faceboook

7 Habilidades Esperadas no Profissional de TI – Conheça!

O Profissional de TI é um dos Especialistas mais Importantes no Mercado de Trabalho Atual. Mas quais são as Habilidades Desejadas para ele? Confira a (...)

Autor: Redação Impacta

Sem tempo para leitura? Você pode ouvir esse conteúdo em áudio!

No dia 19 de outubro é comemorado o Dia do Profissional de TI, um dos cargos mais importantes para o mercado de trabalho atualmente, já que está sempre com alta demanda no país – mesmo durante a crise – e é essencial para ajudar as empresas na transformação digital.

Porém, muitas pessoas que querem entrar nesse mercado, acreditam que basta conhecer algumas tecnologias e linguagens de programação para se dar bem na área. E a realidade não é bem por aí…

Afinal, as habilidades que as empresas procuram nesse profissional vão muito além das hard skills – ou habilidades técnicas. Por exemplo, uma pessoa observadora, capaz de perceber os mínimos detalhes, pode se dar muito bem na área.

São diversas as qualidades que se espera de um profissional de TI. Se você segue um caminho com as formações adequadas, com uma graduação ou mesmo em cursos livres, a maioria dessas competências podem ser desenvolvidas ao longo das aulas que você fizer.

Caso contrário, vale a pena focar no desenvolvimento dessas características. Veja nossa lista a seguir!

7 Habilidades Esperadas no Profissional de TI 

1 – Liderança

Se você for trabalhar com TI pensando em ficar o dia inteiro programando, saiba que pouquíssimos cargos têm essa função. A maioria das áreas de atuação (e as mais bem remuneradas) lidam com o cliente e com equipes.

Por isso, saber coordenar pessoas para o desenvolvimento de trabalhos mais eficientes é uma característica indispensável para quem deseja alçar voos maiores na carreira em TI.

2 – Organização e Gestão do Tempo

O prazo estourou mais uma vez e você ainda não entregou o projeto? Desta vez existe uma boa justificativa: o computador travou — essa é a imagem oposta de um profissional comprometido.

A própria tecnologia da informação trouxe novas metodologias para o desenvolvimento de projetos para que aconteçam de formas ágeis (como o scrum) e garantam as entregas com eficiência.

Portanto, é muito importante saber gerenciar o seu tempo para entregar trabalhos alinhados tanto no sentido de qualidade quanto em relação aos prazos. Nesse contexto, conhecimentos em Métodos Ágeis e DevOps podem ser fundamentais!

3 – Resolução de Problemas

Em tempos de mundo VUCA no mercado corporativo e com a necessidade de aumentar a produtividade para vencer crises, se destacam em qualquer área aqueles profissionais capazes de resolver problemas com criatividade e agilidade. E na TI isso não é diferente!

Saber encontra caminhas eficientes para resolver os problemas é um baita diferencial para a carreira em tecnologia.

4 – Proatividade

O profissional proativo é organizado e tem domínio do que faz. Então, ele antecipa possíveis erros e faz a prevenção adequada. Além disso, ele é capaz de ter uma visão ampla do projeto e, ainda, é capaz de oferecer um suporte — remoto ou presencial — de qualidade para os seus clientes.

habilidades_profissional_ti

5 – Conhecimento da Língua Inglesa

Ainda que você não trabalhe em uma multinacional nem tenha clientes internacionais, o inglês é uma ferramenta de trabalho essencial para esse profissional. Isso porque a maioria dos programas, livros e manuais são desenvolvidos nessa língua.

Nesse contexto, ao buscar por novas oportunidades, certamente o domínio desse idioma será um generoso destaque para o seu perfil.

6 – Trabalho em Equipe

Muitos ainda têm a visão romântica do profissional de tecnologia que trabalha sozinho, apenas com o seu computador. No entanto, saber trabalhar em grupo e de forma compartilhada é uma competência essencial em TI.

A falta de entrosamento é um dos principais motivos de fracasso na gestão de projetos. Então, se você pretende se dar bem nessa área, é importante saber interagir com os colegas de trabalho de maneira adequada.

7 – Orientação a dados

A capacidade de ler, entender, criar e/ou comunicar os dados como uma informação é uma habilidade cada vez mais valorizada em diversas áreas, assim como em TI.

A chamada alfabetização de dados, portanto, é uma das competências fundamentais  que as companhias vão procurar nos candidatos para as vagas disponíveis no departamento de tecnologia. Afinal, lidar com dados é uma necessidade diária na rotina de muitos profissionais.

Se você quer se tornar um especialista em Tecnologia da Informação, desenvolver essas habilidades com certeza ajudará muito na sua carreira.

Para ver mais dicas de como começar na área, não deixe de conferir também o nosso Guia de Planejamento de Carreira AQUI.

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!