faceboook

Desenvolvedor Full Stack: entenda o que faz e como se tornar um

Tornar-se um desenvolvedor full stack significa ser bem versado em processos de back-end – como trabalhar com bancos de dados, usar ambientes de servidor de código aberto e outras funcionalidades do servidor

Quer mudar a sua função de desenvolvimento atual? Saiba neste artigo como fazer a a transição para um trabalho de desenvolvimento full-stack e alavanque (...)

Autor: Redação Impacta

Se você está entediado em sua função de desenvolvimento atual, fazer a transição para um trabalho de desenvolvimento full-stack pode ser a melhor coisa que você pode fazer pela sua carreira.

Mas o que é um desenvolvedor full-stack, o que ele faz e como você se torna um? Continue lendo e contaremos tudo o que você precisa saber sobre ser um desenvolvedor full-stack.

Saiba mais a seguir!

O que significa “Full Stack”?

Antes de se tornar um desenvolvedor full-stack, você precisa entender o termo “full-stack”. Os desenvolvedores que trabalham em uma capacidade “full-stack” trabalham em projetos de desenvolvimento de front-end e back-end.

Os projetos de desenvolvimento front-end (ou desenvolvimento do lado do cliente) incluem qualquer coisa que os usuários vejam. Inclui sites e aplicativos da Web com os quais os clientes interagem (como a interface de um aplicativo da Web de comércio eletrônico).

Os projetos de desenvolvimento de back-end (ou desenvolvimento do lado do servidor) incluem qualquer parte dos bastidores de um site ou aplicativo da web. Especificamente, o desenvolvimento de back-end se concentra em três coisas:

  1. O servidor:  O computador que executa o back-end do site
  2. O banco de dados:  O espaço onde o site armazena seus dados
  3. Aplicação:  A ferramenta que se comunica com o servidor e banco de dados

Como os desenvolvedores full-stack trabalham em projetos de front-end e back-end, eles precisam usar linguagens  e ferramentas de programação de front-end e back-end em seu trabalho.

Isso inclui linguagens como HTML, JavaScript e CSS para desenvolvimento de front-end e linguagens de programação como Java, Python e Ruby para desenvolvimento de back-end.

O que faz um desenvolvedor full-stack?

As responsabilidades diárias que você pode esperar como desenvolvedor full-stack variam conforme a empresa em que você trabalha, seu setor e sua experiência. Todos esses fatores influenciarão o tipo de trabalho que seu empregador lhe dá.

No entanto, se você observar os anúncios de emprego para desenvolvedores full-stack, perceberá que muitos cargos compartilham dez responsabilidades típicas. Esses incluem:

  • Projetar a arquitetura de novos sites e programas baseados na web.
  • Desenvolvimento de interfaces de programação de aplicativos (APIs). APIs são intermediários de software que ajudam os aplicativos a se comunicarem.
  • Trabalhar com usuários para entender suas necessidades de tecnologia ao projetar novos sites ou programas.
  • Desenvolvimento de atualizações para aprimorar a usabilidade e os recursos do back-end de um site.
  • Manter o front-end de um site para garantir que ele funcione.
  • Otimização de sites para garantir que sejam compatíveis com dispositivos móveis.
  • Trabalhando com designers gráficos para desenvolver sites atraentes e funcionais.
  • Criação de servidores e bancos de dados para sites.
  • Supervisionar um projeto em cada fase do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas (SDLC).
  • Trabalhar com outros profissionais (incluindo engenheiros de DevOps, especialistas em segurança cibernética, designers gráficos e outros desenvolvedores da web).

Naturalmente, como os desenvolvedores full-stack têm uma ampla gama de responsabilidades no trabalho, eles são razoavelmente bem remunerados.

Quais habilidades são essenciais para se tornar um desenvolvedor full-stack?

Se você deseja se tornar um desenvolvedor full-stack bem sucedido, existem dez habilidades e habilidades de desenvolvimento de front-end e back-end que você deve desenvolver. Esses incluem:

1. A capacidade de codificar em idiomas de front-end

Como os desenvolvedores full-stack frequentemente trabalham no front-end de sites, você precisará dominar linguagens de desenvolvimento de front-end como:

HTML

Os desenvolvedores usam o Hypertext Markup Language (HTML) para criar a estrutura dos sites. Você usará HTML ao criar páginas da Web com títulos, tabelas, listas, caixas de parágrafo e imagens distintas.

CSS

Os desenvolvedores usam Cascading Style Sheets (CSS) para criar as partes estilísticas da interface do usuário do site.

Como desenvolvedor full-stack, você usará CSS para adicionar elementos estilísticos (como cores e fontes) e ajustar o site para dispositivos móveis e tablets.

Javascript

Os desenvolvedores usam Javascript para criar os elementos de uma página da Web que interage com um usuário.

Como desenvolvedor full-stack, você usará Javascript para construir as partes funcionais e reunir elementos do front-end e back-end.

Por exemplo, você pode usar Javascript ao criar botões para os usuários clicarem.

2. Expertise em Frameworks e Bibliotecas Frontend

Durante os projetos de desenvolvimento front-end, os desenvolvedores full-stack usam uma variedade de estruturas e ferramentas para trabalhar rapidamente. Naturalmente, ajudaria se você aprendesse algumas dessas estruturas e ferramentas, incluindo:

Bootstrap

Bootstrap é uma estrutura de código extensa que oferece código HTML, CSS e Javascript. O Bootstrap é atualmente o framework front-end mais popular do mundo. Por isso, é uma excelente ferramenta para o seu arsenal.

jQuery e Reagir

jQuery e React são ambos frameworks que os desenvolvedores usam para projetos JavaScript.

Angular

Angular é uma plataforma e framework que os desenvolvedores usam para construir sites e aplicativos baseados na web. Angular é uma ferramenta muito nova, pois a equipe Angular do Google só a lançou em 2016.

O Angular é uma excelente opção para desenvolvedores que precisam criar um site ou aplicativo da Web que funcione consistentemente em computadores, telefones e tablets.

3. A capacidade de codificar em idiomas de back-end

Como os desenvolvedores full-stack também trabalham com back-end de sites, você precisará dominar linguagens de desenvolvimento de back-end como:

PHP

Hypertext Preprocessor (PHP) é uma linguagem de script para todos os fins usada para desenvolvimento web.

O PHP foi lançado pela primeira vez em 1995 e tem sido razoavelmente popular desde então, já que 79,1%  de todos os sites com linguagens conhecidas o utilizam. As pessoas costumam comparar PHP com Angular  (embora Angular seja para desenvolvimento frontend).

Pitão

Python é uma linguagem de programação que remonta a 1991. Python é particularmente útil ao trabalhar com bancos de dados ou construir um aplicativo da web.

Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos (OOP) baseada em objetos. Foi lançado pela primeira vez em 1995, e 40,2%  dos desenvolvedores de software agora o usam.

Rubi

Ruby é outra linguagem de programação para todos os fins que os desenvolvedores full-stack usam. Ruby é uma linguagem de código aberto que é muito fácil de aprender. 5% de todos os sites com uma linguagem de programação do lado do servidor conhecida usam Ruby.

4. Expertise em estruturas e bibliotecas de back-end

Assim como no desenvolvimento de front-end, os desenvolvedores full-stack usam uma variedade de estruturas e ferramentas para trabalhar rapidamente em projetos de back-end.

Naturalmente, você precisará aprender algumas dessas ferramentas e frameworks, incluindo:

A estrutura do Laravel

O framework Laravel é um framework PHP que dá aos desenvolvedores acesso a uma extensa biblioteca de código pré-escrito. O framework Laravel é de código aberto e segue o padrão de arquitetura MVC (MVC significa “Model, View, Controller”).

Primavera

Spring é uma estrutura de código aberto que os desenvolvedores usam para criar projetos com Java rapidamente.

O Spring usa programação orientada a aspectos (AOP), um paradigma de programação que usa cross-cutting para criar um programa flexível que se ajusta rapidamente às mudanças.

Django

Django é um framework escalável, seguro e rápido que os desenvolvedores usam para construir projetos com Python. O Django é perfeito para a construção de sites, pois pode ajudá-lo a criar qualquer site e funciona com a maioria dos frameworks do lado do cliente.

5. Habilidades de banco de dados

Durante os projetos de desenvolvimento de back-end, os desenvolvedores full-stack precisam criar e gerenciar bancos de dados. Naturalmente, você precisará aprender a usar algumas das ferramentas de banco de dados mais populares, incluindo:

MySQL

MySQL é um sistema de banco de dados gratuito e de código aberto que os desenvolvedores usam para armazenar bancos de dados da web.

É um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional que ordena os dados em tabelas. O MySQL também faz parte da pilha de software LAMP (que abordaremos na próxima seção).

Oráculo

Oracle é um sistema de gerenciamento de banco de dados popular para grandes projetos e bancos de dados complicados. A Oracle também usa uma abordagem de banco de dados relacional, embora a Oracle tenha projetado seu sistema para funcionar especificamente com bancos de dados complexos.

Se você deseja obter o máximo do MySQL e do Oracle, também precisará aprender a usar a linguagem de consulta estruturada (SQL). O SQL ajudará você a se comunicar com as ferramentas para atualizar e recuperar dados rapidamente.

MongoDB

MongoDB é uma ferramenta de banco de dados que os desenvolvedores usam para aplicativos da web. Ao contrário do Oracle e do MySQL, o MongoDB não usa SQL, portanto, você não precisará aprender a usar SQL para usar o MongoDB.

6. Expertise em Stacks Populares

Como desenvolvedor full-stack, você precisará aprender a usar pilhas de tecnologia populares.

Uma pilha de tecnologia é uma coleção de software usada para produzir aplicativos, projetos e sites da Web. Embora as pilhas que você usa dependa do seu empregador e da equipe, você deve se familiarizar com as pilhas populares antes de se tornar um desenvolvedor full-stack.

Algumas dessas pilhas populares incluem:

  • A pilha LAMP:  inclui Linux, Apache, MySQL e PHP
  • A pilha MEAN: inclui MongoDB, Express.js, Angular.js e Node.js
  • A pilha MERN:  inclui MongoDB, Express.js, React.js e Node.js
  • A pilha SERN: inclui SQL, Express.js, React.js e Node.js
  • A pilha do Django:  inclui Django, Python e MySQL
  • A pilha Ruby on Rails:  inclui Ruby, SQLite e Rails

7. Uma compreensão do DevOps

Dependendo da sua organização, pode ser necessário trabalhar com engenheiros de DevOps em sua função de desenvolvedor full-stack. Os engenheiros de DevOps aplicam uma combinação de ferramentas, práticas e ideias aos projetos para ajudá-los a passar do conceito ao lançamento rapidamente.

Naturalmente, você deve entender a estrutura de DevOps se precisar adotar uma abordagem de DevOps.

A abordagem DevOps usa uma versão modificada do SDLC que orienta os desenvolvedores na criação e lançamento de atualizações e projetos de forma incremental (os engenheiros de DevOps se referem a isso como “Integração Contínua/Entrega Contínua” ou CI/CD).

Após entender o que é DevOps, você vai querer aprender como aproveitar ao máximo a abordagem. Isso significa dominar ferramentas como:

  • Atlassian Bamboo e Jenkins,  que automatizam tarefas repetitivas
  • Puppet e Chef, que ajudam os engenheiros de DevOps a configurar diferentes elementos de sistemas para serem consistentes
  • Nagios e Raygun, que permitem que os desenvolvedores acompanhem o desempenho de um projeto após a implantação
  • Docker e Kubernetes,  que ajudam os desenvolvedores a empacotar código e implantá-lo em contêineres

8. Uma compreensão dos princípios de design de UX

À medida que os desenvolvedores full-stack criam muitos sites, você precisará aprender a criar um ótimo site usando os princípios de design da experiência do usuário (UX). Esses princípios incluem:

  • Foco no usuário
  • Use consistência
  • Estruture seu site com hierarquia (ou seja, coloque os elementos essenciais em primeiro lugar)
  • Projete seu site para dispositivos móveis e desktop
  • Dê ao usuário controle sobre sua experiência no site
  • Torne seu site acessível a todos os usuários (ou seja, certifique-se de que pessoas cegas, surdas e daltônicas possam interagir com seu site)
  • Teste a usabilidade do seu site antes de lançá-lo

9. Experiência com ferramentas de desenvolvedor

Se você tem experiência em desenvolvimento, já deve saber como usar ferramentas essenciais para desenvolvedores, como BitBucket, GitHub e Git. No entanto, como você fará muito desenvolvimento web como desenvolvedor full-stack, você também deve aprender a usar ferramentas de desenvolvimento web, como:

  • MAMP
  • XAMPP
  • Figma
  • Retrato falado
  • Estúdio Invision

Você também pode precisar aprender a usar ferramentas de desenvolvimento do WordPress como o DevKinsta . DevKinsta é um conjunto gratuito de ferramentas que o ajudarão a construir, desenvolver e testar sites em WordPress.

10. Ótimas habilidades sociais

Finalmente, qualquer desenvolvedor precisa de habilidades sociais fantásticas. Embora o desenvolvimento full-stack seja um trabalho técnico, você precisa trabalhar com colegas e usuários para entregar cada projeto.

Naturalmente, você precisará de:

  • Excelentes habilidades de escuta ativa: para ajudá-lo a entender as perspectivas de outras pessoas
  • Excelentes habilidades de trabalho em equipe:  Para ajudá-lo a trabalhar com outras pessoas
  • A capacidade de receber feedback construtivo: você precisará ajustar seu trabalho com base no feedback de colegas e usuários
  • A capacidade de orientar outros desenvolvedores:  seu empregador pode esperar que você empreste sua experiência para desenvolvedores juniores que ainda estão desenvolvendo suas habilidades
  • Habilidades de gerenciamento de tempo: você pode precisar fazer malabarismos com vários projetos simultaneamente.

Por que se tornar um desenvolvedor full-stack?

Como a maioria dos desenvolvedores full-stack ganha mais de US $75.000 por ano, o desenvolvimento full-stack é uma carreira lucrativa. Mas também oferece outros benefícios.

Você fará a ponte entre o desenvolvimento de front-end e back-end. Isso lhe dará uma abordagem única para o desenvolvimento web, pois trabalhará em todos os aspectos de um projeto (em vez de apenas uma pequena parte). Muitos desenvolvedores acham essa parte da função gratificante à medida que você leva um projeto do conceito ao lançamento.

O desenvolvimento full-stack também é uma excelente carreira para profissionais que gostam de flexionar diferentes músculos no trabalho. Os desenvolvedores full-stack usam várias ferramentas e habilidades e trabalham em uma variedade de projetos, o que significa que seu trabalho será altamente envolvente.

Como você aprenderá muitas habilidades como desenvolvedor full-stack, também se tornará um grande trunfo para seu empregador. Naturalmente, se você estiver interessado em progredir para uma função de gerenciamento, o desenvolvimento full-stack pode ser o trampolim perfeito (dependendo da sua empresa).

Então, como você começa no caminho do full-stack?

Como se tornar um desenvolvedor full stack

Como você precisará de fortes habilidades de desenvolvimento de software para ter sucesso em uma função de desenvolvedor full-stack, a maioria dos desenvolvedores full-stack faz a transição para o cargo após trabalhar em outro trabalho de desenvolvimento de software.

Se você nunca trabalhou como desenvolvedor antes, considere buscar um trabalho de desenvolvedor web, desenvolvedor Java, engenheiro de software, desenvolvedor front-end ou desenvolvedor back -end primeiro.

Após ter alguma experiência, você pode fazer a transição para uma função full-stack com estas etapas:

Etapa 1: domine o básico

Primeiro, você precisará melhorar suas habilidades de programação. Embora você não precise ser um especialista em todos os idiomas, recomendamos melhorar suas habilidades em:

  • CSS
  • Javascript
  • HTML
  • Java
  • Pitão
  • Rubi

Há muitos recursos que você pode usar para desenvolver suas habilidades de desenvolvimento. Por exemplo, você pode usar recursos como The Odin Project , que ensinará o básico do desenvolvimento full-stack e como desenvolver com Ruby on Rails e Javascript.

Como o WordPress agora alimenta 40%  de todos os sites na internet, você também deve aprender a usar o WordPress para gerenciar um site, desenvolver um tema e usar plugins.

Embora você possa aprender por tentativa e erro, a melhor maneira de aprender o WordPress é por meio de um curso online.

Se você nunca usou PHP antes, você deve se familiarizar com ele enquanto aprende o WordPress.

Como o WordPress é construído principalmente em PHP, você pode precisar de PHP para desenvolvimento de back-end. Fazer um curso é uma ótima maneira de aprender PHP. Você também pode  instalar o PHP e desenvolver suas habilidades ao longo do tempo.

Etapa 2: aprimore seu conhecimento

Depois de dominar o básico, você deve se preparar para sua nova função de desenvolvimento de pilha completa, aprimorando seu conhecimento e desenvolvendo suas habilidades. Há muitas maneiras de fazer isso, incluindo:

  • Identificar lacunas em seu conhecimento e preenchê-las por meio de práticas ou tutoriais
  • Pedir a um desenvolvedor full-stack em seu local de trabalho para orientá-lo e fornecer feedback sobre sua preparação para o trabalho
  • Upskilling por meio de um treinamento de codificação ou certificação online, como o Full-Stack Web Developer Learning Course do LinkedIn ou o Full-Stack Cloud Developer Professional Certificate da IBM.

Você também deve participar da comunidade online de desenvolvimento full-stack por meio de sites como StackOverFlow e subreddits como r/fullstack. Participar da comunidade ajudará você a aprender observando os outros, pois você pode ver como eles resolvem problemas.

Etapa 3: criar um portfólio e candidatar-se a vagas

É importante criar um portfólio digital para mostrar suas habilidades de desenvolvimento full-stack. Ele deve documentar de dois a quatro de seus projetos de desenvolvimento web.

Os melhores portfólios são bastante simples, pois incluem:

  • Um link para cada site ou projeto
  • Uma explicação detalhada das ferramentas e processos que você usou para cada projeto
  • Quaisquer reflexões que você tenha sobre o processo (ou seja, o que funcionou bem, quaisquer desafios que você enfrentou, o que você aprendeu com isso)

Depois de terminar seu portfólio, adicione-o ao seu currículo e comece a se candidatar a empregos completos. Você pode encontrar posições full-stack em sites como o LinkedIn, por exemplo.

Dicas para ajudá-lo a conseguir um emprego

Procurar um trabalho de desenvolvimento full-stack quando você ainda está entrando no campo pode ser assustador. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a conseguir o papel perfeito:

  • Não se preocupe em dominar todas as ferramentas ou linguagens e priorize aquelas que melhor lhe servirão no trabalho que você deseja
  • Considere adotar um nicho com base em suas habilidades (por exemplo, marque-se como um desenvolvedor WordPress full-stack).
  • Participe de conferências completas para fazer networking e encontrar um mentor
  • Fale com seu gerente sobre assumir mais responsabilidades de desenvolvedor full-stack em seu trabalho atual, se possível, pois isso ajudará você a fazer a transição para uma função full-stack mais fácil
  • Desenvolva seu site de portfólio do zero para mostrar suas habilidades

Se você é um desenvolvedor em busca de um desafio, fazer a transição para um trabalho de desenvolvimento full-stack pode ser uma excelente jogada para sua carreira.

As posições de desenvolvimento full-stack são exigentes, mas recompensadoras, à medida que você pega um projeto e o constrói do zero.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!