faceboook

Como a pós-graduação contribui para o aumento de salário?

Você pode ter finalizado a sua graduação e já ocupar um bom cargo na empresa na qual trabalha, mas, em pouco tempo, vem a necessidade por mais desafios (...)

Autor: Rogério Ramalho

Você pode ter finalizado a sua graduação e já ocupar um bom cargo na empresa na qual trabalha, mas, em pouco tempo, vem a necessidade por mais desafios e a busca por um aumento de salário.
Uma boa oportunidade para ampliar os horizontes e melhorar a sua condição financeira é investir em cursos de pós-graduação, que podem aumentar os seus conhecimentos e valor no mercado de trabalho, sendo um diferencial profissional.
Quer saber como um diploma de especialização pode ajudar você na busca por melhores posições e um aumento de salário? Pois esse é exatamente o tema deste post. Fique ligado!

Qual o benefício da pós-graduação?

Provavelmente, você não está muito contente com o seu atual salário e está buscando por novas oportunidades ou maneiras de aumentá-lo. Realizar uma pós-graduação para melhorar os seus conhecimentos pode ser a saída para essa questão.
O mercado está cada vez mais exigente e existem várias vagas abertas para profissionais especializados. Uma pós-graduação lato sensu é um curso menos extenso que visa preparar melhor o profissional para o mercado de trabalho, com um foco específico.
Existem diversas opções hoje no mercado e, para escolher entre elas, você deve estar ciente sobre qual caminho quer seguir dentro de sua carreira. Por isso, é importante ler bem a ementa do curso e entender as atividades propostas pelo programa de pós-graduação.
Realizar um curso como esse pode ser ótimo para o seu currículo e abrir diversas portas para novos horizontes e oportunidades. Uma pesquisa salarial realizada pela Catho  empresa de recrutamento e seleção – demonstrou que profissionais com pós-graduação ganham em média 50% a mais de salário.

Como a pós-graduação impacta no aumento de salário?

Você deve estar se perguntando: como um simples curso de especialização, que é mais curto que a graduação, pode impactar tanto no salário de um profissional? Vamos listar alguns dos pontos que são responsáveis por isso:

1. Adquirir novos conhecimentos

Diversas empresas mantêm os salários pagos aos seus funcionários com base no seu nível direto de qualificação. Ou seja, não basta dizer que sabe fazer, ou até mesmo desenvolva certas atividades em seu dia a dia.
É preciso que você tenha um diploma que comprove academicamente essas habilidades e qualificações. Isto é, caso você queira fazer carreira em uma empresa como essa e galgar maiores postos, é preciso que você siga um caminho natural de capacitação, que vai da graduação ao doutorado, passando por uma especialização.
Por conta disso, o primeiro passo é estabelecer metas profissionais de onde você está agora e até onde quer chegar. Assim, você poderá se planejar melhor e entender em que local pode encaixar uma pós-graduação.

2. Desafios e aprendizados

Os profissionais são motivados por desafios, e vencer os obstáculos é uma ótima maneira de angariar mais aprendizados. Ao ingressar em um curso de pós-graduação, você poderá visualizar nova gama de oportunidades em sua carreira que não eram visíveis anteriormente.
É com esses novos desafios em mente que você pode reinventar sua profissão e optar por seguir um caminho diferente do que está hoje, melhorando a sua satisfação com a carreira que escolheu e o seu desenvolvimento profissional.
Esse modelo de curso pode oferecer grande quantidade de informações específicas que não podem ser obtidas de outra forma. Dessa maneira, você será capacitado e dominará o assunto com segurança.

3. Exercer a profissão de seus sonhos

Muitas vezes, não temos um conhecimento concreto sobre a profissão que queremos seguir durante a graduação e acabamos optando por alguma que não nos deixa contentes.
Cursar uma pós-graduação é a sua chance de buscar por novas oportunidades e uma mudança radical nos rumos de sua carreira. Por meio de um curso de especialização, você poderá combinar os novos conhecimentos com aqueles adquiridos durante o estudo para mudar de área, ser promovido ou buscar uma colocação em outro país.
Como a especialização é voltada para o mercado de trabalho, as disciplinas assistidas durante o curso vão impactar diretamente sobre as suas habilidades e atividades futuras.
Por exemplo, caso você já trabalhe na área de TI, mas quer ganhar algum destaque nas novas tendências do mercado, realizar uma pós-graduação em Cloud Computing pode ser uma boa ideia.

4. Ampliar o networking

Assim como você, milhares de profissionais também estão em busca de novos conhecimentos e qualificação. Com isso, você dividirá a sala de aula com profissionais de diversas áreas e com expertise diversificada.
Essa é uma oportunidade única de expandir o seu networking e conhecer pessoas que estão buscando por capacitação e novas posições assim como você. Ótimas oportunidades podem surgir dessas relações em sala de aula.
Você poderá estar ao lado de grandes profissionais todas as semanas, e manter esses relacionamentos pode abrir muitas portas durante o desenrolar de sua carreira.

5. Aumentar o salário

A maioria das empresas valoriza muito mais os profissionais que buscam se desenvolver todos os dias, sendo que a coroa dessa formação é um doutorado. Porém, para chegar lá, é preciso dar um passo de cada vez.
A especialização é a primeira opção dos profissionais para melhorar o seu salário, e isso é fácil de entender. O curso é geralmente mais curto que um mestrado, por exemplo, e é voltado para o mercado de trabalho. Por conta disso, em determinadas áreas, como a TI, pode ser mais valorizado.
Com isso, o salário de profissionais formados em cursos de pós-graduação é mais alto que os que contam apenas com a graduação. Só esse motivo já é suficiente para fazer você pensar em ingressar em uma especialização, não é mesmo?

Como encontrar equilíbrio profissional e acadêmico?

Voltar a estudar depois de um tempo fora do ambiente de uma sala de aula pode ser um verdadeiro desafio. A intensidade de uma pós-graduação pode ser ainda maior que um curso de graduação, já que é preciso se dedicar ao trabalho e à especialização.
É preciso manter um equilíbrio para que o estresse do dia a dia não acabe por inviabilizar os seus estudos e faça com que você desista do curso. O desafio de concluir uma especialização não é fácil, porém os louros da vitória compensam o esforço.
Esperamos que, com as informações apresentadas aqui, você possa enxergar em um curso de especialização uma oportunidade de crescimento profissional e de aumento de salário.
Quer saber mais sobre o assunto? Então se inscreva e receba o Guia completo sobre pós-graduação!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!