Qual a linguagem de programação mais usada e amada? E a menos querida? Veja

Você sabe qual a linguagem de programação mais usada no mundo? E a favorita dos desenvolvedores? Confira o levantamento aqui!

Autor: Redação Impacta

Ao começar a estudar e se interessar pela área de  desenvolvimento, uma das principais dúvidas a surgir é “qual a linguagem de programação mais usada no mundo atualmente?”.

A pergunta é justificada porque ninguém quer correr o risco de aprender uma linguagem que já não está mais sendo usada.    

Por outro lado, os desenvolvedores que já dominam algumas linguagens e tecnologias, também querem saber qual a linguagem está ficando mais popular, pois assim sabem no que precisam se atualizar.

Os programadores que já estão desenvolvendo um projeto também precisam saber isso. Pois imagine criar todo um projeto que não seja compatível com uma linguagem em alta no mercado.

É possível notar que a dúvida é simples e comum. Mas a resposta nem tanto.

Como saber qual a linguagem de programação mais popular?

O problema em responder a essas pergunta é saber qual o critério a se avaliar. Por exemplo, uma linguagem pode ser a líder quando o tema é “horas de programação”. O ranking pode ser outro se levado em conta quem tem “mais linhas de código programadas”.

Isso sem falar que algumas linguagens são bastante populares para um certo tipo de aplicação, mas para outros não. 

Com essa dificuldade, um artigo no Wikipedia apresenta uma lista de métodos que podem ser usados para que se chegue a uma resposta sobre “qual a linguagem de programação mais usada”. São eles:

  • O número de vezes em que a linguagem é buscada na internet (Como no Google Trends);
  • O número de anúncios de vagas de emprego para especialistas na linguagem;
  • O número de livros vendidos que ensinam ou descrevem a linguagem;
  • Número estimado de linhas de código existentes na linguagem (pode prejudicar linguagens que não aparecem nas buscas);
  • Número de projetos na linguagem em sites e comunidades como SourceForge, Freecode e GitHub;
  • Número de postagens em fóruns e grupos sobre a linguagem.

Além desses critérios, poderiam ser citados ainda a quantidade de linhas alteradas em projetos de código aberto, o número de alunos em cursos de cada linguagem, entre outros. 

Mas afinal, qual a linguagem mais usada no desenvolvimento?

Não é à toa também que existam diversos sites e comunidades que tentam metrificar a popularidade das linguagens de programação.

O Stack Overflow, por exemplo, é um site de perguntas e respostas para desenvolvedores que realiza o que chama de maior levantamento sobre desenvolvimento, mostrando as tecnologias que são tendência na área.

Na edição de 2020, o JavaScript novamente aparece como a tecnologia mais usada por desenvolvedores no mundo.

Vale ressaltar que a lista não conta apenas com linguagens de programação, mas também com linguagens de marcação e de script. 

O resultado final chegou nas 10 tecnologias de programação mais usadas em 2020:

linguagem_mais usada

Esse é o oitavo ano consecutivo que o JavaScript se manteve como a linguagem de programação mais comumente usada.

Também é possível notar o crescimento do TypeScript, que vem superando a popularidade da C.

A tecnologia Ruby, que surgiu no top 10 da lista em 2017, já não aparece e é superado inclusive por tecnologias mais novas e mais modernas, como Go e Kotlin.

Tecnologia de programação MAIS amada

Nem sempre a tecnologia mais usada é a preferida dos profissionais. Ainda segundo a pesquisa do Stack Overflow, pelo quinto ano seguido a tecnologia mais amada entre os desenvolvedores é o Rust, sendo seguido por TypeScript e Python. Veja só:

tecnologia mais amada

Além de estar bem posicionada no coração dos desenvolvedores, o Python também de destaca quando olhamos para as tecnologias que os desenvolvedores ainda não usam, mas desejam aprender.

É o quarto ano consecutivo que Python fica com o primeiro lugar, abrindo em 2020 larga vantagem para o segundo colocado, JavaScript.

linguagem que mais querem aprender

Mas não é de mais amadas e populares linguagens e tecnologias que o mundo da programação é formado.

Muitas vezes os profissionais precisam trabalhar com opções assim nem tão amadas. O Stack Overflow também perguntou na sua pesquisa quais eram as linguagens mais temidas. Confira!

Tecnologia de programação MENOS amada

Entre as linguagens que tem uma alta porcentagem de desenvolvedores  usando atualmente, mas não têm interesse em continuar a fazê-lo, a primeira da lista é a VBA.

Fundamental para o trabalho de diversos profissionais, o Visual Basic foi lembrado por 80,4% dos desenvolvedores entrevistados, mas também aparecem outros nomes consagrados no mercado como Java, Perl, C e PHP.

A verdade é que toda linguagem tem seus prós e contras. Além disso, um bom desenvolvedor vai atuar com diversas delas a depender do seu projeto e necessidade.

Quer saber mais sobre tecnologia e programação?

Confira aqui os nossos materiais gratuitos na área e inscreva-se na nossa newsletter para receber sempre dicas, novidades e eventos sobre a área!

Domine as maiores linguagens e ferramentas de programação 

Não importa qual a sua linguagem preferida ou a área que você atua ou pretende atuar, a Impacta tem os melhores treinamentos em desenvolvimento e programação, preparando profissionais completos para atuação nas maiores empresas do Brasil. Conheça aqui.

6 Comentários

  1. Acho que o ranking fica distorcido se incluimos:
    JavaScript,HTML e PL/SQL, pois estas sao de proposito especificos
    e servem de auxilio a linguagem de proposito geral
    como:c/c++,c#,java,php,Delphi/Object-Pascal.

  2. sou estudante de analise e desenvolvimento de sistemas e tenho muitas duvidas sobre qual linguagem de programação eu deva me aprofundar para aplicar nos meus projetos.
    eu gostaria de uma opinião

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!