faceboook

O que um Front-End Developer precisa saber para ter sucesso

Veja no artigo quais habilidades um Front-End Developer precisa ter para que uma empresa cresça e tenha sucesso.

Autor: Redação Impacta

O segredo por trás de cada site incrível, SaaS, aplicativo móvel, PWA ou SPA é um desenvolvedor de front-end qualificado que faz alusão a tipografia, animações, layout de página, fluxo de site e muito mais. Eles trazem criatividade e uma perspectiva para a mesa que é extremamente valiosa.

Para uma empresa, o investimento em um profissional da área deve ser feito mais cedo ou mais tarde para o seu crescimento. Diante desse fato, as organizações estão trabalhando ativamente em estratégias para contratar um desenvolvedor front-end qualificado que possa aprimorar a experiência do usuário em seu site/aplicativo e atrair mais clientes para seus negócios.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Embora haja um enorme conjunto de desenvolvedores front-end disponíveis no mercado, encontrar o perfeito que trabalha com a abordagem certa e na direção certa é uma tarefa árdua.

Para esclarecer as dúvidas sobre a carreira, listamos algumas habilidades essenciais que devem estar em sua lista de verificação ao contratar um desenvolvedor front-end. Continue a leitura a seguir!

Quais são as habilidades de desenvolvedor front-end que você deve procurar?

Você já verificou a descrição do trabalho de um desenvolvedor Front-end? Ele define claramente as habilidades técnicas que um desenvolvedor deve possuir como HTML, CSS, JavaScript, JQuery. No entanto, você acha que apenas possuir habilidades técnicas é suficiente para conduzir com sucesso um processo de desenvolvimento de software? Se sim, por que as pessoas são rejeitadas nas entrevistas, apesar de serem mestres das tecnologias?

Para responder à sua pergunta, vamos conferir a lista completa de conjuntos de habilidades essenciais para um desenvolvedor front-end se destacar em seu campo.

O conjunto de habilidades foi amplamente dividido em 2 categorias – Habilidades Técnicas e Habilidades Não Técnicas, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada categoria e guiá-lo pelo processo.

Habilidades técnicas

Sendo um desenvolvedor Front-end, deve-se possuir pelo menos um conjunto de habilidades técnicas básicas, sem as quais o Desenvolvimento Front-end é impossível. 

O roteiro dá uma ideia das habilidades técnicas a serem procuradas em um desenvolvedor Front-end durante a contratação. Vamos conferir os básicos-

  • HTML (HyperText Markup Language), considerado como a espinha dorsal da web, é a linguagem padrão para o desenvolvimento de páginas da Web, estabelecendo assim a base de qualquer site. HTML descreve a estrutura de uma página da Web na qual ela deve aparecer em um site, tornando-se a aptidão mais essencial que um designer de front-end deve dominar.
  • CSS (Cascading Style Sheet), uma linguagem de estilo de uma página da Web, torna o processo de desenvolvimento da Web mais gerenciado e claro. O CSS permite que o desenvolvedor separe as informações de estilo e o conteúdo real de uma página da Web, pelo que você pode fazer alterações no estilo da página sem perturbar o outro código da página da Web. A página CSS separada também permite que os desenvolvedores usem a mesma planilha em várias páginas da web conforme o requisito.
  • JavaScript(JS) , uma linguagem que adiciona mais funcionalidades a um site, tornando seu site mais interativo e dinâmico, além de permitir que o site reproduza os vídeos, animações, valide formulários, recarga de página, etc. CSS, os desenvolvedores também devem ter um bom conhecimento sobre Javascript.
  • Estruturas Javascript e CSSOs frameworks são a estrutura composta pelos arquivos relacionados que simplificam e agilizam o processo de desenvolvimento. Com os frameworks Javascript e CSS, você não precisa começar do zero e escrever o código para funcionalidades comuns do programa, mas sim focar na lógica principal do seu projeto. Existem inúmeros frameworks disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens. Portanto, escolher o melhor ajuste para o seu projeto entre eles exige que o desenvolvedor tenha informações adequadas sobre os frameworks.
  • Habilidades de projeto e teste, juntamente com as habilidades de programação, um desenvolvedor Front-end também deve conhecer o design e o teste do software, o que contribui para o desempenho do software. Dê uma olhada em algumas habilidades essenciais de Design e Teste que devem estar presentes em um desenvolvedor Front-end.
    • IU/UXO design UI/UX, fator decisivo para o sucesso do site, é a primeira impressão de uma empresa no cliente. Quanto melhor for a experiência do cliente com seu site, maior será a probabilidade de sucesso de seus produtos e serviços. Inúmeras técnicas de design estão flutuando no mercado, escolher a que melhor combina com sua marca é extremamente essencial, exigindo que o desenvolvedor front-end esteja atualizado com as últimas tendências e demandas do mercado.
    • GIT/Sistema de Controle de Versão, o controle de versão é algo que deve estar nas pontas de um desenvolvedor front-end. O sistema de controle de versão permite que os desenvolvedores mantenham um registro das alterações feitas no código ao longo do tempo. Isso facilita que eles retornem diretamente a um estado/versão anterior caso a alteração não se comporte conforme o esperado, em vez de remover todas as alterações e corrigir o erro manualmente. Um dos sistemas de controle de versão mais populares usados ​​pelos desenvolvedores front-end é o Git, tornando-se essencial para um desenvolvedor se familiarizar.
    • Teste, a fase mais importante do processo de desenvolvimento que mostra a presença de erros no programa, aumentando assim a eficiência do site. Um desenvolvedor front-end deve ser capaz de escrever os casos de teste para o front-end do site, bem como testar o site quanto ao design, funcionalidade perfeita e desempenho. Para o Front-end, ele deve ter um forte conhecimento de testes unitários, bem como testes funcionais.O teste de unidade é o processo de testar módulos individuais da base de código isoladamente, resultando na detecção precoce de erros. Por outro lado, o teste funcional testa o front-end do seu site/aplicativo quanto ao design e funcionalidade, como validação de formulário, evento ao clicar, animação suave, etc.
    • Estrutura de arame, junto com a codificação e os testes, o desenvolvedor front-end também deve ser capaz de preparar um wireframe para todo o projeto. Um wireframe é o esboço do projeto, que compreende os detalhes do software/aplicativo, ou seja, o conteúdo, design e funcionalidade que ele deve entregar. O wireframe revela os desafios nas fases iniciais, segundo os quais o desenvolvedor pode tomar as medidas adequadas e trabalhar em um objetivo realista.

Habilidades não técnicas

As competências não técnicas dão base ao seu Processo de Desenvolvimento de Software, desde o levantamento de requisitos e estendendo-se por toda a vida útil do projeto. Para ser produtivo, um bom desenvolvedor também deve ser um jogador de equipe amigável , exigindo que você tenha uma visão mais ampla e se torne bem versado em habilidades técnicas e não técnicas.

Assim, apesar da profunda importância das habilidades técnicas no processo de desenvolvimento, um Desenvolvedor Front-end também deve possuir habilidades polidas/não técnicas para a execução bem-sucedida do projeto. Um desenvolvedor precisa ser um jogador de equipe, compreensivo, criativo, bem como deve ter boas habilidades de comunicação para que possa interagir com o cliente e entender sua necessidade de projeto.

Considerando a importância, as empresas estão tornando-o parte integrante de seu processo de recrutamento, pois, sem essas habilidades humanas essenciais, mesmo um virtuoso da tecnologia não será capaz de trabalhar de forma viável em um espaço de trabalho. Vamos conferir algumas das habilidades não técnicas mais essenciais que devem estar presentes em um desenvolvedor Front-end-

  • Uma boa comunicação não significa que você tenha que falar em frases e parágrafos perfeitamente formados, Simples e claro percorrem um longo caminho – John Kotter.Uma boa habilidade de comunicação não é importante apenas para os membros da equipe durante o processo de desenvolvimento, mas também desempenha um papel importante durante o processo de elicitação de requisitos. Não se trata de gramática ou inglês fluente, trata-se mais de entender o que seu cliente está pedindo ou idealizando?, sem o qual você nunca poderá atender às necessidades de seu cliente e entregar a ele o produto / serviço certo. Boa comunicação resulta em bom entendimento e melhor execução, portanto, maior satisfação do cliente.
  • Jogador da equipe, o processo de desenvolvimento do projeto é um trabalho em equipe, portanto, precisa de cooperação e coordenação dentro da equipe. Um desenvolvedor front-end deve ser cooperativo para que ele possa se conectar facilmente com os membros da equipe e coordenar com eles em relação ao projeto.
  • Pensamento crítico, um Front-end deve ter habilidades de resolução de problemas e know-how para lidar com um problema. Isso é algo que um desenvolvedor front-end diferencia dos outros, além de tornar o processo de desenvolvimento suave e ininterrupto.
  • Inventivo/Criativo, se você é engenheiro, a criatividade tem que estar dentro de você e para um desenvolvedor front-end, isso se torna ainda mais obrigatório. Sem um estilo imaginativo, um engenheiro de front-end não reconhecerá quais elementos, funções ou design podem atrair a atenção do usuário ou resultar em uma melhor experiência do usuário.
  • Assumindo a propriedade estendidam, agir de acordo com as instruções é bom, mas limitar sua capacidade e deveres dentro dos limites da instrução faz de você uma máquina. Você precisa mostrar alguma propriedade estendida, realizando ações de acordo com o requisito e fornecendo entradas em outros níveis, como fluxo lógico de um projeto, em vez de seguir cegamente o conjunto de instruções.
  • Atualização consistente de habilidades‘Mantenha-se atualizado, fique à frente’- o mantra que um desenvolvedor deve seguir. Para oferecer qualidade, você precisa aprimorar e manter-se atualizado com as tendências, ferramentas e práticas de desenvolvimento. Assim, um desenvolvedor Front-end deve ter um desejo de atualização contínua de habilidades, agregando valor ao seu desempenho.

Contrate a pessoa certa para o desenvolvimento front-end do seu projeto

O desenvolvimento front-end é fundamental para o sucesso de um negócio!

A tecnologia e o mercado estão evoluindo continuamente, introduzindo e exigindo mais criatividade a cada dia que passa. O desenvolvimento front-end também não ficou para trás, partindo de uma simples página web com funcionalidade como agenda principal, até páginas web mais dinâmicas, interativas e criativas.

Para acompanhar o ritmo da mudança, você deve estar atento ao recrutar desenvolvedores front-end para seu próximo projeto. Além disso, você precisa garantir que seu desenvolvedor front-end possua as habilidades mencionadas acima e esteja atualizado com as tendências em andamento e as melhores práticas adotadas no campo.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!