faceboook

Typescript x JavaScript: entenda o que é e saiba as diferenças

Baseado no JavaScript, o TypeScript vem se popularizando entre os programadores para o uso em projetos específicos e estático. Conheça!

Autor: Redação Impacta

TypeScript x Javascript, você sabe a diferença entre essas duas tecnologias? Pois bem, as duas são muito utilizadas por programadores de todo o mundo atualmente, mas contam com características um pouco distintas, muito embora a primeira tenha sido criada seguindo a base da segunda.

Está sem tempo para ler o conteúdo agora? Escute o áudio abaixo:

Neste post, vamos entender melhor o que é Javascript e TypeScript, a diferença entre elas e as vantagens que você pode ter no seu projeto ao utilizá-las. Acompanhe!

O que é TypeScript?

TypeScript é uma linguagem de código aberto desenvolvida pela Microsoft que foi derivada do JavaScript.

Funcionando como um conjunto de ferramentas e formas para adicionar recursos de tipagem estáticas à linguagem original, com o TypeScript é possível desenvolver códigos mais claros e eficientes. 

Dessa forma, é possível executar as linhas de código dessa linguagem em navegadores que suportem o ECMAScript 3 ou até mesmo em softwares, como o Node.Js.

Para entender melhor como o TypeScript funciona, vejamos algumas características da linguagem:

  • Tipagem estática opcional;
  • Pode ser implementada ao JavaScript;
  • É utilizada para códigos de forma mais simples;
  • Funciona como um superconjunto do JavaScript;
  • Tem suporte ao recurso de prototipagem;
  • Utiliza conceitos de tipos e interfaces.

O que é JavaScript?

Já o Javascript é uma linguagem de programação interpretada e estruturada. Ou seja, essa linguagem permite ao desenvolvedor implementar diversos elementos de alto nível de complexidade em páginas web, de modo que eles possam trazer mais do que textos estáticos.

Com o JavaScript é possível criar conteúdos que se atualizam em determinados intervalos. Alguns desses elementos são os mapas, gráficos, objetos 2D ou 3D, imagens animadas, conteúdos multimídia, entre outros. 

Normalmente o Javascript é utilizado junto com linguagens de marcação e regras, como o HTML e o CSS. Assim, é possível ter muito mais do que textos e tabelas coloridas, mas sim um conteúdo que realmente vai prender a atenção dos usuários da web.

Algumas características do Javascript são:

  • Não depende de plataformas;
  • Pode ser colocado dentro do próprio arquivo de HTML;
  • Independe de requisições especiais de declaração;
  • Conta com uma programação estruturada;
  • Utiliza a tipagem dinâmica como base.

Além disso, o JavaScript já tem 25 anos de história e é até hoje uma das linguagens mais utilizadas em todo o mundo.

Quais as diferenças entre JavaScript e TypeScript? 

Existem diversas diferenças entre o TypeScript x JavaScript, mesmo que o primeiro seja uma derivação mais completa do segundo. 

A primeira grande diferença diz respeito à tipagem. Enquanto no TypeScript temos uma tipagem estática, no Javascript é possível observar uma tipagem dinâmica.

Além disso, o TypeScript tem um funcionamento voltado a orientação de objetos, enquanto no Javascript há uma programação estruturada na linguagem. Observa-se também a utilização de genéricos no TypeScript ao invés de funções, como ocorre no Javascript

Por fim, o TypeScript funciona com namespaces e decorators, enquanto no Javascript são utilizadas funções construtoras. 

A sintaxe JS é utilizada em ambas as linguagens de programação e tudo que tem no Javascript pode ser encontrado no TypeScript de maneira mais simples e clara.

Vantagens de usar TypeScript

É possível observar algumas vantagens em utilizar o TypeScript em detrimento de outras linguagens, incluindo o JavaScript. 

A primeira delas é a questão da facilidade e da clareza que o código apresenta. O programador conta com uma tipagem estática para explicitar os tipos das variáveis utilizados no código.

Além disso, o TypeScript conta com um suporte a bibliotecas JS e até mesmo um suporte de documentação de API. Isso facilita muito a vida do programador, fazendo com que consiga os recursos que precisa de maneira mais simplificada.

A linguagem também permite que sistemas mais complexos sejam criados, sem dificuldade. As soluções são construídas sem empecilhos e com qualidade igual ou até superior a outras linguagens, como o PHP, por exemplo.

Principais conceitos 

Alguns conceitos do TypeScript são muito importantes e por isso, trouxemos eles para que você consiga entender melhor como a linguagem funciona e o que ela pode oferecer ao programador:

Encapsulamento

O encapsulamento é um conceito utilizado no TypeScript. Ele está presente nesta linguagem em outras que utilizam a orientação a objetos como base. 

O recurso funciona por meio de setter e getters, que permitem que o código tenha acesso a alguns atributos de uma classe que estejam protegidos.

Herança

A herança funciona de maneira semelhante ao Java. Para utilizá-la é preciso contar com um comando chamado “extends”. 

Para poder usufruir dessa função de maneira correta, é preciso saber alguns detalhes, como a questão do método de classe subscrito, o qual deve ser acionado com o comando “super”.

Abstração

A abstração é utilizada para destacar algumas características de determinado elemento. Esse conceito é utilizado em outras linguagens de programação com orientação a objetos e também está presente no TypeScript. 

A partir da abstração é possível agrupar características do mundo real em classes ou utilizar funções de sistema nas classes abstratas.

Polimorfismo

Chegando ao final dos principais conceitos, temos o polimorfismo. Ele serve para que o programador consiga utilizar um mesmo objeto dentro do código, de formas diferentes, de acordo com cada situação. 

Através do polimorfismo, uma classe pode utilizar atributos de outra, por exemplo.

Considerações Finais

Tanto o TypeScript quanto o Javascript são linguagens de programação que ajudam os programadores a deixarem as páginas da web mais completas. 

Enquanto no primeiro temos uma linguagem mais recente e que é indicada para usos específicos, na segunda opção temos uma linguagem mais antiga que é tradicionalmente conhecida por diversos profissionais do ramo.

Sabendo a diferença entre TypeScript x Javascript e o que cada uma pode proporcionar para o seu código, fica mais fácil avaliar qual linguagem é mais interessante para seus interesses. Afinal, tudo depende do projeto a ser executado.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre o assunto? Então se inscreva na nossa Newsletter!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!