8 livros sobre liderança para se inspirar

Quer se tornar um verdadeiro gestor de pessoas e projetos? Então confira nossa lista de livros sobre liderança e veja dicas!

Autor: Redação Impacta

Em todos os livros sobre liderança, um ensinamento se repete: a importância da atuação do gestor para potencializar a eficiência e o nível de satisfação dos colaboradores. Encarado como um ponto de interação entre os desejos da empresa e as perspectivas de crescimento profissional dos funcionários, o trabalho do líder deve ter base em uma comunicação clara e incisiva, sem deixar de ser empática.
Aliás, desenvolver uma liderança carismática é uma habilidade que vem sendo cada vez mais esperada nas corporações. No trabalho do líder como gestor de pessoas, é desejada uma atuação acessível e capaz de contribuir para o desenvolvimento constante dos talentos.
Da mesma forma, é positiva a capacidade clara e constante de compartilhar feedbacks sobre a atuação do time, administrando conflitos. Mas isso não é tudo. Em cada momento, há algo que pode ser adicionado como atitude para motivar, incentivar e nortear a equipe para a busca de soluções.
Mas como desenvolver as habilidades esperadas em um líder? Vamos compartilhar a nossa lista com os 8 dos melhores livros sobre liderança que vão ajudar e orientar você em seu caminho de sucesso. 

1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Nossa lista de livros sobre liderança começa com a obra mais influente do século XX, de acordo com a Forbes: “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. Ela foi traduzida em 38 idiomas e vendeu mais de 25 milhões de exemplares até o momento. Um fato interessante é que, a cada ano, é revista e atualizada pela editora, a partir das mudanças pelas quais a sociedade vêm passando. 
Publicado pela primeira vez em 1989, o best-seller de Stephen Covey é considerado o primeiro livro a seguir o estilo autoajuda. Ele vai além de orientações vazias e superficiais e aborda a chamada teoria da eficácia para a grande produtividade.
Em resumo, os 7 hábitos são baseados no equilíbrio entre a produção e a capacidade de produção, indicados pelo escritor e conferencista. Eles se dividem em:

  • hábitos que falam do seu autodomínio;
  • hábitos relacionados às suas relações com os outros;
  • hábitos pessoais.

O livro recebeu uma sequência, em 2004, com o título “O 8º hábito: da eficácia à grandeza”. A leitura é igualmente indicada e pode ser complementada pelos muitos outros livros publicados durante a vida de Stephen Covey.

2. Um novo jeito de trabalhar

Exaltado pela crítica, o livro “Um novo jeito de trabalhar” aborda as melhores práticas aplicadas nos bastidores do Google — entre processos internos, ferramentas de gestão utilizadas e os segredos do recrutamento. Além disso, pontos sobre a cultura da companhia e o uso de dados para a tomada de decisão são explorados por Laszlo Bock, vice-presidente de operações e equipes do empresa.
A obra se encontra na lista dos mais vendidos do The New York Times. Em uma leitura leve e descontraída, é possível descobrir o que o Google faz de diferente para ser uma empresa criativa e bem-sucedida aos olhos do público, assim como está estampado na capa da publicação. 
Com muitos exemplos, o livro reúnes orientações para aumentar a satisfação dos funcionários e potencializar o desempenho da equipe. Entre as frases de Bock que trazem boas reflexões está: “contrate apenas pessoas melhores que você em alguma coisa, não importa quanto tempo isso leve”.

3. Geração de Valor

Flávio Augusto é um empresário brasileiro, criador do blog de empreendedorismo Geração de Valor. O sucesso de seu projeto levou à publicação de uma série de livros homônimos, que abordam aprendizados colhidos durante o tempo pelo fundador da rede de escolas de idiomas Wise Up. 
Os três volumes reúnem muitas dicas preciosas. Mas a obra “Geração de Valor 2 — plantando sonhos, colhendo conquistas” traz ensinamentos de motivação para quem deseja empreender. A leitura é leve e traz uma linguagem simples, ainda que contenha questões muito sérias.

4. Empatia Assertiva

Além de se manter motivado e pensar fora da caixa, um líder também deve ser capaz de passar feedbacks sólidos e construtivos. É sobre isso que fala “Empatia Assertiva — como ser um líder incisivo sem perder a humanidade”. De autoria de Kim Scott, ex-executiva do Google e da Apple, a obra é direcionada às lideranças nos mais variados níveis de gestão. 

Ao abordar a linha tênue entre o lado humano e a autoridade esperada de um chefe, o livro mostra os diferentes tipos de lideranças e como é possível melhorar sua atuação a partir da cultura do feedback e da busca por resultados. Essa é, aliás, uma das habilidades profissionais importantes para quem quer se destacar no mercado.

5. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Outro best-seller que é leitura obrigatória entre líderes e gerentes é “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie. Original de 1936, a obra é voltada para relacionamentos e já vendeu mais de 50 milhões de exemplares! 
Considerado um guia para relacionamentos pessoais e profissionais, a obra aborda métodos para aqueles que querem alcançar seus objetivos na carreira ou na vida particular e se qualificar cada vez mais.

6. Vendas centradas no cliente

Entre as habilidades buscadas pelas empresas na era da transformação digital está o foco no cliente. O livro “Vendas centradas no cliente”, de Michael Bosworç e John Holland, aborda como essa preocupação pode transformar uma organização e sua forma de fazer negócios. Como sempre, os líderes devem sair na frente e precisam dar o exemplo. 
Ao abordar o conceito inovador, técnicas tradicionais de vendas são abandonadas. No lugar, entra uma metodologia alinhada ao mercado atual, por meio da qual novos processos são estruturados para disseminar uma cultura. Mais do que projetos e soluções, o foco no cliente aborda relações longas e saudáveis entre empresa e parceiros estratégicos. 

7. Inteligência emocional

Daniel Goleman é o autor do livro “Inteligência emocional”. Entre as obras sobre liderança, essa é provocadora e trouxe uma nova forma de pensar a ligação entre o racional e o emocional no ambiente de trabalho. 
Para aqueles que têm cargo de gestão, a consciência das emoções contribui para uma atuação muito mais serena e eficaz. O segredo do livro está na descrição de cinco habilidades da inteligência emocional que determinam nosso sucesso. É bom para ler, aprender, se inspirar e compartilhar com liderados. 

8. Faça Acontecer

O livro “Faça Acontecer”, de Sheryl Sandberg —  chefe operacional do Facebook — vem inspirando uma geração de líderes que querem potencializar sua forma de impacto no campo do trabalho, utilizando a cultura do aprendizado constante e do feedback. 
Ainda que direcionada para as mulheres, a obra contribui com reflexões importantes sobre a relação do líder com sua família, filhos, amigos e, claro, com a equipe. De maneira leve, a autora encoraja e inspira àqueles que buscam equilíbrio entre a esfera pessoal e profissional. 
Explorar livros sobre liderança é um hábito que deve fazer parte da rotina de um gestor ou mesmo daqueles que ambicionam um cargo de tal nível em uma empresa. Com esses ensinamentos, o sucesso fica ainda mais próximo.
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