faceboook

Como se tornar um desenvolvedor de sistemas

Saiba como se tornar um desenvolvedor de sistemas, atuando em variadas especialidades ou plataformas nas quais os programas são executados.

Autor: Redação Impacta

Você está interessado em aprender mais sobre como se tornar um desenvolvedor de sistemas? A profissão oferece a oportunidade de moldar o futuro de uma maneira que poucas outras carreiras conseguem. Todos esses milhões de linhas de código se combinam para influenciar a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se divertem diariamente.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Tornar-se um desenvolvedor não é para qualquer um. É preciso estar pronto para dedicar eternamente ao constante aprendizado e reaprendizagem. Além de ser apaixonado por criar código livre de bugs que não apenas seja executado sem problemas, mas também seja tão bem elaborado que sirva como modelo para projetos futuros.

Por último, mas não menos importante, os programadores precisam ser naturalmente curiosos e analíticos para superar os desafios da profissão. Grande parte do trabalho de um desenvolvedor de software envolve longos dias de trabalho minucioso e detalhado em prazos apertados. 

Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o assunto!

O que faz um desenvolvedor de sistemas?

O cargo de desenvolvedor de sistemas abrange tantas especialidades quanto as plataformas nas quais os programas são executados. Por exemplo, os desenvolvedores de front-end criam a parte da interface do usuário dos programas, enquanto os desenvolvedores de back-end elaboram o código que coleta, processa, analisa e responde aos dados que as pessoas inserem nos sistemas. 

No entanto, as distinções entre desenvolvimento de front-end e back-end estão se esvaindo, principalmente quando se trata de criar software para dispositivos móveis. Os programadores que trabalham nos componentes front-end e back-end de aplicativos, principalmente aqueles executados em smartphones, são chamados de desenvolvedores full-stack. Além disso, um número crescente de programadores se concentra exclusivamente no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

O que distingue essas e outras categorias de desenvolvimento de software são as ferramentas de codificação que os programadores usam para criar seus aplicativos. Os desenvolvedores móveis são mais propensos a usar Java, Swift e Objective-C, enquanto os desenvolvedores web front-end criam suas interfaces de usuário com HTML, folhas de estilo em cascata (CSS) e JavaScript. 

Os desenvolvedores de back-end são geralmente versados ​​em várias linguagens diferentes, incluindo Java, Python, Ruby, C#, C++ e PHP. Já os desenvolvedores full-stack geralmente têm alguma experiência com uma variedade de ferramentas nessas categorias, bem como algum conhecimento de infraestrutura de hardware (servidores, redes e plataformas de hospedagem), vários bancos de dados e interfaces de programação de aplicativos (APIs), problemas de segurança e negócios processos.

Para quem se pergunta como se tornar um desenvolvedor de sistemas, seguem abaixo quais são as tarefas mais comuns em uma rotina de trabalho:

  • Projetar e testar o código com base em uma análise dos requisitos do usuário
  • Identificar os programas que precisam ser atualizados
  • Criar os componentes de programa separados que, quando montados, comporão o aplicativo completo
  • Usar fluxogramas e outros modelos para demonstrar o código que um determinado aplicativo exigirá
  • Manter programas para continuarem a operar de acordo com suas especificações
  • Garantir que todos os aspectos de um aplicativo sejam documentados com clareza, para que futuras atualizações e patches possam ser aplicados quando e onde forem necessários
  • Trabalhar em colaboração com outros profissionais de informática e negócios para garantir que os aplicativos funcionem de maneira ideal e estejam completos

3 passos para se tornar um desenvolvedor de sistemas

O segredo para desfrutar de uma carreira longa e bem-sucedida como desenvolvedor de sistemas é encontrar a combinação perfeita de ampla educação em tecnologia da informação, treinamento focado em ferramentas e ambientes de codificação específicos e experiência prática trabalhando com vários tipos de código. 

Passo 1: Faça um bacharelado relacionado à computação

Embora nem todos os programadores profissionais possuam um diploma universitário, “um diploma universitário certamente tem mais peso” do que a experiência adquirida participando de acampamentos de codificação ou por meio de codificação autodidata.

Um diploma universitário prepara as pessoas que desejam ingressar na profissão, dando-lhes uma base sólida em estruturas de dados, design de algoritmos e outros tópicos essenciais e a experiência prática de programação será adquirida por meio de um estágio.

Passo 2: participe de Boot Camps de codificação e busque outros recursos para desenvolvedores de sistemas

Um diploma universitário na área de computação é apenas o primeiro passo para quem se pergunta como se tornar um desenvolvedor de software. O campo está em constante mudança à medida que novas abordagens para o desenvolvimento de aplicativos, novas linguagens e novas ferramentas se tornam disponíveis. 

Organizações de todos os tipos estão sempre procurando maneiras inovadoras de aplicar a tecnologia para resolver problemas de negócios. Eles esperam que suas equipes de desenvolvimento de software forneçam aplicativos que aproveitem as inovações mais recentes.

Passo 3: Ganhe experiência com codificação em diferentes linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento

A chave para ser contratado como desenvolvedor de software é apresentar aos possíveis empregadores um portfólio de trabalhos de codificação anteriores. Demonstrar competência em projetos reais e esforços de desenvolvimento de produtos é a melhor maneira de atrair a atenção dos gerentes de contratação de TI. 

Trabalhar em tais projetos fornece uma experiência valiosa nas diversas linguagens de programação e ferramentas usadas no desenvolvimento de aplicativos e sistemas. Os programadores gastam muito tempo complementando sua educação e habilidades de desenvolvedor:

  • Lendo postagens escritas por outros desenvolvedores em sites
  • Pegando novas técnicas de codificação
  • Aprendendo novos idiomas
  • Participando de hackathons
  • Praticando em CodeWars, CodinGame e sites semelhantes

Uma ótima maneira de os programadores mostrarem aos potenciais empregadores do que eles são capazes é postar suas criações de codificação online, o que também convida a comentários construtivos de colegas desenvolvedores de software.

Por que se tornar um desenvolvedor de sistemas?

Os interessados ​​em se tornar desenvolvedores de sistemas podem explorar os muitos benefícios de um trabalho neste campo. Programadores de computador, empresas e uma variedade de clientes confiam em desenvolvedores de sistemas, que possuem muita autonomia ao analisar, criar softwares ou testar softwares existentes. Eles também podem colaborar com outros especialistas em design ou programadores para garantir produtos eficazes.

Os desenvolvedores de sistemas conseguem se especializar como desenvolvedores de software de aplicativos ou de sistemas, projetando aplicativos de computador e smartphone ou sistemas de computador. Podem também trabalhar individualmente com os clientes para projetar software personalizado.

Tornando-se um desenvolvedor de sistemas

A possibilidade de uma boa remuneração e sólidas perspectivas de emprego são duas boas razões para seguir qualquer carreira, mas poucos desenvolvedores de sistemas escolhem a profissão apenas devido ao salário e à segurança. 

Eles precisam de muita curiosidade para conduzir o aprendizado ao longo da vida que o trabalho exige. Além da capacidade de pensar analiticamente e resolver problemas de forma criativa. O sucesso como desenvolvedor de software requer combinar essas duas características com uma base educacional sólida em teoria da computação e muitas horas gastas transformando sequências de código em aplicativos úteis.

Interessado em aprender como se tornar um desenvolvedor de sistemas? Estude Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Impacta! Ou visite o nosso site e conheça nossos cursos na área tecnológica!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!