Instituição de ensino especialização: o que avaliar?

Procura o melhor lugar para investir em cursos de especialização? Veja aqui como fazer a melhor escolha para o que você procura!

Autor: Redação Impacta

A escolha de uma instituição de ensino para cursos de especialização pode ser muito delicada. Há inúmeras opções no país e — aparentemente— todas são muito parecidas. No entanto, quando olhadas com calma, fica claro que, na verdade, são bastante diferentes.
E essas diferenças vão além de preço e tempo de curso. Podem haver variações no conteúdo, na infraestrutura e na qualificação do corpo docente, por exemplo.
Este post vem falar sobre o que avaliar em uma instituição de ensino para cursos de especialização. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco!

Busque por recomendações

A quantidade de instituições de ensino que oferecem cursos de especialização é enorme no Brasil. Por isso, o primeiro passo é buscar recomendações para ter uma ideia geral de como é o curso de interesse.
Se possível busque, primeiro, informações com conhecidos, como colegas de trabalho, de faculdade, familiares ou amigos que já tenham estudado na escola. Depois procure por informações no Ministério da Educação (MEC).
Os cursos têm notas que dizem muito sobre sua qualidade. Na graduação, observe a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que vai de 1 a 5. Para cursos de pós-graduação, a nota varia de 1 a 7 e é dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Por fim, procure depoimentos de ex-alunos nos portais de ensino. Esses testemunhos vêm de estudantes que fizeram o curso e, por isso, trazem informações atualizadas sobre a qualidade de ensino da instituição.

Avalie a infraestrutura

Um bom curso precisa ter apoio técnico para funcionar bem. Por isso, é importante verificar a infraestrutura da instituição de ensino, bem como as facilidades e as instalações que ela oferece aos alunos.
Verifique se a escola tem laboratórios de pesquisa. Se sim, observe se eles estão equipados com instrumentos modernos e de qualidade. Em cursos de tecnologia da informação (TI), avalie se os softwares usados são os preferidos pelo mercado.
Uma boa instituição também precisa ter uma biblioteca adequada, seja física, seja virtual. Os alunos precisam ter acesso a material didático de qualidade que apoie o desenvolvimento das atividades durante o curso.
Se for um treinamento a distância, analise as ferramentas oferecidas no ambiente on-line. É preciso ficar atento à integração dos alunos, como o material será oferecido, se há debates nas aulas, se há tutoria e assim por diante.

Preste atenção também ao atendimento oferecido pela escola. Esse relacionamento é essencial para ajudar a criar uma atmosfera adequada para que os alunos desenvolvam suas habilidades.

Informe-se sobre o mercado de trabalho

Muitos estudantes fazem curso de especialização logo após terminar a graduação. Há alguns riscos nesse passo. O primeiro deles é que o aluno não reserva tempo para adquirir experiência profissional que permita absorver melhor o conhecimento transferido durante a especialização.
Além disso, muitas vezes, o aluno não analisa o mercado de trabalho. É preciso verificá-lo atentamente para avaliar as tendências: quais tecnologias estão despontando e qual é a demanda por profissionais.
Depois de identificar essas necessidades, é preciso verificar se o curso está alinhado com esses fatores. Se a resposta for positiva, é hora de analisar o conteúdo do curso para saber se corresponde às expectativas do aluno.

Verifique o conteúdo do curso

Muitos cursos de especialização têm nomes genéricos como Gestão ou Informática. Por isso, é preciso ir além na avaliação. Isso porque o que realmente importa no treinamento é a ênfase oferecida por ele. As disciplinas incluídas na grade curricular dizem muito sobre a especialização.
Assim, é importante verificá-las, já que alguns cursos permitem que o estudante escolha as disciplinas que quer fazer. Dessa forma, ele pode se especializar nos assuntos em que realmente tem interesse.
No entanto, é preciso ficar atento. Assim como o nome do curso não diz muito sobre ele, o das disciplinas também podem ser pouco elucidativos. Se possível, verifique as ementas, que apresentam o que é abordado e o tempo de duração de cada uma delas. Só assim é possível saber, de fato, qual o conteúdo do curso.

Avalie o corpo docente

Muito se fala de que quem faz a faculdade ou escola é o aluno. Até certo ponto, isso é verdade — já que a dedicação dele é essencial. Mesmo assim, o corpo docente é de suma importância no sucesso da especialização. Um curso que tem profissionais qualificados consegue extrair mais da capacidade do aluno.
Para avaliar melhor o corpo docente, é preciso olhar a qualificação dos professores. Se eles têm mestrado e doutorado, por exemplo, e qual sua experiência na área que ensinam.
Se possível, confira o currículo dos professores. Olhe se a formação deles condiz com a disciplina lecionada. Outro quesito importante é a experiência desses profissionais no mercado de trabalho.

Compare preços

A comparação de preços vai além de quem cobra menos ou mais. É preciso ficar atento, pois nem sempre as escolas mais caras são as melhores ou as mais baratas são as piores.
A avaliação de preço deve considerar o tempo de contrato e o número de mensalidades. Observar se o preço das parcelas vai mudar muito durante o curso é essencial. E é importante, ainda, avaliar o custo-benefício do curso. Para que o investimento valha a pena, ele deve atender a todas as expectativas do aluno.

Tire todas as dúvidas antes de escolher

Por fim, antes de escolher, entre em contato com a instituição de ensino que parece mais adequada às suas necessidades. Nessa conversa, tire todas as dúvidas que ainda tiver, tanto sobre o curso quanto sobre a escola.
Aspectos sobre política de reembolso, possível trancamento, requalificação, aproveitamento de créditos e similares são muito importantes e devem ser esclarecidos antes da decisão final.
Isso é fundamental para que não haja arrependimento futuro, depois de escolher a instituição de ensino para cursos de especialização em que vai estudar. Afinal, o investimento do estudante, de tempo e dinheiro, não pode ser desperdiçado.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite que está aqui no blog para conferir o e-book sobre como escolher uma instituição de ensino para cursos de especialização. Boa leitura!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!