faceboook

7 dicas indispensáveis para se tornar um desenvolvedor freelancer

Atuar como desenvolvedor freelancer pode ser bastante vantajoso para quem deseja alcançar uma renda satisfatória. Veja nossas dicas para obter sucesso.(...)

Autor: Redação Impacta

Atuar como desenvolvedor freelancer pode ser bastante vantajoso para quem deseja trabalhar e alcançar uma renda satisfatória — tudo dentro do conforto de casa. No entanto, é preciso se preparar para o competitivo mercado da área e buscar por qualificações que o farão ter ainda mais destaque profissional. 

O setor é amplo e oferece diversas ramificações e oportunidades de atuação em empresas e instituições. Para isso, é mais do que fundamental conhecer bem as diferentes tecnologias e suas linguagens de programação para atender às necessidades organizacionais de forma ágil e eficiente.

Pensando nisso, veja a seguir 7 dicas indispensáveis para se tornar um desenvolvedor freelancer e conquistar sucesso na profissão. Acompanhe!

Entenda o que faz um desenvolvedor freelancer

Um desenvolvedor freelancer tem a função de apresentar soluções tecnológicas que facilitam os inúmeros processos organizacionais nas empresas. Isso permite avanços significativos e, ainda, o rápido crescimento da organização, que passa a contar com um indivíduo responsável por criar sistemas de aprimoramento da parte administrativa, comercial e financeira do negócio.

Sendo assim, sua atuação é mais do que primordial, uma vez que o desenvolvedor compreende, executa e realiza a manutenção de erros em programas, plataformas e linguagens de programação. Por isso, é preciso se qualificar e obter uma formação adequada para o cargo, adequando-se à multidisciplinaridade exigida para o trabalho.

Também é exigido que o profissional obtenha conhecimento em outras áreas, como lógica e gestão de projetos. Isso porque o setor está em constante atualização, e quem conta com cursos extras, graduações e demais especializações tem a chance de ser ainda mais valorizado na profissão

shutterstock_1128653108

Conheça 7 dicas para se tornar um desenvolvedor freelancer

Agora que você já sabe quais são as principais atribuições de um desenvolvedor freelancer, veja a seguir 7 dicas indispensáveis para iniciar a trajetória na carreira e obter o tão almejado sucesso profissional. 

1. Defina um foco de atuação

Por ser uma área em constante evolução e com uma grande necessidade de especialistas, é preciso definir um foco de atuação. Nesse sentido, os desenvolvedores encontram um mercado repleto de boas oportunidades, sobretudo no campo da programação. 

Tal setor exige o domínio da linguagem JavaPythonPHP, Ruby, entre outras. O segmento de games, por exemplo, tem se revelado um caminho bastante promissor para os profissionais, tanto no que diz respeito às possibilidades de emprego quanto ao que se refere à remuneração.

2. Faça cursos e estude bastante

Quem para no meio caminho e não busca por qualificação acaba ficando para trás e perde excelentes oportunidades de crescimento. Portanto, é fundamental fazer cursos e estudar bastante a fim de dominar as principais plataformas e sistemas utilizados pelos desenvolvedores freelancers.

Para isso, você pode buscar por cursos online, assistir a canais e vídeos voltados para a área e, ainda, participar de workshops sobre o tema. O importante, portanto, é ficar sempre em dia com os conteúdos e enriquecer o seu conhecimento para oferecer diferencial às empresas.

3. Crie um portfólio de qualidade

É fundamental apresentar um portfólio de qualidade, contando com os seus trabalhos mais recentes e os que você considera bons para chamar a atenção e captar os clientes. Ele deve ser completo, demonstrando que você tem as habilidades profissionais e pessoais exigidas para a profissão.

Uma ótima dica, nesse caso, é criar um site interativo com um design moderno e atrativo, apresentando e contando um pouco sobre as suas paixões e preferências — e mostrando aos clientes o que você tem a oferecer de melhor. 

4. Trabalhe o marketing e a divulgação dos seus serviços

A fim de não perder tempo divulgando suas capacidades em áreas nas quais você não deseja atuar, é preciso optar por um nicho no qual você tem experiência, afinidade e que, também, sinta prazer em desenvolver. Grandes empresas, startups e sites de notícias, por exemplo, são públicos bastante procurados por freelancers.

Tendo a clientela definida, chega o momento de trabalhar o seu marketing e serviços. Redes sociais, como LinkedIn e Facebook, permitem que os desenvolvedores entrem em contato direto com líderes e gestores empresariais, o que contribui também para que se crie uma rede de contatos e se estabeleça um networking com maior facilidade.

5. Faça uma gestão eficiente do seu tempo

O sucesso de um profissional freelancer depende de uma série de fatores, sendo que as principais são, justamente, a gestão eficiente do tempo e a responsabilidade em relação aos prazos. Até porque, para ser valorizado e procurado mais vezes pelos seus clientes, é preciso cumprir corretamente com o que foi combinado, apresentando um trabalho de qualidade.

Nesse caso, é fundamental contar com organização para dividir adequadamente o seu tempo entre os diferentes projetos, acrescentando sempre alguns minutos a mais para ter certeza de que consegue entregar as tarefas sempre em dia. Lembre-se também de que para manter a produtividade e oferecer trabalhos criativos, é essencial fazer pausas e dedicar algum tempo para o bem-estar do seu corpo e mente. 

6. Envie propostas

Existem diversas plataformas de trabalho voltadas para os profissionais freelancers. Por isso, para ter acesso a cada vez mais oportunidades de emprego é preciso enviar frequentemente novas propostas aos clientes, apresentando o seu portfólio com os motivos pelos quais você é a pessoa ideal para o projeto.

O primeiro passo, portanto, é realizar o cadastro nas plataformas e estabelecer o valor dos seus serviços. Pode ser que, no início, você tenha que receber um pouco menos por alguma proposta, mas tenha em mente que elas ajudarão você a ter mais exemplos de como o seu trabalho pode ser diferenciado para atender aos mais variados negócios.

7. Tenha visão empreendedora

Contar com uma visão empreendedora é imprescindível para obter sucesso nesse ramo de atuação. Afinal, sendo desenvolvedor freelancer você geralmente deve atender às exigências da empresa ou de um determinado cliente, apresentando projetos de qualidade para ganhar uma boa reputação na área.

Por ser um trabalho desenvolvido de maneira alocada, muitas pessoas não dão a devida importância para tal aspecto — tão essencial para a oferta de novas propostas. Ou seja, para conseguir mais projetos e conquistar a clientela, o indivíduo deve sempre dar o melhor de si, apresentando trabalhos bem feitos e tomando atitudes que contribuam para o aperfeiçoamento de suas habilidades.

Entendendo as funções e como ter sucesso como desenvolvedor freelancer, não deixe de seguir as nossas dicas para atingir bons resultados profissionais. Quem investe na profissão tem à disposição uma série de oportunidades, podendo atuar em diferentes empresas e negócios.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que estas valiosas informações alcancem ainda mais pessoas interessadas no assunto!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!