintaxe simples e conteúdo estático. Além disso, não é uma estrutura amigável para SEO, portanto, se você estiver procurando por otimização de SEO, não é uma boa alternativa.

Características

1. Oferece grande flexibilidade
2. Suporte de longo prazo do Google
3. Arquitetura multiplataforma e MVC
4. Injeção de dependência de hierarquia
5. Ligação de dados bidirecional
6. Facilidade na manutenção

Casos de uso Angular em tempo real

1. Um dos melhores exemplos é a versão do YouTube no PlayStation 3.
2. O Guardian usou o Angular para construir um sistema que pode lidar com rolagem ilimitada de resultados de pesquisa. 
3. Algumas das empresas que alavancaram este Framework são Forbes, Gmail, Blender Upwork, Microsoft Office e Xbox.

3. Vue.js

É o tipo de estrutura de interface do usuário da Web que combina React e Angular . Foi feito em 2014 por Evan You e fornece mineração de dados reativa bidirecional sem a necessidade de bibliotecas adicionais. É um framework simples que supera os desafios do framework angular, e suas APIs ajudam a resolver tarefas de grande escala. 

Vantagens

•     DOM Virtual

É um recurso padrão de uma abstração do DOM tradicional, que fornece uma otimização significativa do desempenho do aplicativo. 

•     Fácil de aprender

Se alguém conhece JavaScript, HTML e CSS pode aprender rapidamente a sintaxe do framework do Vue.js. 

•     Integração de terceiros

É um dos principais frameworks front-end que podem ser facilmente integrados a outras bibliotecas. 

•     Alto desempenho

É uma ferramenta rápida e escalável devido ao seu pequeno tamanho e simplicidade. 

Limitações

•     Desafios linguísticos

O problema com o componente Vue é que a maioria é escrita em chinês, o que pode funcionar como desafios linguísticos para desenvolvedores pertencentes a outras regiões. 

•     Pequena comunidade

Como esse framework é relativamente jovem comparado ao Angular e React, e não ganhando esse nível de uso.

Quando o Vue.js pode ser usado? 

O Vue.js pode ser usado em aplicativos móveis e web de pequena e grande escala, aplicativos complexos de página única e PWAs. 

Quando você deve evitar o uso do Vue.js? 

Não pode ser adequado para grandes projetos se os desenvolvedores não tiverem competência neste framework. Além disso, a falta de uma comunidade de apoio pode se tornar uma grande desvantagem se você precisar de ajuda com a complexidade. 

Características

1. DOM virtual
2. Fácil de entender
3. Sintaxe e integração simples
4. Modelos baseados em HTML
5. Documentação organizada
6. Transições e animações CSS integradas
7. Roteadores Vue (oferece navegação perfeita entre as páginas) 

Casos de uso do Vue.js em tempo real

1. O Alibaba usou o Vue.js como sua plataforma de front-end. 
2. O IBM Hybrid Cloud Design fez uso do Vue.js devido à sua estrutura baseada em componentes. 
3. Alguns exemplos que usaram frameworks Vue.js são Behance, Gitlab, Xiaomi e 9gag.

4. jQuery

Esta estrutura de interface do usuário da Web é uma estrutura de front-end mais antiga. Foi lançado em 2006, e sua relevância, facilidade de uso e simplicidade o destacam de outros concorrentes. 

Mais de 41 milhões de sites o usam, e sua biblioteca multiplataforma facilita o script HTML do lado do cliente.

Vantagens

•     Simplicidade

A ferramenta é fácil de usar e a estrutura pode ser aprendida facilmente. 

•     Compatibilidade do navegador

Devido à sua compatibilidade, você pode usar este framework com a escolha do seu navegador. 

•     Habilitação móvel

Devido às suas melhorias recentes, pode ser adequado para soluções web responsivas. 

•     Vasta comunidade

Como essa estrutura de interface do usuário da Web é usada há muitos anos, ela formou uma comunidade confiável. 

Limitações

•     Baixo desempenho

Sua velocidade de operação é relativamente baixa, o que diminui o desempenho geral. 

•     API desatualizada

A estrutura tem APIs DOM desatualizadas. Mesmo com navegadores modernos, você pode realizar o mesmo trabalho mais rápido que o jQuery. 

Quando o jQuery pode ser usado?

Ele pode ser usado para desenvolver aplicativos dinâmicos leves e diretos.

Quando você deve evitar usar jQuery? 

Ele não pode ser usado na construção de soluções da Web em larga escala porque requer uma tonelada de códigos extras para escrever. 

Características

1. Manipulação de DOM, CSS e HTML
2. Animação e efeitos
3. Extensibilidade através de plug-ins
4. Análise JSON
5. AJAX
6. Utilitários

Casos de uso jQuery em tempo real

1. A pilha de tecnologia da Uber incorporou jQuery. 
2. O Quora integrou o jQuery Framework para melhorar sua interface gráfica. 
3. Outras empresas como Microsoft, Twitter, Fiverr, Trello, Uber, SurveyMonkey, WordPress e GeeksforGeeks usam jQuery para seus projetos de desenvolvimento web.

5. Ember.js

É uma estrutura de interface do usuário da Web JavaScript de código aberto que ajuda desenvolvedores ambiciosos a desenvolver aplicativos escaláveis ​​de plataforma cruzada. É um Model-View-ViewModel (MVVM) e uma estrutura baseada em padrão de arquitetura que pode ajudar a desenvolver aplicativos da Web de página única. 

Vantagens

•     Ligação de dados bidirecional

Ele ajuda a automatizar a atualização dos valores em componentes e modelos associados. 

•     Reutilização

É uma das estruturas de interface do usuário em que o aplicativo criado por ele é reutilizável. 

•     Interface de linha de comando

Ele permite criar novas entidades com eficiência e incorporá-las ao processo de desenvolvimento, aproveitando a utilidade com geradores de código. 

Limitações

•     Difícil de aprender

A sintaxe Ember é difícil de entender. 

•     Pequena comunidade

Esta estrutura não é proeminentemente popular. 

Quando o Ember.js pode ser usado? 

Ele pode ser usado para projetos web móveis e de grande escala. 

Quando você deve evitar o uso do Ember.js? 

Não é adequado para projetos pequenos e simples porque é um tipo de framework pesado.

Características

1. Ligação de dados bidirecional
2. Renderização no lado do servidor
3. Abordagem focada em URL
4. Ferramentas nativas de teste e depuração

Casos de uso do Ember.js em tempo real

1. O LinkedIn usou o Ember.js para melhorar sua UI/UX.
2. Ajudou a Netflix a se tornar mais moderna e escalável. 

Falando sobre as principais estruturas de front-end , React, Angular e Vue.js conquistaram a posição mais alta no mercado competitivo. Essas estruturas são populares devido ao amplo suporte da comunidade devido à sua flexibilidade contínua e recursos intuitivos. 

O conteúdo foi útil para você? Aproveite e leia também O que um Front-End Developer precisa saber para ter sucesso

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!