faceboook

Qual a importância de apostar em cursos livres na carreira?

Em tempos de desemprego e falta de profissionais qualificados, apostar nos cursos livres é uma ótima opção para garantir o sucesso na carreira. Veja (...)

Autor: Redação Impacta

Seus avós ou mesmo seus pais viveram em um período em que era possível passar a vida toda em um emprego. Nessa fase, ter uma faculdade mal chegava a ser um diferencial competitivo enorme — era mais uma garantia de salários melhores. Pós-graduação ou MBA, então, dificilmente faziam parte da vida dos profissionais. Desde essa época, muita coisa mudou, e o mercado quer cada vez mais profissionais capacitados. É nesse cenário que entram os cursos livres.
Atualmente, existem diversas opções para que um profissional se capacite e enriqueça seu currículo para disputar as melhores vagas do mercado — que podem durar de poucos meses a alguns anos. A seguir, você vai entender por que é tão importante apostar em cursos livres e o que eles podem fazer por sua carreira!

Afinal, o que são os cursos livres?

Este tipo de curso tem uma duração menor e aposta em conhecimentos específicos. Além disso, pessoas de qualquer nível de escolaridade conseguem fazê-los — o que não acontece em uma pós-graduação, por exemplo.
Pode ser feito, por exemplo, por quem ainda está no Ensino Médio e já quer se capacitar para algum determinado trabalho, como maquiagem ou até confeitaria. Também é uma boa opção para que profissionais graduados se especializem ainda mais.
Você pode optar por um curso livre feito presencialmente ou a distância — fator que os torna ainda mais atrativos, já que é possível ingressar mesmo trabalhando, fazendo faculdade ou alguma especialização. Além disso, todos eles costumam ter certificados.
A abrangência dos conteúdos é enorme: você pode aprender tratamento de imagensInbound Marketing, programas específicos de computação (ExcelAutoCad etc.), línguas estrangeiras, entre outros. Além disso, os cursos livres acompanham as rápidas transformações do mercado de trabalho, possibilitando sua atualização frequente. Afinal, diversas empresas dão prioridade aos currículos que contêm esse tipo de formação.

Por que eles possibilitam ao profissional destaque no mercado?

Uma vaga de emprego, não importa para qual cargo, é sempre concorrida — mesmo porque o Brasil tem enfrentado altos índices de desemprego nos últimos anos. Há ainda a questão de que cada cargo tem suas especificidades e nem sempre o mercado conta com profissionais capacitados para lidar com elas de forma eficiente.
Quando alguém aposta em cursos livres, acaba ganhando conhecimento sobre pontos-chave do seu processo de trabalho e é natural passar na frente de outros profissionais que estejam concorrendo à mesma vaga. Os recrutadores estão mais cientes disso do que podemos imaginar.

Os cursos livres também capacitam o profissional para demandas que estão começando a surgir, o que já o deixa à frente de muitas pessoas. A partir do momento em que ele consegue uma vaga, também pode fazer formações rápidas para acrescentar know-how que alavanque sua carreira.

Quais as vantagens de fazer cursos livres?

Agregar conhecimento é necessário em qualquer carreira e isso mostra o quanto o profissional é proativo e interessado em evoluir. Mas os benefícios de apostar nesses cursos vão além — veja agora quais são!

1. Tornar-se mais engajado na área

Fica mais simples colaborar com seu time quando o profissional realmente sabe do que está falando e tem conhecimento para compartilhar. Até porque todas as pessoas estão aptas a aprender e ensinar, não importa o nível de hierarquia.
As empresas gostam de colaboradores que consigam ir um pouco além nas tarefas, o que só é possível quando se tem conhecimento e segurança para isso. Estudar constantemente é o que abre esse leque de possibilidades!

2. Atualizar-se sempre

Com os avanços tecnológicos beneficiando o mercado de trabalho, conceitos e ideias mudam rapidamente. Além disso, sempre há novas pesquisas e teorias que podem ser incorporadas ao dia a dia de um profissional. 
Mesmo fazendo faculdade ou pós-graduação, o profissional não tem a garantia de que sabe tudo. Por isso, os cursos livres são uma ótima oportunidade para ganhar conhecimento mais profundo em menor tempo possível.

3. Ganhar em competitividade

Como vimos, conquistar aquela vaga com boa remuneração pode ser bastante concorrido. Mais um motivo para investir em conhecimento! Ninguém é tão bom que não precisa estudar nunca mais, coloque isso em mente. Em toda profissão são necessárias atualizações para se manter competitivo.
Conhecimentos específicos colocam o profissional à frente de candidatos que tenham até mais experiência. Por isso, nada de se lamentar: estude, aprenda e torne-se um pouco melhor a cada dia.

4. Fazer networking 

Trabalhar muito tempo na mesma empresa ou estar fora do mercado de trabalho são cenários em que sua convivência com pessoas é reduzida a um pequeno grupo. Fazer um curso livre presencial, por exemplo, amplia muito esse universo.
É possível conhecer pessoas-chave que, futuramente, vão ajudar em uma recolocação profissional. Além disso, a troca de conhecimentos é sempre válida. Para quem é mais tímido, a convivência com outros profissionais torna-se uma experiência bastante interessante.

5. Redirecionar a carreira

Encontrar pessoas insatisfeitas com sua escolha de carreira é bem comum, mas saiba que não é preciso se prender ao curso universitário. É possível alterar a trajetória profissional com cursos livres, que são uma opção mais rápida e menos onerosa para trabalhar com algo que esteja de acordo com suas expectativas.

6. Transformar-se em um especialista

Formações livres permitem que você também se especialize em um área mais exata de sua profissão. Por exemplo, quem se graduou em Design pode optar por cursos de UX (ou experiência do usuário) e usabilidade, que são atuais e necessários a quem desenvolve sites e aplicativos.
Já se você é formado em Marketing, as opções de Marketing de Conteúdo ou mesmo Storytelling vão agregar bastante ao seu currículo e diferenciar você dos demais profissionais. A regra é nunca se acomodar!
Reciclar-se e ganhar mais conhecimento são práticas muito benquistas pelo mercado de trabalho. Para isso, os cursos livres são opções práticas, rápidas e que podem ajudá-lo a guiar sua carreira para níveis mais altos. Então, comece agora mesmo a procurar a próxima formação rápida para agregar ao seu currículo!
Nosso conteúdo foi importante para você? Assine nossa newsletter e continue recebendo materiais que vão ajudar você a progredir na vida profissional!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!