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Como desenvolver a liderança carismática?

Na atualidade, as grandes empresas reconhecem a importância de profissionais que exercem uma liderança carismática, uma vez que isso contribui para motivar (...)

Autor: Redação Impacta

Na atualidade, as grandes empresas reconhecem a importância de profissionais que exercem uma liderança carismática, uma vez que isso contribui para motivar e inspirar a equipe de trabalho. Geralmente, um líder carismático é chamado para tarefas com amplitudes maiores, pois as organizações sabem dos impactos positivos que esse profissional pode alcançar com o seu potencial dinâmico e produtivo.
Neste post, vamos abordar sobre como o carisma pode ser desenvolvido e o que é preciso ser feito para desenvolvê-lo. Boa leitura!

Ter um nível alto de empatia

Uma das principais habilidades para desenvolver a liderança carismática é ter um nível alto de empatia. Isso porque, atualmente, as organizações com profissionais que ainda praticam uma liderança autoritária tendem a perder muito por causa desse comportamento, já que isso causa descontentamento entre os colaboradores e contribui para a grande rotatividade da equipe de trabalho.
Desse modo, se você deseja ter uma boa liderança e contribuir para o sucesso da empresa, é preciso buscar ser uma pessoa com mais empatia, ou seja, um líder que tenta compreender os sentimentos e as emoções dos funcionários que estão ao lado no dia a dia.
Por exemplo, caso um colaborador tenha que entregar um determinado serviço em poucas horas, você pode se colocar no lugar dele e alterar o tempo de entrega, como demonstração de empatia.
Isso certamente aumentará a confiança dos colaboradores diante da sua liderança, o que também contribuirá para que eles se tornem mais produtivos e eficientes. Assim, eles sabem que podem contar com alguém que tem uma visão mais humanizada para ajudá-los nos momentos de dificuldades.

Comunicação interpessoal

Além de ter um nível alto de empatia, outra habilidade fundamental para desenvolver a liderança carismática é trabalhar com a comunicação interpessoal. Líderes que não sabem se comunicar dentro de uma empresa prejudicam as relações de trabalho, uma vez que sem uma comunicação efetiva não existe cooperação na distribuição das tarefas, o que impacta os resultados da equipe.
Com a exigência das organizações na atualidade, profissionais que não buscam desenvolver essa habilidade perdem espaço no mercado de trabalho. Por isso, é de suma importância aperfeiçoar a sua capacidade de se comunicar, pois tendo o domínio desse recurso você terá uma participação ativa dentro da empresa para lidar com os colaboradores.
Por exemplo, líderes que demonstram a capacidade para dar feedbacks assertivos contribuem para que a equipe de funcionários desenvolva melhor as suas atividades no cotidiano de trabalho. Da mesma forma, a liderança carismática demanda que esse profissional saiba transmitir orientações com clareza para facilitar o entendimento dos colaboradores.

Demonstrar uma tendência a assumir riscos

Para ser um líder carismático, também é necessário demonstrar uma tendência a assumir riscos, uma vez que isso contribui para geração de profissionais mais criativos. Isso é algo positivo para o momento em que vivemos, já que os clientes estão mais exigentes e as empresas desejam contar com colaboradores versáteis.
exercício da liderança requer a capacidade de trabalhar com equipes que podem alcançar novos patamares de desempenho e inovação para um trabalho bem sucedido.

Ter visão do todo

Outra característica de uma liderança carismática é o líder que tem a visão do todo para tomar as suas decisões e gerir a empresa. Não é raro vermos profissionais com cargos de liderança que pouco sabem sobre os processos da instituição. Desta forma, afetam diretamente o trabalho dos colaboradores, o que pode ser muito prejudicial para o sucesso da empresa.
Um líder com carisma precisa buscar conhecer a organização como um todo. Isso significa identificar e analisar os processos, como é o trabalho dos departamentos, além de saber como funciona a demanda de produção e a relação com os clientes.
Isso faz com que esse profissional tenha informações suficientes para desenvolver uma boa gestão. Assim, o líder vai demonstrar para a sua equipe que sabe o que está fazendo, levando-a a ter mais confiança em seu trabalho e a desejar conquistar melhores resultados.

Aceitar bem as críticas

No mundo moderno, aceitar bem as críticas constitui um desafio para a maioria das pessoas. Porém, quando nos referimos a um cargo de liderança, isso se torna algo fundamental para o desenvolvimento de uma liderança carismática bem sucedida na empresa, pois isso é mais uma forma de agir com carisma e humildade.
Estar disposto a aceitar críticas contribui para o crescimento pessoal e profissional de um líder, uma vez que após ouvir o que não está bom em seu trabalho você poder buscar melhoras. Porém, como ainda temos aspectos da liderança autoritária presentes em nossa sociedade, muitas vezes o líder é visto como inquestionável e como o profissional que não assume erros.
Por isso, essa é uma habilidade que deve ser desenvolvida com muita seriedade, pois quando estamos ocupando cargos de liderança temos mais dificuldades para reconhecer esse problema. É necessário valorizar a opinião dos colaboradores e fazer uma autorreflexão para ver quais atitudes podem ser modificadas para melhorar o seu trabalho.

Ouvir os demais

Por fim, para desenvolver a liderança carismática é muito importante saber ouvir os demais, uma vez que isso também faz parte do que é mencionado acima para aceitar bem as críticas. Isso porque um líder que sabe escutar o que outro tem a dizer pode lidar com mais facilidade com elas, já que se demonstra paciente para esperar a vez de falar.
Saber ouvir os demais torna-se uma das habilidades essenciais para fazer uma equipe motivada e produtiva. Desse modo, o líder deve demonstrar a sua compreensão do que é dito para que o interlocutor veja que ele está atento.
Além disso, é preciso tomar cuidado para tentar não interromper o que a pessoa tem a dizer antes que ela conclua o seu raciocínio, mesmo que você não concorde com a opinião dela.
Neste post, abordamos sobre a importância da liderança carismática para o trabalho de um líder na empresa. Assim, mostramos quais são as principais habilidades de uma pessoa carismática e como desenvolvê-las. É útil que você continue estudando sobre o assunto para se aprofundar.
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