Alfabetização de Dados: o que é e por que é tão importante aos profissionais do futuro?

Já sabe o que é Alfabetização de Dados? Essencial para Empresas e Profissionais do Futuro, é o 1º passo para Entender, Analisar e Extrair Dados. Veja (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Todo mundo sabe que a alfabetização é essencial para a nossa formação, comunicação e educação, afinal é ela que garante que a gente aprenda a escrever, ler e interpretar textos. Habilidades fundamentais para a evolução da humanidade. 

Mas e quando o que precisa ser lido e interpretado são números e informações não sistematizadas? É daí que surge a necessidade pela Alfabetização de Dados!

Em um mundo cada vez mais conectado e em que grandes volumes de dados são gerados a cada minuto, tal capacidade passa a ser ainda mais importante para os profissionais que querem se destacar nas empresas do futuro. 

Vamos entender melhor tudo isso? Nesse artigo vamos mostrar o que é e por que você deveria começar agora a se alfabetizar em dados! 

O que é Alfabetização de Dados?

A alfabetização de dados, também chamada de literacia em dados ou, em inglês, Data Literacy, é a capacidade de ler, interpretar, compreender, extrair análises e comunicar dados como uma informação sistemática.

Em outras palavras, estar alfabetizado em dados quer dizer ter a capacidade de analisar e transformar os dados coletados em informações úteis para outras pessoas e importantes para a tomada de decisões de uma empresa. 

Assim como na alfabetização tradicional, chamada de literária, na alfabetização de dados também existem uma série de competências que precisam ser desenvolvidas e treinadas durante o aprendizado.

Mas por que essa capacidade é tão importante assim no mercado de trabalho atual e ainda mais no futuro? Vamos ver a seguir!

Por que a Alfabetização de Dados é fundamental para as empresas?

A resposta curta e direta para a pergunta acima é: porque a análise e o uso inteligente dos dados é um grande diferencial competitivo para os negócios, gerando mais eficiência e economia para as empresas! 

Assim, as organizações precisam cada vez mais de profissionais com essa capacidade de estruturar, analisar os dados e extrair insights. Para entender melhor, porém, precisamos considerar o contexto atual. 

Hoje, organizações de diversas áreas e tamanhos já estão inseridas no cenário digital e coletam milhares de dados em tempo real. São informações que podem ser úteis para enxergar soluções, prever cenários, encontrar públicos e melhorar a experiência do seu cliente. 

E esse volume de informação disponível só deve crescer nos próximos anos. Segundo a IDC – International Data Corporation, até 2025 o volume de dados mundiais deve crescer em até 10 vezes.

Porém, do que adianta coletar milhões de dados e não saber como analisá-los e utilizá-los com propósito, não é mesmo? 

É por isso que cada vez mais negócios estão se tornando organizações orientadas por dados – empresas que levam em conta os dados disponíveis para fazer o planejamento, produção e entrega de seus produtos ou serviços.

Acontece que todas essas empresas – já orientadas aos dados ou ainda não – vão precisar de funcionários alfabetizados em dados em praticamente todos os quadros – dos diretores e C-levels, como Chief Data Officer (CDO) ou Chief Analytics Officer (CAO) – até os níveis de analistas, por exemplo. 

O problema é que a lacuna entre o que as empresas precisam e os atuais profissionais preparados no mercado para lidar com os dados ainda é grande. 

cursos-alfabetizacao-dados

Por que os profissionais do futuro precisam saber Alfabetização de Dados?

Como vimos acima, o mercado atual e dos próximos anos é das empresas e negócios orientados por dados que sejam capazes de se tornarem estratégicos e competitivos. Mas, para isso, elas vão precisar contar com times de profissionais preparados para lidar com essas informações.

E é aí que está o maior problema atual: a falta de capacitação e qualificação das equipes e profissionais quando o assunto é alfabetização de dados. Segundo pesquisa da empresa da Censuswide, apenas 24% dos tomadores de decisão se consideram alfabetizados em dados no Brasil. 

Apesar disso, 92% dos entrevistados acreditam que essa seja uma habilidade crucial para os colaboradores. Na realidade, porém, o quadro de funcionários gerais com habilidades para compreender dados é bem baixo e no mercado não é tão fácil e barato encontrar profissionais já preparados.

Por outro lado, o que também ainda é pequeno é número de companhias que investem no treinamento de seus times nessa área: apenas 17%, ainda segundo o estudo.

Portanto, ainda há muito a crescer para aumentarmos essa baixa taxa de alfabetização de dados e, assim, conseguir manter o crescimento de empresas em um cenário de economia global cada vez mais agressivo e competitivo.

Com tudo isso, a tendência é que nos próximos anos sejam ainda mais comuns as ofertas de vagas em variadas áreas, pedindo algumas habilidades e conhecimentos para a melhor interpretação e uso dos dados disponíveis. Mas então, como se tornar alfabetizado em dados?

Como ser um profissional Alfabetizado em Dados?

Como vimos, ter alfabetização em dados é fundamental para quem busca boas oportunidades no mercado de trabalho atual e dos próximos anos, já que as empresas precisam dessa habilidade.

Além dos negócios que adotam uma cultura de dados e estão investindo na capacitação de toda a empresa nessa transformação, com treinamentos, palestras e ações, os próprios profissionais podem buscar especialização na área. 

Para se diferenciar no mercado com alfabetização de dados, alguns cursos livres e até online podem ajudar bastante. Vamos ver algumas opções?

 

 

O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas de todo o mundo e também pode ser uma grande aliada na análise de dados. 

Para isso, é preciso saber como usar a ferramenta em sua plenitude, criando dashboards completas e inteligentes para visualização das informações computadas.

 

 

ETL é a primeira e mais importante etapa do processo de ciência de dados, já que ensina a fazer a preparação dos dados.

Com um curso para conhecer as técnicas e ferramentas de ETL, o profissional saberá como ler dados de diferentes fontes, além de limpar, filtrar e combinar informações.

 

Umas das principais tecnologias para Análise de Dados, a Linguagem R  é um aprendizado que vai garantir um grande diferencial na área. 

Isso porque oferece as ferramentas e conceitos necessários para uma análise de dados completa, trazendo gatilhos para insights significativos ao negócio.

Esses conhecimentos são alguns exemplos de como se tornar um especialista com alfabetização em dados. 

Já para os profissionais que desejam se aprofundar ainda mais na área, como um Cientista de Dados, vão precisar ainda de outros conhecimentos, como na linguagem Python, fundamentos de Machine learning, entre outros.

E aí, o que acha de começar já os primeiros passos? Venha conhecer melhor a Impacta e prepare-se para o mercado de trabalho do futuro!

2 Comentários

  1. Quanto custa este curso de Alfabetização de Dados?

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Julio. Não temos um curso específico para Alfabetização de Dados, mas algumas das melhores opções para começar a trabalhar com dados são: Power BI (mais procurado por quem está começando na área), Análise de dados com Python (principal linguagem de programação para Data Analytics) e R para análise de dados (Principal linguagem estatística para Data Analytics). Você pode conferir os preços e turmas clicando nos links de cada um! Abraços e bons estudos

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!