Como fazer networking na área de TI?

Uma parte fundamental para o sucesso profissional na área de TI é fazer networking. Saiba como com as dicas que separamos hoje!

Autor: Redação Impacta

Estar bem informado, saber das tendências da profissão e se manter atualizado são requisitos básicos para a carreira de tecnologia. Entretanto, outra dica fundamental para se prestar muita atenção é investir no networking na área de TI.
Caso você não saiba do que se trata, networking é a prática de fazer contatos e manter sempre viva a sua rede de relacionamentos profissionais. Só para se ter uma ideia de como isso é importante, com um bom networking em TI você pode se destacar no mercado de trabalho, ser chamado para vagas mais interessantes ou até construir o seu próprio negócio.
Com a rede de contatos profissionais certa, a sua carreira poderá ir muito mais longe. Mas como fazer um networking eficiente? Foi pensando em ajudar você nessa tarefa que elaboramos este material. Continue a leitura e confira!

Participe de eventos

Congressos, feiras de emprego, summits, encontros de profissionais da área: participe o máximo possível de todo tipo de evento relacionado a TI. É nesses momentos, por exemplo, que muita gente se conhece, compartilha informações valiosas e, ainda, pode acompanhar palestras, workshops e conferir as principais tendências do setor.
A melhor dica é checar uma agenda dos eventos que acontecerão ao longo do ano. Existem vários sites bem interessantes e informativos que oferecem uma lista completa, sem contar que, para quem está fazendo graduação, pós ou MBA, também é possível conferir essas informações na própria faculdade. Então, fique de olho!

Faça parcerias

Que tal começar a desenvolver o networking na área de TI de um jeito ainda mais inteligente e interessante? Faça parcerias! Sim, essa é uma das técnicas mais antigas em qualquer tipo de profissão. Afinal, é construindo relações com outros profissionais como você que seu nome fica conhecido também.
Mesmo se você estiver trabalhando, é essencial nunca deixar de lado projetos paralelos. E isso é extremamente bom para a sua carreira, já que fazendo outras atividades a sua capacidade criativa fica bem mais potencializada. Procure parcerias com amigos do trabalho, da faculdade e também com profissionais de outras áreas.

Como em praticamente todo segmento do mercado há a necessidade de um profissional de TI, você tem um leque de opções muito grande para apostar. Algumas ótimas sugestões são: parcerias com comunicadores, profissionais da educação, da saúde, de arquitetura, negócios e bancos — mas a lista vai muito mais longe!

Use as redes sociais

Facebook e Instagram não são úteis somente para quem quer conferir fotos, trocar mensagens casuais ou passar o tempo. Hoje, eles se tornaram ferramentas incríveis também para o campo profissional, oferecendo ótimas oportunidades para trocas de informações interessantes.
Isso, sem contar o LinkedIN, que é a maior rede profissional do mundo. Além de poder ser encontrado por recrutadores e visualizar as vagas disponíveis em grandes empresas, no LinkedIN você ainda pode participar de grupos para se manter em contato com outras pessoas de TI, trocando conhecimentos e estabelecendo relações.
Esses grupos estão crescendo cada vez mais, se tornando muitas vezes parte de uma boa preparação para o mercado de trabalho. São neles que os profissionais compartilham ideias e informações sobre o que tem acontecido, bem como pedem sugestões, dicas, entre outras coisas. Faça uma ampla pesquisa com palavras-chave e encontre grupos para participar.

Participe de fóruns e sites especializados

Você já conhece o GitHub? Ele é uma importante plataforma de hospedagem de código-fonte, que permite que programadores e usuários cadastrados no site contribuam em vários projetos privados ou open source de vários lugares do mundo. É uma ótima forma de manter contato com outros profissionais e, portanto, é perfeito para fazer networking.
Na plataforma, você também pode participar de fóruns e debates sobre assuntos diversificados, mas sempre ao redor de um objetivo em comum: desenvolver a tecnologia em todas as suas facetas. Aproveite!

Crie conteúdos e compartilhe

Já pensou em ir além de ter um perfil profissional no LinkedIn e começar também a criar conteúdos sobre TI? Muitas pessoas já fazem parte da rede, que conta com recrutadores, empresários, profissionais em geral, entre outros, em busca de construir uma carreira sólida em suas áreas.
É possível escrever sobre suas melhores habilidades e compartilhar com seus contatos. Se forem bem-aceitos pela comunidade, as chances de outras pessoas lerem aumentam e seu networking também pode caminhar na mesma direção. Afinal, assim como você, outros tecnólogos gostam de se informar, saber o que acontece no meio e trocar ideias.
Também vale compartilhar esses conteúdos nas suas outras redes sociais, como o Facebook, sobre o qual falamos há pouco. Inclusive, isso pode aumentar a visibilidade dos seus conteúdos, sabia? Uma rede reforça a outra e seus contatos ficam sempre em sintonia com você. Uma vez que você ganha credibilidade em determinado assunto, logo atrai novos seguidores.

Conheça profissionais de outras empresas

Não pense que conversar e trocar experiência com colaboradores de outra empresa é dar margem para a concorrência. Muito pelo contrário. Muitas vezes, você pode estar passando pelos mesmos desafios que eles, e esse tipo de contato fortalece o segmento e cria uma enorme rede de pessoas importantes e estratégicas para a sua carreira.
Uma dica importante é nunca perder contato com colegas de empregos anteriores. Esse relacionamento profissional é rico para a vida toda e pode trazer muitos benefícios para você. Tente encontrá-los algumas vezes durante o ano para discutir as tendências que notaram no decorrer dos meses, ideias que surgiram e atualizações de programas e tecnologias em geral.
Outra dica valiosa é propor aos seus superiores parcerias com empresas de outros setores. Pode ser por meio de visitas à companhia onde você atua, com o objetivo de criar interações e mais conhecimento para ambas as partes. Assim, além de promover futuras conexões importantes, projetos podem nascer, ajudando no crescimento da empresa e na sua também.
A opção de conhecer profissionais de outras empresas também é possível ao se participar de cursos e treinamentos da sua área. Além de aprender o tema das aulas, você ainda troca experiências com pessoas que atuam na mesma área, porém em realidades e cenários diferentes.
Depois de acompanhar essas sugestões de como fazer networking na área de TI, é hora de colocar em prática uma boa estratégia para ser conhecido e admirado no meio. Lembre-se de que um bom profissional também é feito de contatos importantes e da influência que ele tem em vários segmentos do mercado. Invista em você!
Gostou das dicas? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber em primeira mão conteúdos interessantes sobre a área de TI!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!