faceboook

JavaScript e suas funcionalidades!

O JavaScript possui diversas possibilidades sobre ferramentas de uso, como a criação de back-end e o bloqueio do botão direito do mouse em imagens em (...)

Autor: Redação Impacta

Para  quem já está posicionado ou pretende se posicionar no mercado de tecnologia, é preciso ter conhecimento sobre o programa JavaScript. 
O que foi planejado para, inicialmente desenvolver interfaces dinâmicas e interativas em sites, começo a se tornar tão popular entre os usuários que, hoje em dia, existem ferramentas na programação possibilitando a criação de back-ends e aplicativos para dispositivos móveis.

  Mas…o que é o JavaScript?

O programa JavaScript é uma linguagem orientada para eventos e para objetos, sendo a mais usada na web. Além de possuir programação interpretada estruturada, com script em alto nível, tripagem dinâmica fraca e multi-paradigma. É muito importante para a criação de uma página na internet- em conjunto com ferramentas como HTML e CSS-, se tornando uma das três principais tecnologias da World Wide Web. 
Possui participação importante na criação de plataformas web, em que são apresentadas ao público grandes quantidades de informações em tempo real, como páginas de redes sociais, e-mail e portais de notícias. 
Também é bastante utilizada em server-side (servidor de aplicação, onde as operações de cliente-servidor são feitas no servidor e não pelo cliente), onde a atualização da informações mostradas nas páginas dos sites são feitas interagindo com o back-end, permitindo a criação em outras linguagens, como Java, PHP, Ruby, Python e NodeJs.

Como bloquear a função do botão direito do mouse no JavaScript?

O JavaScript possui diversas ferramentas, e uma delas, em especial, te possibilita bloquear o botão direito do seu mouse, para que fique impossibilitado de ser usado no site.
É simples, para bloquear a função apenas para a imagem, no evento onload, é preciso digitar “documento“, colocar o elemento pelo ID  (como por exemplo, “planta”), adicionar “.oncontextmenu=fincion().” Após isso, é só dar alert (“função desabilitada”), e um return false, para evitar continuidade.
Porém, ao clicar com o botão direito fora da imagem, é possível ver o “código fonte” da imagem, o que possibilita a obtenção do endereço da imagem, podendo inserir direto na URL e abrir a imagem. Essa é uma função que também pode ser bloqueada. 
Para entender melhor como fazer o bloqueio dessas funções na página de seu website, confira o vídeo do analista, programador e desenvolvedor Web, especialista em desenvolvimento de sites e aplicativos em PHP padrão MVC, autor de material didático e publicações sobre aplicativos Adobe e provedor do curso online JavaScript- Programando com a Linguagem, Eduardo Pretel Filho. 

Curtiu o post? O conteúdo foi relevante para você? Deixe seu comentário opinando sobre o JavaScript ou caso tenha ficado alguma dúvida!
 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!