Quais os cursos para ser um cientista de dados?

O cientista de dados é uma das novas profissões do mercado digital e está em alta nas empresas. Saiba o que é e como se tornar um aqui!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Atualmente, as empresas necessitam analisar diversas fontes de dados para obter resultados que vão levá-las a definirem estratégias de negócio com o intuito de se sobressaírem na disputa do mercado. Para desenvolver esse trabalho é preciso contar com a ajuda de um cientista de dados para resolver problemas complexos. 
Dessa forma, esse profissional deve compreender a importância de se qualificar, especialmente para a área de tecnologia, em que tudo muda com alguma frequência e a atualização é primordial. Isso porque as oportunidades no mercado de trabalho tendem a crescer e a média salarial é um das melhores. 
Assim, neste post, vamos apresentar os principais cursos necessários para se tornar um cientista de dados. Acompanhe! 

O que faz um cientista de dados?

Antes de descrever sobre como se capacitar para ser um cientista de dados é importante pontuar sobre o que faz esse profissional. 
Quem trabalha nessa área temo como objetivo realizar análise de diversos tipos de dados para a extração de conhecimento ou insigths. Com essas informações em mãos é possível tomar decisões para definir estratégias que beneficiem o negócio da empresa. 
O cientista de dados vai estudar todas as fontes de informação da instituição para depois organizá-las e prepará-las. Com isso, ele pode usar as suas habilidades em matemática e estatística para descobrir insights ocultos e gerar inteligência para alterar a forma como a empresa lida com os seus clientes, por exemplo.

O trabalho desse profissional é muito complexo e exige conhecimento interdisciplinar, pois quanto maior for o seu desempenho em lidar com sistemas numéricos e algarismos, melhor será a sua atuação. Ainda é fundamental lembrarmos que essa profissão conta com pouca mão de obra qualificada no mercado e por causa disso é bem renumerada. 

 cientista_dados

Quais os cursos necessários para se tornar um cientista de dados?

Pois bem, depois entendermos o que faz o cientista de dados, agora vamos mostrar abaixo os principais cursos para entrar para a profissão. 
É essencial destacar que não existe uma formação específica para trabalhar como cientista de dados, uma vez que a necessidade desse profissional surgiu a pouco tempo no mercado. Para adquirir as habilidades necessárias é importante realizar formações técnicas em determinadas áreas. 

Fundamentos de data science

Para se torna um cientista de dados é necessário realizar o curso de fundamentos de data science. Quem deseja se inserir nessa carreira não pode deixar de aprender esse conteúdo. O curso tem o tempo de duração estimado por 2 meses, para nível iniciante e não é preciso ter nenhuma experiência prévia.
Você aprenderá nesse curso os conceitos básicos de programação, como programar em Python, noções de variáveis, loops, estruturas e analisar dados em bibliotecas Panda e NumPy. 
O curso é introdutório para que você mesmo sem saber nada de programação e análise de dados possa aprender sem maiores dificuldades. Nele, você vai poder praticar em bases de dados reais com milhares de informações para processar para que você possa obter resultados e começar a se identificar com a área.  

Introdução à ciência de dados

Além dos fundamentos de data science, é importante que você faça introdução à ciência de dados para se capacitar e adquirir esta profissão. O curso pode ser feito em 2 meses e os pré-requisitos são ter experiência em estatística e programação em Python. 
A iniciação à ciência de dados vai ajudá-lo a aprender sobre análise e manipulação de dados com estatística, comunicação de dados, banco de dados, dados em escala etc. Ademais, com esse ensino você também vai ter um projeto de ciência de dados com milhares de informações para trabalhar durante todo o percurso. Assim, você vai aperfeiçoar as suas habilidades e se destacar na carreira. 

Introdução ao aprendizado de máquinas

Outro curso fundamental para se tornar um cientista de dados é a introdução ao aprendizado de máquinas. A disciplina tem duração em média de 3 meses e tem como pré-requisitos a introdução à ciência da computação, conhecimento de estatística inferencial e estatística descritiva. 
Este conteúdo vai ensiná-lo a usar a capacidade da computação para processar as fontes de dados que se proliferam no ambiente empresarial. Desse modo, você vai poder esmiuçar dados e transformá-los em tendências e previsões para usá-los em estratégias de negócios. 

Introdução à estatística descritiva

Realizar a disciplina de introdução à estatística descritiva também é importante para quem deseja ser um cientista de dados qualificado. Isso porque o mercado está cada vez mais exigente e entender as principais funções de estatística será fundamental para atender às necessidades das empresas. 
Este curso como a maioria dos outros tem duração média de 2 meses e não exige nenhum pré-requisito, a não ser um desejo de aprender mais matemática. Com ele você vai compreender diversos métodos de estudos estatísticos, saber como criar e interpretar gráficos e histogramas, vai poder quantificar a dispersão de dados etc.
Com a crescente quantidade de dados para as empresas interpretarem, realizar esse tipo de curso é com certeza uma grande oportunidade para se destacar profissionalmente e conquistar as melhores vagas com mais valorização e alto rendimento. 

Analista de dados

Por fim, mais um dos principais cursos necessários para se tornar um cientista de dados é o de analista de dados. Este ensino tem uma duração maior de em média 5 meses e tem como pré-requisito ter conhecimento em estatística intermediária. Contudo, não é necessário ter experiência com programação.
Com o curso você vai aprender sobre como solucionar diversos tipos de problemas com o framework, vai dominar várias técnicas para limpar, filtrar e combinar dados, vai segmentar e clusterizar dados com o uso de algoritmos de segmentação e clusterização etc. 
Dessa forma, tendo esse conhecimento é possível trabalhar e analisar dados gerando valor para a empresa, com decisões mais exatas para usar as informações da melhor maneira.
Portanto, neste post, mostramos os principais cursos necessários para se tornar um cientista de dados. Além disso, explicamos a importância de se qualificar, especialmente para a área de tecnologia, em que tudo muda com alguma frequência e a atualização é primordial. Para isso, vale optar pela modalidade de ensino online, uma vez que você terá muito facilidade e flexibilidade para estudar. 
Então, gostou do nosso texto? Baixe o e-book sobre como entrar no mercado de tecnologia e tenha uma carreira de sucesso.

8 Comentários

  1. Esteves disse:

    Ola boa tarde.
    Gostaria de saber o valor de cada curso e como ele e realizado , sea distância ou presencial?

  2. Filomeno Matias disse:

    Adorei a matéria e ajudou a elucidar dúvidas que ainda pairavam em mim sobre esta área.

  3. Fabio disse:

    Gostaria de saber o valor dos cursos EAD e presencial para se tornar um cientista de dados.

  4. RENATA disse:

    GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE CIENTISTA DE DADOS

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!