faceboook

Como gerenciar seu tempo para conseguir se qualificar profissionalmente?

A falta de tempo não será mais um desculpa para não se qualificar profissionalmente. Confira dicas para gerenciar seu tempo e continuar aprendendo!(...)

Autor: Redação Impacta

Ao observarmos o mercado de trabalho atual, notamos que o seu nível de exigência está cada vez maior e isso exige que os profissionais busquem uma qualificação profissional à altura. Assim, eles se preparam para atender às demandas que surgem — e que muitas vezes podem ser bastante específicas.

Por isso, quem almeja conquistar o sucesso em sua carreira profissional deve buscar meios eficientes, que sejam determinantes para o seu futuro. Mas, o fato é que muitos profissionais ainda alegam não terem tempo para se qualificar profissionalmente e usam isso como justificativa para a falta de perspectiva na carreira.

Assim, neste artigo, você aprenderá a gerenciar seu tempo para conseguir se qualificar profissionalmente. Acompanhe:

Reconheça sua necessidade

O primeiro ponto fundamental para que você possa gerenciar o seu tempo e consiga se qualificar profissionalmente é o reconhecimento da sua necessidade.

Avalie sua situação profissional, o mercado de trabalho e as exigências que ele impõe. Você sente que a sua carreira está preparada para elas?

Em muitas ocasiões, ao refletirmos sobre nosso futuro profissional, sentimos falta de uma perspectiva que direcione nossas atitudes e nos dê visibilidade sobre quem seremos daqui a 5 ou 10 anos.

Quando entendemos que é necessário estarmos em constante evolução — de forma a acompanhar o ritmo do mercado de trabalho — reconhecemos a qualificação profissional como solução para o nosso problema. A partir daí, surge a motivação para seguirmos em frente.

Reorganize sua agenda e monte um cronograma

Antes que você justifique a falta de tempo com uma rotina maçante e lotada de compromissos, experimente fazer este exercício: pegue a sua agenda, liste todos os compromissos que você tem e veja como eles são distribuídos ao longo dos dias.

Observe atentamente cada um deles e imagine como você poderia otimizá-los. Será que aquela reunião presencial que costuma durar 15 minutos não poderia ser substituída por um telefonema ou um envio de e-mail?

Distribua todos os seus compromissos pela agenda e monte o seu próprio cronograma. Como você precisa de tempo, será necessário determinar um limite para cada atividade. Em vez de estar totalmente disponível, você ficará à disposição por uma quantidade cronometrada de tempo.

Como gerenciar seu tempo para conseguir se qualificar profissionalmente

Dê prioridade ao que é importante

O exercício que foi feito no tópico anterior é fundamental para que você aprenda a priorizar o que, de fato, é importante. Na maioria das vezes, cumprimos obrigações que nem deveriam ser nossas, mas que estão enraizadas na rotina.

Faça uma análise dos compromissos que você colocou no cronograma. Verifique quais deles são realmente essenciais. Grife-os, para não os esquecer.

Com base na sua rotina, estabeleça uma lista que comece com as urgências (tarefas que são importantes e cujos prazos de entrega estão expirando). Depois delas, priorize as tarefas importantes. Por último, deixe aquelas que tiverem baixa prioridade.

Divida cada objetivo em um grupo de metas

Quais são os seus objetivos profissionais? Você deseja ser gerente da sua área ou empreender e ter o próprio negócio? Saber o patamar a que se deseja chegar é fundamental para que você possa gerenciar melhor o tempo.

Com base em cada um dos seus objetivos, você listará os passos necessários a alcançá-los. Digamos, por exemplo, que um deles seja assumir um cargo de gerência na empresa na qual trabalha. Enumere cada uma das qualificações profissionais que esse cargo exige e que você ainda não tem.

Para cada qualificação, liste os cursos e habilidades que precisam ser desenvolvidas. Essas serão as metas que você deverá perseguir.

Evite procrastinar

Nós estamos falando sobre gerenciamento de tempo, portanto, evite perder esse bem precioso com a procrastinação. Enquanto estiver trabalhando, por exemplo, dedique-se ao máximo de forma a finalizar suas atividades.

Se o horário do seu curso for à noite e você deixar todo o trabalho do dia para a última hora, é sabido que você se atrasará e não aproveitará ao máximo o conhecimento apresentado em sala. Note que a culpa não é do curso ou da rotina exaustiva, mas, sim, do mau gerenciamento do seu tempo.

Aproveite cada momento para estudar

Qualificar-se profissionalmente não significa apenas frequentar um curso e obter o diploma ao final. É necessário que você se dedique com o intuito de aprender verdadeiramente! Por isso, aproveite cada momento para estudar.

Se o seu deslocamento de casa ao trabalho é feito de transporte público, encontre meios para se manter atualizado. Leve um livro, apostila ou leia conteúdos relevantes para a sua carreira na tela do smartphone.

Ao organizar melhor o seu tempo, será possível, ao longo do trajeto, encontrar uma instituição de ensino que tenha bons cursos para ajudá-lo no crescimento profissional. Pesquise!

Planeje sua semana

Em vez de estar ciente somente dos compromissos que terá durante o dia corrente ou o seguinte, experimente deixar a sua semana já planejada. Essa atitude permitirá uma maior flexibilidade no cumprimento deles — uma vez que você poderá remanejar alguns que, por exemplo, ocorram próximos, para o mesmo dia.

O planejamento semanal também o ajudará a encontrar horários em que seja possível se programar para estudar, realizar um curso e conseguir a almejada qualificação profissional.

Tenha seu planejamento sempre em vista

De nada adiantará fazer o planejamento dos seus compromissos e deixá-lo guardado no fundo de uma gaveta. Tenha seu planejamento sempre em vista para evitar que você assuma responsabilidades sem ter tempo para cumpri-las.

Antes de dizer “sim” para todas as solicitações que chegam até você e tomam o seu tempo, faça uma consulta no planejamento para saber se é possível aceitá-las.

Separe um tempo para você

A qualificação profissional exige de você tempo, esforço e dedicação. Isso não significa, porém, que você deva deixar de dormir, descansar ou se divertir. O cérebro precisa de um tempo para assimilar as informações que chegam até ele.

Separe um tempo para você relaxar, curtir um happy hour com os amigos e descansar. Ter todos os compromissos organizados o fará ter mais tempo — inclusive para os momentos de lazer.

Por meio do bom gerenciamento do tempo, será possível buscar a qualificação profissional necessária e turbinar sua carreira.

Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais: FacebookTwitter e LinkedIn. Nelas, compartilhamos outras dicas e conteúdos destinados aos profissionais que desejam ser mais competitivos e bem-preparados para o mercado de trabalho.

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!